Carros Honda estão a saque nos EUA
Parece que a moda de "pedir emprestado" rádios, jantes ou outros elementos estéticos de carros alheios sem respeitar a política de devolução já não está em voga... Agora, nos EUA, o alvo são os "sacos de ar" de alguns modelos recentes da Honda.
Estes roubos insólitos estão a preocupar principalmente os donos dos modelos Accord e Civic. Ao que tudo indica, por razões ainda desconhecidas, os ladrões têm preferência pelos airbags destes dois modelos para posteriormente os venderem online ou a oficinas de reparações duvidosas, mas outros modelos Honda têm também sido afetados pelos amigos do alheio.
De fácil remoção e com valores a rondarem os mil dólares quando adquiridos na marca em estado novo, os airbags são alvos apetecíveis e lucrativos para os ladrões que depois os vendem no mercado paralelo por 200 ou 300 dólares. Os airbags frontais do condutor e do passageiro são os que têm mais procura pelo facto de serem os que mais frequentemente são ativados. Mas as recentes campanhas de recolhas destes dispositivos de segurança defeituosos também podem estar na causa do aumento significativo de roubos deste género.
Segundo o que a USA Today conseguiu apurar junto da polícia norte-americana e do National Insurance Crime Bureau (NICB), é estimado que todos os anos são roubados 50.000 airbags em vários estados do país. Por exemplo, na Florida, só no ano passado, foram roubados 875 destes dispositivos contra apenas 38 em 2013, e em Nova Iorque, pelo menos 409 airbags foram roubados em 2017, sendo a maioria de Accords e Civics recentes.
"Devido à sua portabilidade, os airbags podem ser facilmente removidos e instalados 'como novos' por oficinas sem escrúpulos. Depois, estes operadores desonestos cobram o valor total de novo ao proprietário do veículo ou à seguradora, cometendo fraude de seguro", explica o NICB.
A razão pela qual os Honda são os alvos preferidos dos ladrões não é conhecida, pode ser pelo facto de ser a marca e, mais particularmente, os modelos mais vendidos nos EUA, mas também devido ao recall Takata (embora, segundo a USA Today, nenhum Honda afetado por esta recolha tenha sido reportado como alvo dos ladrões).
E, ao contrário do que seria de esperar, os carros roubados não estavam estacionados na via pública, os ladrões não se intimidam e invadem propriedade privada para levar a sua avante. Segundo reporta o meio de comunicação norte-americano, numa só noite do último mês de julho, na Virgínia do Norte, foram roubados 37 veículos dos parques de estacionamento de um complexo de três edifícios de habitação, todos os carros eram Honda de anos posteriores a 2012.
Outro caso passou-se na Florida, numa noite de fevereiro deste ano, 14 veículos foram roubados de três parques de estacionamento de hotéis, todos Honda com no máximo cinco anos, 4 dos quais eram Accords, 5 Civics, 4 CR-Vs e 1 Pilot.
Fonte: USA Today