Honda 'e' - toda a informação
Ainda de nome "Urban EV", o Honda e estreou-se na forma de protótipo em 2017, com a apresentação oficial da versão de pré-produção no Salão de Genebra em 2019 onde passou a ser conhecido como Honda e Prototype. Mas foi apenas uns meses mais tarde, no Salão de Frankfurt, que o primeiro elétrico da Honda na Europa foi apresentado globalmente.
Desenvolvido de raiz para oferecer um pacote ajustado ao ambiente urbano moderno, o citadino elétrico cresceu baseado na filosofia da marca de uma engenharia centrada no ser humano.
O compacto carateriza-se pela tecnologia de ponta e pela conectividade inteligente avançada mantendo os proprietários ligados à sua vida diária. O Honda e estabelece novos patamares de tecnologia para o segmento dos compactos, através dos serviços disponibilizados pelo sistema de info-entretenimento e aplicações conectáveis acedidos pelos ecrãs táteis, pela inteligência artificial "Honda Personal Assistant" ou através da aplicação para smartphones "My Honda+".
Design exterior
O Honda e apresenta um design simplista que reimagina o caráter e a estética de um Honda pequeno, ao mesmo tempo que reflete subtilmente o DNA dos seus antepassados, desenhado com foco na funcionalidade e na facilidade de uso. O resultado é um estilo simples, limpo e único.
Elegantes contornos ligam o capô ao pára-brisas enquanto os contínuos pilares A, que quase se misturam com o vidro, criam uma aparência de janela sem caixilharia que acentua a moderna e minimalista carroçaria. O posicionamento das câmaras retrovisoras elimina a necessidade de linhas canalizadoras que desviem o fluxo de ar e a chuva da lateral do carro, reduzindo o desnível dos pilares para as áreas envidraçadas envolventes. As cápsulas das câmaras foram moldadas de forma a prevenir gotas de água sobre as lentes, com um revestimento hidro-repelente na superfície das lentes que impede a acumulação de água residual.
A suavidade do perfil organizado é acentuada pelos manípulos "pop-out" das portas, que se projetam para fora à medida que o condutor se aproxima do carro com a chave ou ativa a chave digital através da aplicação "My Honda+". Também a integração dos manípulos de abertura das portas traseiras nos pilares C contribuem para a suavidade e simplicidade da superfície exterior. Tanto os manípulos "pop-out" e o Sistema de Câmaras Retrovisoras Laterais (SCMS - Side Camera Mirror System) são exclusivos para um veículo deste segmento.
Também as antenas do rádio, GPS e serviços móveis auxiliam o design organizado e aerodinâmico, integrando-se no topo do vidro traseiro.
Painéis pretos côncavos, localizados centralmente na frente e na traseira do carro, são elementos identificadores do Honda e. A mesma atenção foi dada ao detalhe dos faróis redondos que ampliam a simplicidade do design e ajudam a definir uma "cara" humanizadora ao carro. O desenho circular dos faróis representam uma interpretação moderna do estilo clássico, combinando estética com funcionalidade.
Na frente, o arranjo "3 em 1" incorpora no mesmo anel as luzes diurnas e os piscas, e o projetor de máximos no centro. Com 12 LEDs individuais por anel, conseguem-se várias funções de iluminação, tais como a sequência de boas vindas ao condutor quando este se aproxima.
Na traseira, uma combinação idêntica dá continuidade ao design, com as luzes de presença, travão e pisca integrados na mesma unidade.
Partilhando da mesma afinidade de design, a portinhola de carregamento está integrada centralmente na frente do capô para um fácil acesso de ambos os lados do carro. A tampa da portinhola é feita de vidro ultra-resistente para maior qualidade, beleza e resistência, e é operada através da chave ou da aplicação "My Honda+", abrindo de forma suave. Iluminação em LED, visível através da cobertura, dá as boas vindas ao condutor à medida que este se aproxima e transmite o estado do carregamento através de cor, azul quando está em carregamento, vermelho se o sistema encontrar algum erro.
