28.5.18

Honda Jazz irá receber variante 100% elétrica

A variante elétrica do citadino Honda Jazz estreou-se em 2011, com um motor elétrico de 92 kW e uma bateria de lítio de 20 kWh que lhe conferia uma autonomia de 122-198 km e levava quase 4 horas a carregar numa tomada 240 volts. Esteve em "comercialização" através de leasing durante um par de anos no Japão e nos EUA onde nunca ultrapassou as 1100 unidades. A Honda tomou a decisão de descontinuar o modelo em finais de 2014.

Mas tal como o Insight, também ele descontinuado na mesma altura, parece que o Jazz EV poderá renascer dentro de dois anos.

Segundo a imprensa japonesa, a Honda irá junta-se à gigante produtora de baterias chinesa Contemporary Amperex Technology para desenvolver uma nova gama de baterias que serão usadas no Jazz EV. Estas novas baterias irão providenciar uma autonomia de cerca de 300km, o que deverá refletir-se numa autonomia real de 250 km.

A nova variante será lançada em primeiro na China durante a primeira metade de 2020, sendo posteriormente oferecida globalmente num volume de até 100 mil unidades por ano.
A marca irá colocar o valor num patamar bastante competitivo, de pouco mais de 2 milhões de ienes (cerca de 15.500 €), que o tornará num sério adversário para a concorrência.

Depois de ter confirmado a produção do pequeno Urban EV, de ter lançado o Clarity EV, renascido o híbrido Insight e de ter lançado a versão híbrida do Jazz, o novo Jazz EV será o mais recente modelo a integrar o pelotão de veículos elétricos que a Honda planeia lançar na próxima década.

Até 2020, a fabricante japonesa pretende que os veículos EV e os PHEV representem 65% das suas vendas totais.


Fonte: Nikkei
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