Honda comemora 60 anos de competição no "Racing Thanks Day"
Os 60 anos da participação da Honda em Campeonatos Mundiais foi o mote para o Honda Racing Thanks Day de 2019, que decorreu no passado domingo no circuito japonês Twin Ring Motegi.
O evento gratuito decorreu perante os mais de 17 mil fãs que esgotaram a lotação do paddock, e foi uma forma da marca japonesa agradecer o apoio incondicional dos seus aficionados ao longo destas 6 décadas. Os participantes tiveram a oportunidade de estarem lado a lado com os vários exemplares dos carros de corrida da atualidade e do passado, e perto de vários pilotos das categorias desportivas nas quais a Honda concorre.
Realizado pela fabricante que participa em mais campeonatos de automobilismo e motociclismo juntos, o Honda Racing Thanks Day é um evento único no mundo. Sozinha as participações da Honda no desporto motorizado vão desde a Fórmula 1 ao MotoGP, da IndyCar ao Campeonato Mundial de Carros de Turismo, da Superbike Mundial ao Campeonato Mundial de Resistência, do MXGP Mundial à Prova, do Campeonato Super GT à Super Fórmula Japonesa.
A edição deste ano contou com dezenas de pilotos e motociclistas que integram as equipas da Honda, entre os quais, o piloto de F1 da Red Bull Toro Rosso Honda, Daniil Kyvat; o vencedor das 500 Milhas, Takuma Sato; os pilotos de MotoGP, Cal Crutchlow e Takaaki Nakagami; o ex-campeão mundial de F1 e campeão do GT500, Jenson Button e o líder do WTCR, Esteban Guerrieri.
Estes e muitos outros competiram em empolgantes corridas como se estivessem nos campeonatos do mundo, em verdadeiros confrontos entre os melhores do mundo.
Um dos destaques do dia foi a incrível corrida de kart, com equipas de pilotos e motociclistas revezando-se num pit stop cheio de adrenalina. A corrida foi vencida, após emocionante confronto direto até a última volta, por Cal Crutchlow da Honda LCR Castrol e pelo piloto do Super GT, Hideki Mutoh. O segundo lugar foi conquistado pela equipa formada por Daisuke Nakajima, companheiro de equipa de Mutoh em Super GT e pelo piloto de All-Japan Superbike, Takumi Takahashi. Em terceiro lugar ficaram Daniil Kyvat da Toro Rosso e Tomoyuki Ogawa, piloto de testes da HRC.
A rápida corrida de motos com o modelo MSX 125 Grom foi vencida pelo piloto da Honda Asia Moto3, Ai Ogura. O segundo lugar foi para o piloto da F.C.C. O TSR Honda France EWC, Mike Di Meglio, enquanto o terceiro posto do pódio foi para o inglês Crutchlow, que ficou a algumas décimas de distância de Ogura.
O sucesso no Honda Super GT Grand Prix foi para a equipa Kunimitsu, formada pelos pilotos Naoki Yamamoto e Jenson Button. A corrida final da Super Fórmula japonesa foi vencida por Lucas Auer.
A terminar, Takuma Sato exaltou os fãs com um teste emocionante ao dirigir o lendário McLaren Honda MP4/4, que o inesquecível Ayrton Senna levou ao título mundial da F1 em 1988. Também o britânico Cal Crutchlow emocionou o público com o passeio na poderosa Honda NSR500, que Eddie Lawson levou à vitória no Campeonato do Mundo de 500cc de 1989.
Em declarações, Kyvat mostrou-se impressionado e agradecido com o seu primeiro Thanks Day: "É incrível ver quanta história a Honda mostrou aqui hoje, desde seu primeiro carro de F1 até aos carros mais recentes. (...) O carinho que tive aqui dos fãs da Honda e do GP de Suzuka foi indescritível. Quero agradecer aos fãs japoneses pela paixão única que eles trazem ao nosso desporto".
Já Crutchlow ficou arrebatado com a possibilidade de pilotar a NSR500 de 30 anos: "Foi incrível e um verdadeiro privilégio dirigir uma NSR. (...) Cresci com os meus ídolos a competirem com estas 500. (...) A moto era fantástica e eu nunca sonhei pilotar uma 500 de 1989."
Fonte: Honda