A especifica plataforma EV proporcionou proporções compactas que deram ao Honda e uma aparência baixa e musculada, enfatizada pelos largos arcos das rodas que por sua vez integram as largas jantes, dando ao modelo de design simples um visual desportivo e dinâmico. As jantes de 16" para o nível de equipamento mais básico são de desenho simples e leve, com um centro largo que cobre as porcas e pequenos raios que adotam uma forma semelhante à dos manípulos das portas. A opção de 17" para o nível de equipamento Advance adiciona um acabamento de dois tons e centros exclusivos que cobrem os discos e pinças dos travões.
Espaço interior
A completar a simplicidade do exterior, o habitáculo carateriza-se por materiais subtis e contemporâneos, criando um espaço relaxante e moderno. A generosa distância entre os eixos permitiu um espaço disponível para os passageiros comparável ao de carros de segmento superior.
A enfatizar um interior orientado para o conforto e para uma sensação de sala, o interior de quatro lugares apresenta estofos revestidos numa mistura de tecido e outros materiais de toque relaxante e contemporâneo. Os acabamentos em "madeira" sintética oferecem uma aparência premium e calorosa e um toque agradável. No tecto, tal como numa sala de estar, focos de iluminação ativados por botões nos pilares B contribuem para um ambiente confortável e sofisticado.
O volante de dois raios continua o tema minimalista e funcionalista. Acentuações em preto brilhante cercam os botões de controlo dos sistemas de som e reconhecimento de voz, painel informativo e cruise control. As linhas horizontais dos ecrãs LCD do tablier aumentam a sensação de espacialidade, enquanto o panorâmico pára-brisas com a lâmina do limpa-vidros oculta oferece uma excelente visibilidade.
Juntamente com os ecrãs de ajuda ao condutor, o sistema de câmara retrovisora central pode ser ligado para refletir a imagem dada pela câmara traseira central ao ecrã do espelho retrovisor, aumentando a segurança e o conforto, especialmente se o campo de visão traseiro do condutor for dificultado pelos passageiros traseiros ou pela carga. Esta função está incluída de série no nível de equipamento Advance.
A consola central ajustável (com divisórias amovíveis) garante uma arrumação versátil de fácil acesso por debaixo das tomadas para carregamento e conectividade. A flexível área de arrumação inclui um porta-copos amovível e um tabuleiro para o smartphone que pode ser colocado numa posição frontal ou tardoz. Para continuidade de acabamentos, a consola central usa o mesmo tipo de tecido dos bancos e painéis das portas. As portas frontais têm secções circulares para a colocação de garrafas grandes, enquanto as traseiras podem acomodar garrafas mais pequenas e latas.
A bagageira incorpora o alto nível de versatilidade que se espera de um automóvel Honda, contando com uma capacidade de 171 litros com os bancos na posição normal e 861 litros (até ao tecto) com os bancos rebatidos. O acesso é feito sem desníveis e os bancos rebatem formando uma superfície plana.
Performance
Os engenheiros da Honda deram especial atenção ao comportamento do chassis de forma a oferecer uma experiência de condução envolvente e cativante. De frente e traseiras curtas, com um comprimento total de 3,895 mm e uma largura de 1,750 mm, o carro providencia um estilo bastante seguro. O facto de a bateria estar colocada por debaixo do piso do veículo, coloca o centro de gravidade a apenas 500 mm do solo. Isto, combinado com uma distribuição de peso de 50:50, asseguram um comportamento estável e ágil.
De tração traseira, a condução dinâmica do Honda e é aumentada pelo sistema de direção ativa da Honda (VGR - Variable Gear Ratio) de 3,1 voltas. O sistema muda a relação das marchas em relação ao valor absoluto dos ângulos de direção. A direção assistida juntamente com o estreito subquadro, plataforma EV pequena e componentes compactos, permitem um raio de viragem de apenas 4,3 m, ideal para manobras em ruas urbanas estreitas.
A curta distância entre a altura do centro de rolamento e de gravidade permite que o reduzido rolamento da carroçaria seja gerido enquanto é mantido um baixo curso das molas. A qualidade do comportamento foi comparada com a de carros de segmentos superiores, utilizando uma suspensão independente MacPherson com componentes de alumínio forjado para assegurar a estabilidade em acelerações fortes e garantido ao mesmo tempo uma viagem confortável.
