30.3.20

Honda ganha 3 prémios de design "Red Dot"

A fabricante nipónica tem uma longa história de sucesso nos prémios "Red Dot" na categoria automóvel, um dos mais prestigiados e desejados prémios no mundo. Em 2001, a Honda ganhou com o icónico roadster S2000, em 2006 com o Civic para o "Red Dot: Best of the Best", com a Accord Tourer europeia em 2008 e, em 2009, com o Insight para o prémio "Red Dot".

Agora em 2020, com o elétrico Honda e, a marca japonesa foi galardoada com o prémio para melhor produto na sua categoria, o "Red Dot: Best of the Best", pelo inovador design de produto, o maior mérito dos prémios "Red Dot".
O primeiro EV da Honda na Europa também foi reconhecido na categoria "Smart product" juntamente com a nova CBR1000RR-R Fireblade SP.

Estas distinções para "design excecional" representam as últimas vitórias que enaltecem o compromisso da Honda em criar produtos atrativos e elegantes que são desenhados e criados sem compromissos.

Acerca do Honda e, Makoto Iwaki, Diretor Executivo de Criatividade, comentou que "estes prestigiosos prémios destacam os talentosos e visionários designers da Honda. Como um dos exemplos mais excecionais de design automóvel contemporâneo dos últimos anos, o Honda e é um completo merecedor dos seus prémios 'Melhor dos Melhores' ".

O estilo moderno do Honda e foi altamente destacado internacionalmente desde a sua primeira aparição no Salão Automóvel de Frankfurt em 2017 como protótipo Urban EV, sendo posteriormente reconhecido como o "Melhor Carro Conceito" nos Prémios Car Design. Mais tarde, após a sua apresentação no Salão Automóvel de Genebra em 2019, o protótipo pré-produção, e Prototype, foi a peça central na exposição Design Week 2019 em Milão, no "Honda experience – Casa Connessa Tortona".


Nas duas rodas, a CBR1000RR-R Fireblade SP é o último modelo a perpetuar o nome Fireblade introduzido pela primeira vez em 1992.

No novo modelo, pintado nas cores da Honda Racing Corporation (HRC), o foco na performance em circuito foi desenvolvido lado a lado com o novo e radical design.
A combinação da frente minimalista com as carenagens laterais agressivamente angulares e as inferiores estendidas, juntamente com uma série de aberturas para canalização do ar, criam um coeficiente de arrastamento de apenas 0.270, o melhor na sua classe. As "asas" (winglets) usadas na variante MotoGP, harmonizam a forma atrativa com a funcionalidade, aumentando exponencialmente a força descendente e a estabilidade para um controlo nunca antes sentido na moto mais potente de 4 cilindros da Honda.

A nova Fireblade foi desenhada com um inovador método, onde peritos em aerodinâmica da HRC, em simulação digital da Honda R&D (pesquisa e desenvolvimento), modeladores de maquetes em barro e designers visuais trabalharam em conjunto e em simultâneo para criar o melhor efeito no tempo de desenvolvimento mais curto possível.

Satoshi Kawawa, Gestor Geral da Divisão de Design de Motociclos, afirmou que "a CBR1000RR-R Fireblade SP foi desenvolvida para ganhar corridas em qualquer categoria, das club racing a competições internacionais. O seu design e estilo são conduzidos por essa mesma filosofia, com cada parte e detalhe desenhados com a velocidade, performance e eficiência aerodinâmica em mente. Estamos muito honrados que tenha sido reconhecida com um prémio tão prestigiado."

Os prémios anuais "Red Dot" honram a excelência nas categorias produto, marca e design de comunicação de empresas, designers e agências internacionais. Sob o lema "Em busca de bom design e criatividade", estes prémios são atribuídos por um júri de mais de 40 peritos internacionais.
Os produtos vencedores são apresentados no Museu de Design Red Dot no histórico Design Zentrum Nordrhein Westfalen em Essen, Alemanha.


Fonte: Honda
Back To Top