22.3.18

F1: Red Bull pode considerar uso de motores Honda em 2019

Depois de uma bem sucedida pré-temporada de testes, o motor Honda RA618H irá finalmente ser posto à prova na primeira corrida com a nova equipa Toro Rosso.

A dias do início de mais um campeonato de Fórmula 1, a Red Bull mostra-se bastante satisfeita com a parceria e com o desempenho do motor, acreditando mesmo que a Honda conseguirá alcançar a Renault no final desta temporada.
Segundo fontes ligadas às equipas austríaca e italiana, o motor encontra-se atualmente com um défice de potência na ordem dos 15 cv para o da Renault, uma melhoria substancial de quando a Honda equipava a McLaren.

"O pacote Honda é tecnicamente interessante. (...) O motor é muito leve e agora a fiabilidade está lá. Eles (Honda) falam em melhoramentos contínuos na performance. (...) O motor deverá estar ao nível da Renault no final deste ano." - Helmut Marko, conselheiro desportivo da Red Bull e da Toro Rosso, em entrevista à Autosport.

Mostrando-se impressionado com a forma como a colaboração entre as duas companhias tem vindo a resultar, Marko adicionou ainda que isto se dava pelo facto de "não termos apenas dito aos japoneses como o motor deveria ser. (...) Imediatamente após termos assinado o contrato, houve uma troca de técnicos entre o Japão e o Reino Unido. (...) Acredito que esta abordagem de parceria contribuiu bastante para o resultado que temos agora."

O ambiente de positivismo é tão consistente que levou Helmut Marko e o chefe da equipa da Red Bull, Christian Horner, a declararem à edição inglesa que, se tudo correr bem, em 2019 a Honda poderá ser uma opção para fornecer os motores à equipa austríaca, uma vez que o contrato com a Renault termina no final da temporada de 2018.

"Penso que eles (Honda) fizeram grandes avanços durante o inverno. (...) Vamos estar atentos ao desenvolvimento e desempenho do motor com a Toro Rosso. (... ) Tudo dependerá da performance. Queremos o motor com o melhor desempenho no carro", declarou Horner.

"Queremos estar numa posição em que continuamos a nos aproximar das outras equipas e chegar à frente. (...) Obviamente, e provavelmente pela primeira vez nos últimos 10 anos, estamos numa posição em que temos uma escolha que nos leva para a frente. (...) É uma posição em não estávamos à bastante tempo. Tem havido um veto ou um desejo de não fornecer por parte de fornecedores", desabafou Horner quando questionado sobre a possibilidade de escolha de motores para 2019 na Red Bull.

O novo carro da Toro Rosso, fará a sua estreia este fim de semana na primeira corrida da temporada de 2018, no circuito australiano de Melbourne.



Fonte: Autosport e Toro Rosso
Back To Top