O sistema servo freio elétrico nas quadro rodas garante uma travagem consistente e uma boa cooperação com o sistema de travagem regenerativa, e os discos de 15" são ventilados à frente para melhorar o desempenho da travagem. Os modelos com jantes de 16" são equipados com pneus Yokohama BlueEarth A para um equilíbrio entre performance e eficiência. Os equipados com jantes de 17" são calçados com pneus Michelin Pilot Sport 4 para uma estabilidade em alta velocidade e aderência em curvas adicional.
Motor, Autonomia e Bateria
Apesar do motor elétrico de alta performance que equipa o Honda e ser um dos mais compactos da sua classe oferece um excecional binário. No nível de equipamento Advance, o Honda e produz uma potência de 154 cv (113 kW) e um binário de 315 Nm, acelerando dos 0-100 km/h em 8,3 segundos. O nível de entrada produzirá 136 cv (100 kW) de potência para o mesmo binário, acelerando dos 0-100 km/h em 9 segundos.
A bateria de lítio de alta capacidade de 35,5 kWh contribui para um equilíbrio otimizado entre baixo peso, carregamento rápido (80% em 30 minutos, usando um carregador CCS2 DC) e uma autonomia de até 222 km (WLTP) e 260 km (NEDC), no nível de entrada. Para o nível Advance com as jantes de 17", a autonomia reduz ligeiramente para 210 km (WLTP).
A bateria pode ser carregada com um carregador rápido CCS2 DC ou uma conexão Tipo 2 AC, com esta última e com um fornecimento 7,4 kW, o carregamento total é efetuado em 4,1 horas.
Nos ecrãs do tablier, é apresentado o estado atual do carregamento da bateria, ao mesmo tempo que gráficos da transmissão mostram o fluxo de energia atual, regeneração e o estado do carregamento. Todos os estados da bateria e dados de carregamento podem ser acedidos através da aplicação "My Honda+", através da qual podem também iniciar ou terminar o carregamento remotamente ou programar carregamentos semanais.
A bateria é arrefecida e aquecida por água para manter um estado térmico ideal. Para melhorar a sua eficiência, os engenheiros da Honda desenvolveram um sistema de gerenciamento térmico que funciona de acordo com a temperatura ambiente, possibilitando uma autonomia otimizada em climas extremos de calor ou frio. O arrefecimento ativo também permite uma maior frequência de carregamentos DC rápidos.
Sistema de Controlo de Pedal Único e Modos de condução
O Sistema de Controlo de Pedal Único possibilita o Honda e melhorar a sua eficiência em ambientes urbanos. Quando ativado, o sistema dá a possibilidade ao condutor de acelerar, abrandar e parar usando apenas o pedal do acelerador.
O controlo da desaceleração linear que esta tecnologia oferece dá ao carro uma resposta mais ágil, resultando numa condução mais estimulante. Ao reduzir a frequência da necessidade de utilizar os pedais do acelerador e do travão, o condutor irá sentir-se mais confortável numa situação de pára e arranque.
O sistema também melhora a estabilidade do veículo, especialmente durante a desaceleração, dando ao condutor mais controlo e suavidade em curvas e em estradas com neve.
A aceleração responsiva do carro é calibrada para otimizar eficiência e refinamento, mas pode ser ajustada pelo condutor, conforme as suas preferências. Através de um seletor do modo de desaceleração situado no volante pode-se configurar as caraterísticas da travagem do pedal único de forma a ajustar a força da desaceleração.
Em ambos os níveis de equipamento, o condutor pode selecionar dois modos de condução através de um comutador situado na consola central. O modo "Normal" oferece um controlo fácil e aceleração suave, enquanto o modo "Sport" disponibiliza uma resposta mais rápida e uma aceleração mais forte.
Assistente de Parqueamento Honda
Por meio de 4 câmaras e 12 sensores, o Honda Parking Pilot assiste o condutor na localização do espaço apropriado e nas manobras para estacionar. A câmara de multi-vistas deteta as linhas brancas do espaço de parqueamento, enquanto os sensores reconhecem o espaço disponível para estacionar.
