1.6.18

Honda Forza 125 (2018) - toda a informação

Desde a sua introdução em 2015, a Honda Forza tem excedido todas as expectativas, evoluindo ano após ano graças ao feedback dos clientes e já contando com mais de 30.000 unidades vendidas até à data.

Para 2018, a scooter continuará a ser produzida na fábrica de Atessa, em Itália, e manterá os principais ingredientes do sucesso da Forza 125: um motor de 4 válvulas, que combina performances líderes-da-classe e uma autonomia de 490 km por cada depósito de combustível, um chassis de baixo peso, que equilibra estabilidade a alta velocidade e capacidades de manobra em cidade e especificações muito completas, que incluem luzes de LEDs, sistema de chave Smart Key, capacidade para arrumar dois capacetes e conforto envolvente e abrangente para dois.

A juntar a toda a estética muito atraente da Forza, temos também um novo nível de sofisticação. Originalmente concebida pelo mesmo estilista responsável pela excelente NM4 Vultus, as suas linhas mantêm-se arrojadas e cativantes, mas agora oferecem uma atração ainda mais moderna, se bem que ligeiramente mais suave e mais madura.


Estilo e Equipamento
As linhas de design incisivas da Forza e a sua presença contemporânea têm uma grande quota-parte do sucesso deste modelo, desde o seu lançamento no ano de 2015. Agora para 2018, este modelo foi substancialmente redesenhado. Apesar de as linhas de design continuarem a ser arrojadas e inconfundivelmente pertencerem à Forza 125, cada painel foi revisto no sentido de dar à scooter uma aparência ligeiramente mais suave e mais madura, com uma frente que se sente mais robusta e linhas de design ligeiramente mais suaves. Outros pontos de realce do novo visual, são os apontamentos pretos da frente e das carenagens laterais, para além do carácter desportivo mais acentuado.

O design renovado e fluido da Forza 125 começa logo no novo pára-brisas elétrico, que oferece 140 mm de regulação; este elemento foi concebido para oferecer excelente proteção contra o vento (os fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e também para reduzir o ruído do vento. Este sistema permite alterar instantaneamente a posição do pára-brisas para maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade – e para grandes distâncias; na sua posição mais baixa, o pára-brisas oferece uma maior liberdade e, basta acionar o interruptor no punho esquerdo para o mover ao longo do seu curso de 140 mm.

A largura do guiador manteve-se nos 754 mm, tal como a altura dos espelhos retrovisores, com 1.125 mm, as dimensões perfeitas para passar no meio do trânsito congestionado das ruas da cidade – um dos pontos de desenvolvimento já na Forza 125 de 2017 foi o aumento da altura dos espelhos para evitar conflitos com os espelhos dos carros. A altura do banco não foi alterada, mantendo-se nos 780 mm e oferece bastante espaço para dois; a posição de condução é confortável e segura. Os piscas dianteiros e traseiros são agora de LEDs e complementam o farol à frente e o farolim atrás.

O espaço de carga debaixo do banco foi aumentado de 48 litros para 53,5 e tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, por exemplo: para levar um telemóvel ou uma garrafa de água. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V para acessórios.

O sistema Smart Key da Forza 125 – para além de controlar o botão da ignição e o fecho do compartimento – agora também comanda a top case opcional amovível de 45 litros, uma novidade numa scooter Honda. Com a Smart Key no bolso do condutor, a top case tranca automaticamente quando o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave. O interruptor da top case está no fundo e, para manter o volume interno da top case, o mecanismo atuador está localizado na parte de trás da moto.

O painel de instrumentos foi revisto e possui um velocímetro e um conta-rotações, ambos analógicos, flanqueando o mostrador digital com 3 modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho esquerdo): conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo atual; conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; ou temperatura ambiente e sensor da bateria.

A Forza 125 vai estar disponível em 5 esquemas cromáticos: Vermelho Metalizado Mate Carnelian/Preto Pérola Nightstar (novo para 2018), Branco Pérola Mate Cool/Cinzento Metalizado Mate Cynos (novo para 2018), Prata Metalizado Mate Lucent/Azul Pérola Mate Pacific, Cinzento Metalizado Mate Cynos/Cinzento Metalizado Mate Carbonium e Preto/Cinzento Metalizado Mate Cynos.


Ciclística
O quadro em tubos de aço que compõe a "espinha dorsal" da Forza 125 oferece toda a rigidez e robustez necessárias para a enorme diversidade de condições onde este modelo mais será usado. A forquilha robusta de 33 mm é complementada pelos dois amortecedores traseiros – com 7 níveis de afinação da pré-carga da mola – montados num braço oscilante de 1 só peça em alumínio.

O baixo peso da Forza 125, apenas 161 kg, torna-a fácil de levar à mão, sendo uma scooter extremamente fácil de estacionar. Os 1.490 mm de distância entre eixos oferecem estabilidade e a geometria do quadro – 26.5° de inclinação da coluna de direção e 89 mm de eixo de arraste (trail) – providencia uma direção muito ágil.

A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 56P e a jante traseira de 14 polegadas monta um pneu 140/70-14 68P, oferecendo o máximo conforto e tração. A travagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos com ABS de dois canais para maior segurança nas superfícies escorregadias.


