Honda coloca NSX frente a frente com NSX GT3 Evo
Pela mãos do piloto de 23 anos, Trent Hindman da Meyer Shank Racing, a Honda/Acura realizou um comparativo entre a versão de produção do seu super-desportivo híbrido NSX e a versão de competição NSX GT3 Evo.
No vídeo, a marca explora a relação que o carro de competição tem com a versão de estrada, evidenciando os pontos fortes e menos fortes de cada um, o que os une e os diferencia. Realizando 4 testes comparativos e um adicional baseado num arranque estilo "Le Mans", Hindman, que atualmente lidera o campeonato de pilotos do IMSA GT Daytona, demonstra o comportamento das duas versões por meio de provas de arranque (0-100 km/h), travagem, facilidade de utilização e volta mais rápida no circuito norte-americano de Mid-Ohio Sports Car.
Construidos na mesma fábrica da Acura em Ohio, o Performance Manufacturing Center (PMC), NSX e NSX GT3 Evo partilham muito mais do que apenas o aspeto exterior, apesar da carroçaria do primeiro ser composta por painéis de alumínio e materiais compósitos e a do segundo ser maioritariamente constituída por fibra de carbono, 80% dos seus componentes internos são idênticos. Outro componente partilhado entre as duas versões é o chassi em alumínio que o GT3 Evo utiliza sem grandes modificações.
Na realidade, o desenvolvimento inicial do NSX foi realizado com a competição desportiva em mente.
Quanto a diferenças, as exigências e necessidades das competições GT3 levaram a versão de competição do NSX a perder o sistema híbrido, integrando apenas uma versão ligeiramente modificada da unidade V6 de 3.5 litros, e a perder todo o interior característico das versões de produção com equipamentos como os bancos elétricos, o sistema de som, o ar condicionado, os airbags, vidro, etc. A tração passou a ser apenas traseira, a transmissão passou de 9 para 6 velocidades, não existe "Launch-Control", os discos dos travões também são diferentes em composição e tamanho, assim como a suspensão que foi substituída por uma adaptada às exigências da condução em pista, e a carroçaria passou a ser constituída por painéis em fibra de carbono, tornando o NSX GT3 Evo bastante mais leve que a versão de estrada.
No final, Hindman concluiu que "o NSX foi feito para se tornar num brilhante carro de corrida." No entanto, "podes despir o carro de todo o equipamento supérfluo, colocar uma gaiola de proteção, alguns extras aerodinâmicos, mas mesmo assim não irás acabar com algo tão rápido como um carro de GT3."
Assista ao vídeo e veja o resultado destas diferenças, se julga que o NSX GT3 Evo envergonha o NSX... pense outra vez.
Fonte: Honda/Acura