Quando o condutor pressiona o botão no tablier, o sistema inicia a procura do espaço disponível e, depois de encontrado, uma moldura de parqueamento é mostrada no ecrã do condutor. Este seleciona a moldura desejada e pressiona o botão novamente. O Honda e entra então em modo de estacionamento autónomo, estacionando no espaço selecionado sem o condutor manobrar o volante, sem alterar a mudança ou sem pressionar o acelerador ou o travão.
O Honda Parking Pilot pode estacionar em espaços perpendiculares, diagonais ou longitudinais desde que o espaço esteja marcado com uma linha branca. Mesmo que não hajam linhas brancas, é possível estacionar se o sistema determinar a existência de espaço suficiente para o veículo. Na Europa, onde o estacionamento longitudinal é mais comum, o Honda e oferece a função de assistência às manobras para sair do lugar de estacionamento.
O sistema está disponível no nível de equipamento Advance e pode operar cinco padrões de estacionamento: longitudinal e perpendicular em marcha-atrás com e sem marcações, e diagonais com marcações.
O Honda e pode ser acedido usando uma chave digital. Através dela, o carro pode ser aberto ou fechado remotamente usando a aplicação "My Honda+" por meio smartphones iOS ou Android com ligações Bluetooth ou WiFi.
A comunicação de proximidade NFC permite a smartphones Android abrirem ou fecharem o veículo através da aplicação tocando com o aparelho no pilar B. Quando isto acontece, os anéis de iluminação dos faróis assinalam a conexão com um movimento circular, os manípulos das portas saem para fora e o sistema de boas vindas abre o carro. Quando o aparelho Android toca a unidade de NFC no tablier e se pressiona o botão da ignição, o sistema ativa o carro. Para os utilizadores de iOS será necessário introduzir no telefone um código PIN que surgirá no ecrã do veículo, pressionando depois o botão da ignição (este método também está disponível para os utilizadores do sistema Android).
Todos estes métodos podem ser efetuados sem o uso da chave física. A chave digital fornece ainda funções adicionais aos proprietários e está equipada com protocolos de segurança robustos que foram sujeitos a intensivos testes de cibersegurança pela Honda.
Segurança
O pacote tecnológico de segurança Honda SENSING foi melhorado com a introdução de um novo conjunto de radares e câmara de maior definição e amplitude para uma melhor perceção da área circundante ao veículo, incluindo reconhecimento de margens sem lancis ou marcações laterais das vias de circulação.
Para além das funções já existentes, foram adicionadas mais três ao pacote para o mercado europeu: Sistema de Notificação de Arranque do Carro da Frente (notificando o condutor quando o carro que tem à sua frente começa a mover-se); Controlo do Acelerador para Mitigação de Colisões (previne acelerações repentinas em marcha ou marcha-atrás quando se liga o carro e quando existe um obstáculo no caminho); e Função de Travagem a Baixa Velocidade (aplica a travagem de emergência quando em marcha ou marcha-atrás a velocidades baixas).
Para melhor proteção dos peões, o capô tem a funcionalidade pop-up. E a bateria é protegida por três "vigas" posicionadas ao longo das laterais do chassis para a proteger de impactos laterais.
Os serviços conectados fornecidos incluem várias funcionalidades focadas na segurança. Os proprietários são alertados através da aplicação "My Honda+" se o carro foi movido para fora de uma zona georreferenciada e também irá dar a possibilidade de, remotamente, agir se o carro ou as janelas ficarem abertos.
Se o condutor não conseguir localizar onde estacionou o carro, a função "Car Locator" permitirá ver onde o carro está através de um mapa, onde quer que este esteja no mundo.
Em caso de acidente, os serviços avançados de conectividade incluem assistência em estrada através do Alerta de Impacto e do E-Call.
Sistema de Câmaras Retrovisoras Laterais
Com benefícios ao nível da estética, segurança e aerodinâmica, a tecnologia estreia-se no Honda e como equipamento de série e é também uma estreia num carro do segmento dos compactos.
O sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais por câmaras que fornecem imagens de alta definição a dois ecrãs de 6" no interior do veículo. Cada um destes ecrãs está integrado na respetiva lateral do tablier, ergonomicamente posicionados para simular e assegurar naturalmente a visão dos retrovisores já habitual ao condutor.
O condutor pode escolher entre uma visão normal ou alargada através das definições do veículo, aumentando o campo de visão para além do convencionalmente oferecido pelos atuais retrovisores laterais reduzindo os pontos cegos em cerca de 10% na visão normal ou 50% na visão alargada, segundo a marca. Outros benefícios são observados quando a marcha-atrás é usada, linhas guia surgem nos ecrãs ao mesmo tempo que o ângulo da câmara aumenta, melhorando a visibilidade.
Os níveis de brilho nos ecrãs interiores ajustam-se automaticamente de acordo com as condições lumínicas.
Intensivos testes e desenvolvimento foram realizados para assegurar que o sistema de câmaras retrovisoras forneça uma ótima visibilidade em condições de mau tempo, pouca luz e noturnas. Isto dará aos condutores uma maior claridade e consciência da envolvente em todas as condições do que os espelhos retrovisores tradicionais.
E ao contrário destes, as câmaras estão localizadas dentro dos limites de largura do carro, não saindo fora da linha dos arcos das rodas. A área de projeção do sistema foi assim reduzida em cerca de 90% comparativamente com os retrovisores tradicionais, melhorando a visibilidade e reduzindo significativamente o barulho do vento gerado pelos retrovisores quando em velocidades mais elevadas.
Painel de instrumentos, Tablier e Consola central
O Honda e foi pensado para se integrar no dia a dia do seu proprietário, elevando o carro a mais do que apenas um meio de transporte.
Em frente ao condutor, um ecrã TFT de 8,8" faz as vezes do painel de instrumentos apresentando as principais informações do veículo, incluindo o estado da bateria e do carregamento, modo de condução selecionado e detalhes das funções de segurança, havendo ainda a possibilidade de personalizar a quantidade e a disposição de informação dos sistemas de assistência à condução (ADAS).
Posicionados na linha de visão do condutor estão 5 ecrãs a cores de alta resolução perfeitamente integrados no tablier, cobrindo toda a largura do carro, com os ecrãs do sistema de câmaras retrovisoras a ocuparem os estremos laterais assegurando o tradicional e habitual posicionamento para uma utilização natural. Os botões físicos para as
funções áudio: volume, On/Off, DA e iluminação do ecrã, estão
localizados no painel de "madeira" de forma facilmente reconhecível e
alcançável.
A maior parte do tablier é ocupada pelos dois ecrãs a cores LCD tátil de 12,3" personalizáveis que permitem o espelhamento dos smartphones. Aqui são visualizadas as principais funções do sistema de infoentretenimento, dando acesso a uma vasta gama de aplicações e serviços. Os dois ecrãs permitem também uma utilização independente, dando a possibilidade de condutor e passageiro verem e utilizarem aplicações diferentes.
Esta interface sofisticada é altamente intuitiva e personalizável, com as aplicações posicionadas lado a lado e configuradas de forma familiar, tal como se controla um smartphone. Os utilizadores também podem deslizar os dedos através das aplicações recentemente utilizadas através do histórico, evitando assim um excesso de menus de navegação e facilitando a rapidez e as multitarefas.
As aplicações e funções favoritas podem ser facilmente relocalizadas entre os dois ecrãs, através de um deslizar rápido ou trocando os ecrãs por meio de um botão mostrado na interface.
Esta função também permite ao passageiro deslizar o conteúdo, como por exemplo instruções de navegação, para a linha de visão do condutor.
Otimizado para a segurança e facilidade de utilização, na consola central, foram mantidos
botões físicos para as funções mais comuns, tais como os controlos de
climatização, o botão para o Controlo do Pedal Único que se posiciona atrás do seletor das mudanças e à
frente dos do modo de condução e do travão de mão eletrónico, que por sua
vez tem atrás de si o botão para o "Brake Hold".