Motor
O motor SOHC de quatro válvulas e refrigeração líquida da Forza 125 debita uma potência de 11 kW às 8.750 rpm e 12,5 Nm de binário às 8.250 rpm. O diâmetro e o curso são de 52,4 x 57,9 mm e a relação de compressão é de 11,5: 1.

Quando parada, a Forza 125 acelera muito forte, fazendo apenas 13,4 s dos 0 aos 200 m; as respostas a média rotação são excelentes, oferecendo acelerações bastante reativas na gama de velocidades de utilização em cidade (40-60 km). Sem grande esforço, a Forza é capaz de uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 90 km/h, para uma velocidade máxima de 108 km/h.

O motor está repleto de tecnologias de baixo atrito eSP da Honda; a disposição inteligente dos elementos, por exemplo, a bomba de óleo (incorporada no bloco) ajuda à eficiência geral. A câmara de combustão é compacta e o sistema de injeção PGM-FI – com caixa do filtro do ar de 4,7 litros de capacidade e a conduta de admissão de 28 mm – otimiza a combustão e o arrefecimento do motor.

O cilindro é descentrado, algo que também contribui para a redução do atrito entre o pistão e a parede do cilindro, transmitindo as forças da combustão de forma muito mais eficiente. A camisa "espinhada" de ferro fundido – com micro-extensões na superfície – controla a distorção no diâmetro interior do cilindro. Este design baixa a tensão nos segmentos e reduz o atrito.

O radiador compacto e de alta eficácia – integrado na parte exterior do lado direito do bloco do motor – usa uma ventoinha pequena e de baixo peso, reduzindo ainda mais as perdas por atrito e os consumos de energia. A resistência ao rolamento dentro da caixa foi reduzida pela utilização de três rolamentos principais de baixo atrito, todos desenhados para suportarem as suas cargas individuais. A polia primária tem design de alhetas que baixa a resistência ao ar e a polia secundária reduz a pressão sobre a correia de transmissão, cortando ainda mais as perdas na transmissão de potência.


O alternador e o motor de arranque são uma só unidade sem escovas e de controlo eletrónico; este componente integrado está montado diretamente na extremidade da cambota, servindo estes dois propósitos: carregar a bateria e colocar o motor a trabalhar. Para esta última função, o acionamento é direto, eliminando-se assim ruídos com o engrenamento de dentes carretos.

O sistema "Idling Stop" pára automaticamente o motor após três segundos de funcionamento ao ralenti com a scooter parada e os travões aplicados; quando se roda o punho do acelerador, o motor arranca outra vez. A sua utilização é muito suave e fácil, graças ao alternador/motor de arranque e ao mecanismo de retorno da cambota que a recoloca na posição de ponto-morto superior antes da admissão e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor. Este sistema também consegue "ler" o estado de carga da bateria e desativa-se automaticamente para evitar descarregá-la em demasia. A bateria é uma unidade YTZ8V de longa duração.

Um dos objetivos originais da Forza 125 é que os reabastecimentos sejam apenas realizados uma vez por semana, para uma utilização normal; a economia do motor eSP oferece quase 500 km de autonomia por cada depósito de 11,5 litros de combustível, graças aos seus reduzidos consumos de apenas 2,34 lt/100 km (em modo WMTC).



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MOTOR
Tipo Monocilíndrico a 4 tempos, 4 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida
Cilindrada 125 cm³
Diâmetro x Curso 52,4 x 57,9 mm
Relação de compressão 11:5: 1
Potência máxima 15 cv (11 kW) às 8.500 rpm
Binário máximo 12,5 Nm às 8.250 rpm
Capacidade de óleo 0,9 Litros
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Alimentação Injeção eletrónica PGM-FI
Filtro-de-ar Tipo viscoso em filtro de papel
Capacidade do depósito de combustível 11,5 litros
Consumos 2,3 Litros / 100km (método WMTC)
SISTEMA ELÉTRICO
Motor de arranque Elétrico
Capacidade da bateria 12 V/7 AH Sem manutenção
Potência do alternador 232 W
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem Embraiagem automática, centrífuga, a seco
Tipo de caixa V-Matic
QUADRO
Tipo Tubular em aço
CICLÍSTICA
Dimensões (c x l x a) 2.140 x 755 x 1.470 mm
Distância entre eixos 1.490 mm
Ângulo da coluna da direção 26° 5'
Eixo de arraste (trail) 89 mm
Altura do banco 780 mm
Altura ao solo 145 mm
Peso em ordem de marcha 162 kg (ABS)
SUSPENSÃO
Dianteiro Forquilha telescópica de 33mm
Traseiro Duplo amortecedor
JANTES
Dianteiro Liga de alumínio fundido
Traseiro Liga de alumínio fundido
Dimensão da Jante Dianteira 15M/C x MT3,50
Dimensão da Jante Traseira 14M/C x MT4,00
Pneu Dianteiro 120/70-15 56P
Pneu Traseiro 140/70-14 68P
TRAVÕES
Dianteiro Disco de 256mm
Traseiro Disco de 240mm
SISTEMA ELÉTRICO
Luzes LEDs

Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC. Os testes são realizados em estrada plana, com uma versão normal do modelo, apenas com o condutor e sem qualquer equipamento adicional.


Fonte: Honda
 
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