8.1.18

Honda NSX contra Honda CBR1000RR SP: duelo de titãs

Frente a frentes, comparativos, corridas, testes, todas estas formas de confrontações têm como base um único fator: rivalidade. Normalmente todas elas são realizadas entre o mesmo tipo de veículos, veículos do mesmo segmento e quase sempre de marcas diferentes, afinal de contas a lógica é saber qual deles o melhor, o mais rápido, o mais ágil...

O frente a frente deste artigo, no entanto, é um pouco diferente. Trata-se de saber qual o mais rápido no arranque: um carro ou uma moto do mesmo segmento de super-desportivos atualmente em produção. E, para descartar a questão da rivalidades de marcas, nada melhor do que ir buscar dois exemplares do mesmo criador.

Para isso, foram levados à pista dois dos mais icónicos modelos da Honda: o super-desportivo NSX, atualmente na sua 2ª geração, carregado de tecnologia de ponta, propulsionado por 3 motores elétricos e 1 biturbo 3.5 V6 a gasolina capazes de gerar 581 cv de potência e 646 Nm de binário para mover os seus 1763 kg, e uma relação peso/potência de cerca de 3 kg/cv; e a 10ª geração da Fireblade com 192 cv, 116 Nm de binário e apenas 195 kg, com um rácio de peso/potência de cerca de 1 kg/cv.

Com estes dados em mente, por esta altura, já estará pensar: "Que comparativo mais sem nexo... onde já se viu comparar um carro com uma moto daquelas, é óbvio que a moto ganha, a relação peso/potência é praticamente perfeita." Certo, a moto parece estar em vantagem, tem um rácio entre o peso e a potência mais equilibrado e a resistência aerodinâmica é menor. Mas o NSX tem um poder de tração superior, um arranque poderoso que o faz chegar dos 0-100 km/h em 2,9 segundos e uma transmissão DCT de 9 velocidades.

Sem querermos tirar o efeito surpresa, apenas avançamos que foram feitos dois frente a frente com resultados bem diferentes: o primeiro com ambos os veículos a arrancarem dos 0 km/h e o segundo a arrancarem em movimento a cerca de 80 km/h.





Fonte: Carwow
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