Tecnologia de conectividade
Através do assistente pessoal, Honda Personal Assistant, serviços conectados e aplicações acedidas através da interface avançada nos ecrãs táteis também podem ser ativados usando comandos por voz.
O intuitivo assistente é uma perspicaz inteligência artificial (IA) que usa conversações naturais e inteligentes baseadas em instruções, e acede a um amplo conjunto de serviços online devido ao seu entendimento contextual.
A aprendizagem permite à tecnologia entender vozes e ajuda-a a responder de forma mais precisa. O reconhecimento do contexto dá a possibilidade aos utilizadores de conversarem naturalmente com o assistente. Permite ainda procuras em tempo real, contextualizadas, para localizar serviços que estejam disponíveis em alturas especificas.
O Honda Personal Assistant é ativado facilmente através do comando por voz: "OK Honda", seguido da questão ou instrução. Uma face animada abstrata surge acompanhando a resposta humanizada reconhecendo visualmente as interações.
Outra das funcionalidades da tecnologia de conectividade está ligado ao entretenimento através da tecnologia WiFi Hotspot. Com o carro parado, condutor e passageiros podem aceder à internet, ver filmes através dos serviços de streaming ou jogar jogos nos ecrãs LCD táteis de 12,3", enquanto esperam pelo término do carregamento rápido, por exemplo.
No centro da acústica do Honda e está o sistema de som cinematográfico, que oferece um acompanhamento musical vivido e rico. A versão base do carro está equipada com 6 colunas num total de 180 watt, enquanto o nível Advance é fornecido com um sistema de som premium de 367 watt, com um amplificador externo, subwoofer de 75 watt (localizado debaixo do banco traseiro), e 8 colunas, sendo uma delas central de 45 watt, para um som com mais profundidade.
Preços
Os valores a que o Honda e será comercializado em Portugal ainda são desconhecidos, mas a Honda já os divulgou para alguns países europeus.
Assim sendo, na Alemanha e na Áustria os preços iniciar-se-ão, respetivamente, nos 33.850 € e nos 34.990 € para a versão base (preços de tabela sem bónus ambiental); na Holanda começam nos 35.330 €; e na Bélgica, será comercializado a partir de 34.500 €. Nestes países, o nível de equipamento Advance será comercializado por mais 3.000 €.
Na Suécia, o preço começa nas 370.200 coroas (34.915 €) e na Dinamarca a partir das 277.100 coroas (37.077 €).
Embora ainda não tenham sido anunciados oficialmente, em Portugal, estima-se que os valores arranquem nos 36.000 €, para a versão base, e nos 38.500 € para a versão Advance.
Honda e | Honda e Advance | |||
(16" Liga leve) | (17" Liga leve) | |||
Motor | BEV | BEV | BEV | |
Tração | RWD | RWD | RWD | |
TRANSMISSÃO |
||||
Tipo | Automática de uma única velocidade fixa | |||
PERFORMANCE |
||||
Motor elétrico Potência máx. (kW [cv]) |
100 [136] | 113 [154] | 113 [154] | |
Binário máx. (Nm) | 315 | 315 | 315 | |
0 → 100 km/h (segundos) | 9 | 8,3 | 8,3 | |
Velocidade máx. (km/h) | 145 | 145 | 145 | |
CO2 combinado (g/km) | 0 | 0 | 0 | |
Autonomia elétrica (WLTP) | 222 km | 222 km | 210 km | |
SISTEMA EV e BATERIA |
||||
Capacidade da Bateria (kWh) | 35,5 | |||
Tipo de motor elétrico | DC | |||
Tipo de carregador | AC | |||
Capacidade do carregador | 6,6kW AC | |||
Tempo de carregamento total | ||||
