Honda planeia nova plataforma EV dentro de 5 anos
Numa conferência sobre o futuro da tecnologia que decorreu no Japão durante a semana passada e que contou com a participação do CEO Takahiro Hachigo e outros executivos, a Honda anunciou planos para uma nova plataforma global dedicada a veículos elétricos de maior dimensão.
No evento, a marca avançou informação bastante detalhada sobre o que pretende para a nova plataforma. Reportado pela Automotive News, é intenção da fabricante japonesa que esta plataforma chegue aos mercados antes de 2025, abrangendo vários segmentos desde crossovers a sedans.
Os novos EVs terão uma plataforma modular de forma a poderem incluir o máximo de tamanhos e tipos de carroçaria, distribuição de peso de 50-50 e, ao contrário do citadino Honda e que apenas usará baterias da Panasonic, os futuros EVs serão mais versáteis podendo acomodar diferentes baterias de diferentes fabricantes, embora a sua largura seja fixa.
A disposição motriz será RR (motor e tração traseiros), favorecendo uma condução mais desportiva e um raio de viragem mais curto. No entanto, estes Evs também poderão ser equipados com um motor na frente para uma tração AWD e potência adicional.
Segundo a Honda, esta versatilidade permitirá uma fabricação mundial com baterias fornecidas localmente, possibilitando variar a quantidade de baterias, a posição dos bancos, a altura ao solo e o tamanho das jantes, assim como a largura do próprio veículo.
Esta nova plataforma global irá priviligiar a flexibilidade, o tamanho e a performance, a dinâmica da condução, a padronização e a colocação de mais baterias para um maior alcance.
"O objetivo é diferente do do Honda e. Esta (nova plataforma) visa viagens de longa distância, entre cidades", informou Tetsuya Hasebe, gestor principal e engenheiro chefe da divisão de desenvolvimento de veículos elétricos da Honda.
Ayumu Matsuo, responsável pelo desenvolvimento da unidade de potência, acrescentou ainda que "esta nova arquitectura é desenhada para se conseguir um conjunto com uma condução suave e altamente eficiente. Acreditamos que irá de encontro às necessidades dos nossos clientes de modelos dos segmentos C e D."