19.2.19

Oficial: Honda anuncia proposta de encerramento de fábricas na Europa


A Honda anunciou hoje a sua intenção de fechar as operações de fabrico na Europa. A empresa suporta a decisão na necessidade de dar resposta às excecionais mudanças que se observam na industria global automóvel e no compromisso de acelerar a gama elétrica.

No comunicado, a Honda informa que "os significativos desafios da eletrificação levaram a Honda a rever as suas operações globais de fabricação, e focar as suas atividades em regiões onde espera ter altos volumes de produção."

Embora não tenha sido referido explicitamente no comunicado, não há como negar que os mais recentes desenvolvimentos, ou a falta deles, relacionados com o Brexit terão tido influência na decisão. A verdade é que o recente acordo comercial celebrado entre o Japão e a União Europeia, vem facilitar bastante as trocas comerciais entre os dois.

A Honda inglesa após consultar todos os seus associados, informou-os de que, sob a atual estruturação, a fábrica de Swindon pode deixar de ser uma plataforma de fabrico viável, por este motivo planeia encerrá-la em 2021, altura em que a atual geração do Civic será substituída. 

A Honda of the UK Manufacturing (HUM) foi estabelecida no Reino Unido em 1985, tendo começado a laborar um ano depois. Em 1989 iniciou a produção de motores e, em 1992, de automóveis. Atualmente a fábrica produz 150.000 unidades por ano dos modelos Civic hatchback e Type R, e emprega cerca de 3.500 colaboradores. A HUM exporta para mais de 70 países e, com base nos dados de 2018, 20% da sua produção tinha como destino a Europa, 55% a América do Norte, apenas 8% era exportada para o Japão e 15% da sua produção ficava no Reino Unido.

Quer o presidente da Honda Motor Europe e chefe das operações europeias da Honda Motor Co., Ltd., Katsushi Inoue, como o diretor da HUM, Jason Smith, lamentam toda a situação assegurando que a decisão não foi tomada levianamente e de que existe o compromisso de apoiar e ajudar os seus trabalhadores durante este difícil período.

Esta reestruturação também afetará as operações da construtora na Turquia, onde a Honda produz atualmente o Civic sedan. À semelhança do que acontece no Reino Unido, a produção da versão de 4 portas do modelo será também descontinuada em 2021, continuando apenas com as suas operações comerciais.
A Honda Turkiye A. S. estabeleceu-se no país em 1992, tendo começado a produção automóvel em 1997 e emprega cerca de 1.100 colaboradores.

A empresa comunicou ainda que o quartel general da Honda na Europa irá permanecer em Bracknell, no Reino Unido, focando-se no apoio às necessidades dos clientes europeus.


Fonte: Honda
Back To Top