7,4 kW AC Type 2 público: | 4,1 horas | |||
2,3 kW AC Type 2 doméstico: | 18,8 horas | |||
Tempo de carregamento a 80% Carregamento rápido DC |
||||
100 kW CCS2: | 30 minutos | |||
50 kW CCS2: | 31 minutos | |||
Gestão térmica da bateria | Ativa | |||
Tipo de bateria | Iões de lítio | |||
SUSPENSÃO e AMORTECEDORES |
||||
Frente e traseira | MacPherson, alumínio forjado (braços articulado e inferior) | |||
DIREÇÃO |
||||
Tipo | Relação variável | |||
Voltas do volante | 3,1 | |||
Raio de viragem (nas rodas) | 4,3 metros | |||
Raio de viragem (na carroçaria) | 4,6 metros | |||
TRAVÕES |
||||
Frontais | Servo-freio elétricos de geração 2, pinças de 15" e discos ventilados | |||
Traseiros | Servo-freio elétricos de geração 2, pinças de 15", discos sólidos com EPB | |||
DIMENSÕES |
||||
Comprimento (mm) | 3895 | 3895 | 3895 | |
Largura (mm) | 1750 | 1750 | 1750 | |
Largura incl. retrovisores (mm) | 1752 | 1752 | 1752 | |
Altura - sem carga (mm) | 1512 | 1512 | 1512 | |
Distância entre eixos (mm) | 2530 | 2530 | 2530 | |
Altura ao solo, c/ condutor (mm) | 145,2 | 145,2 | 145,2 | |
Altura ao solo, totalm/ carregado (mm) | 118,7 | 118,7 | 118,7 | |
CAPACIDADE |
||||
Lotação (pessoas) | 4 | 4 | 4 | |
Bagageira - capacidade c/ bancos na posição normal (litros, VDA) | 171 | 171 | 171 | |
Bagageira - capacidade c/ bancos rebatidos, até ao tejadilho (litros, VDA) | 861 | 861 | 861 | |
Bagageira - capacidade c/ bancos rebatidos, até às janelas (litros, VDA) | 571 | 571 | 571 | |
PESO |
||||
Tara (kg) | 1514 | 1527 | 1542 | |
Máximo permitido (kg) | 1855 | 1870 | 1870 | |
Carga útil (kg) | 341 | 343 | 327 | |
Máx. permitido por eixo - Frontal/traseiro (kg) | 870/1000 | 875/1005 | 875/1005 | |
SEGURANÇA |
||||
ABS | S | S | S | |
Airbags - Condutor e passageiro | S | S | S | |
Airbag SRS passageiro c/ interruptor de corte | S | S | S | |
Airbags - Laterais frontais | S | S | S | |
Airbags - Cortina (frente e atrás) | S | S | S | |
Informação de ângulo morto e Monitor de tráfego | - | S | S | |
Assistência à travagem (BA) | S | S | S | |
Travagem c/ mitigação de colisões | S | S | S | |
Controlo de acelerador c/ mitigação de colisões | S | S | S | |
Aviso de baixa pressão nos pneus (DWS) | S | S | S | |
Airbag SRS do condutor c/ inflação de único estágio | S | S | S | |
Distribuição eletrónica da pressão da travagem (EBD) | S | S | S | |
Sinal de paragem de emergência | S | S | S | |
Aviso de colisão frontal | S | S | ||
Cintos frontais e traseiros c/ bloqueio de emergência (ELR) | S | S | S | |
Limitador inteligente de velocidade | S | S | S | |
ISO Fix | S | S | S | |
Aviso de entrada na via (LDW) | S | S | S | |
Aviso de saída faixa de rodagem | S | S | S | |
Notificação de arranque do carro em frente | S | S | S | |
Função de travagem a baixa veloc. | S | S | S | |
Seguimento a baixa velocidade | S | S | S | |
Mitigação do arranque em estrada | S | S | S | |
Reconhecimento sinais de trânsito | S | S | S | |
Assistência à estabilidade (VSA) | S | S | S | |
Encostos de cabeça com prevenção de efeito de chicote | S | S | S | |
Sistema imobilizador | S | S | S | |
Fecho central de 2 chaves | S | S | S | |
Sistema de alarme | S | S | S | |
Abertura de porta selecionável | S | S | S | |
Entrada e ignição inteligente | S | S | S | |
Sensor de inclinação | S | S | S | |
