11.6.18

Honda e GM voltam a juntar-se para criação de baterias EV

A Honda e a General Motor Co. (GM) anunciaram recentemente a realização de uma parceria para a realização de novos e avançados componentes químicos para as baterias de futuros veículos elétricos (EV), incluindo a célula e o módulo.

Este acordo vem cimentar a já bem sucedida relação entre as duas fabricantes no campo da eletrificação. Em 2013, Honda e GM estabeleceram uma parceria para a produção de um avançado sistema de células de combustível de hidrogénio até 2020. Em 2017, como resultado desta joint venture, as duas anunciavam a criação da Fuel Cell System Manufacturing, um empreendimento conjunto que irá permitir a produção em massa e poder oferecer soluções comerciais mais acessíveis para estes avançados sistemas de combustível alternativo.

A nova parceria que tem como objetivo acelerar os planos de ambas as companhias no que diz respeito a EVs, pretende também desenvolver a nova geração de baterias que irão possibilitar uma maior densidade energética num conjunto mais pequeno e com capacidades de carregamento rápido. A nova bateria será utilizada nos futuros produtos de ambas as empresas, principalmente no mercado norte-americano.

Sob este acordo, apesar das companhias irem colaborar com base no sistema das baterias de próxima geração da GM com o intuito da Honda receber por parte da GM os módulos das baterias, cada uma irá apoiar os vários veículos de cada uma.
Com esta cooperação e com a dimensão e as capacidades globais de fabricação combinadas, as duas fabricantes esperam trazer uma mais valia aos consumidores em termos de valor.

"Em adição à nossa já estabelecida joint venture para o desenvolvimento e produção de células de combustível, esta colaboração para componentes de baterias possibilitar-nos-á dar o próximo passo para a realização de uma sociedade mais sustentável", afirmou Takashi Sekiguchi, chefe de gabinete para as Operações Automóveis e gestor de gabinete da Honda.

O desenvolvimento destes componentes decorrerá no Centro de Desenvolvimento e Pesquisa Automóvel japonês da Honda, em Tochigi, e no Centro Tecnológico da GM em Warren, Michigan.


Fonte: Honda
Back To Top