INTERIORES |
||||
Painéis | Tecido | |||
Puxadores das portas | Preto | |||
Volante em pele | S | S | S | |
Revestimentos | Tecido | |||
FUNÇÕES, TECNOLOGIA e PERFORMANCE |
||||
Controlo de Pedal Único | S | S | S | |
Selector de modos de condução (NORMAL and SPORT) | S | S | S | |
Travão de mão elétrico | S | S | S | |
Direção assistida elétrica (EPS) | S | S | S | |
Direção assistida de relação variável | S | S | S | |
Assistência a subidas (HSA) | S | S | S | |
Display multifunções | S | S | S | |
Controlo regenerativo aceleração e desaceleração (patilha) | S | S | S | |
CONFORTO |
||||
Tomadas acessórios | Frente | |||
Ar condicionado | Controlo de climatização | |||
Ar condicionado (atrás) | S | S | S | |
Limpa pára-brisas automático | S | S | S | |
Ganchos para rede na bagageira | S | S | S | |
Cruise Control adaptativo | S | S | S | |
Sistema de câmaras retrovisoras | S | S | S | |
Sistema de câmara retrovisora central | - | S | S | |
Sistema de câmaras multivistas | - | S | S | |
Vidro elétricos frontais e traseiros | S | S | S | |
Suporte lombar banco frontal | Condutor | |||
Ajuste manual da altura do banco frontal | S | S | S | |
Descongelamento do pára-brisas | - | S | S | |
Bancos frontais aquecidos | S | S | S | |
Volante aquecido | - | S | S | |
Honda Parking Pilot | - | S | S | |
Fecho adicional através da chave | Vidros | |||
Sensores de estacionamento | S | S | S | |
Câmara traseira | S | S | S | |
Palas solares | S | S | S | |
Ajuste de altura e inclinação do volante | S | S | S | |
Arrumação do cabo do carregador na bagageira | S | S | S | |
LUZES INTERIORES |
||||
Luz ambiente (pés do condutor e passageiro) | S | S | S | |
Luz ambiente (tecto) | S | S | S | |
Luz individual (frente) | S | S | S | |
Iluminação painel de instrumentos | S | S | S | |
Luz de leitura traseira | S | S | S | |
Iluminação nas pálas solares | S | S | S | |
Iluminação da bagageira | S | S | S | |
ÁUDIO e COMUNICAÇÕES |
||||
Mãos livres BluetoothTM (HFT) | S | S | S | |
DAB | S | S | S | |
HDMI | S | S | S | |
Ecrã duplo Honda DA (2x 12,3") | S | S | S | |
Colunas | 6 | 8 | 8 | |
Colunas - áudio premium | - | S | S | |
Potência do sistema áudio (Watts) | 180 | 376 | 376 | |
Subwoofer | - | S | S | |
Comandos áudio no volante | l | l | l | |
USB frontais | 2 | 2 | 2 | |
USB traseiros | 2 | 2 | 2 | |
EXTERIOR |
||||
Antena | Vidro | |||
Emblema | 'Honda e' | |||
Acabamento dos puxadores | na carroçaria | |||
Tejadilho em vidro | Panorâmico | |||
Vidros fumados | S | S | S | |
Spoiler | S | S | S | |
LUZES EXTERIORES |
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Faróis automáticos | S | S | S | |
Luzes diurnas LED | S | S | S | |
Luzes de nevoeiro | LED | LED | LED | |
Temporizador de acionamento dos faróis | S | S | S | |
Faróis | LED | LED | LED | |
Sistema de suporte dos máximos (HSS) | S | S | S | |
Farolins | LED | LED | LED | |
JANTES e PNEUS |
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Solução para pneu furado | Kit reparador | |||
Pneus frontais / traseiros | F: 185/60R16 | F: 185/60R16 | F: 205/45ZR17 | |
T: 205/55R16 | T: 205/55R16 | T: 225/45ZR17 | ||
Jantes de liga-leve | 16" | 16" | 17" |
Nota: A informação disponibilizada pode ser sujeita a alterações. Os valores apresentados são referentes a especificações KG.
Fonte: Honda