Honda investe em simulador revolucionário
A Honda está prestes a adotar uma nova tecnologia de simulação de condução que irá permitir testar e desenvolver as novas gerações dos sistemas ADAS (Sistema Avançado de Auxílio ao Condutor) e HMI (Interface Homem Máquina), bem como as tecnologias de condução autónoma, conjuntos de força e dinâmica dos veículos.
O novo simulador de condução ultra-moderno, baseado na revolucionária arquitetura DiM250 (Driver-in-Motion), fará da Honda a primeira construtora automóvel do mundo a adotar esta tecnologia no desenvolvimento dos seus veículos.
A plataforma elétrica do DiM250 é mais avançada do que a dos esquemas "hexápode" convencionais, ao invés de utilizar calhas mecânicas adicionais, todo o sistema é movido através do deslizar de almofadas de ar que contrabalançam as cargas pesadas e as dinâmicas, tornando o simulador extremamente silencioso, fiável e rígido.
Ao contrário da maioria dos simuladores de condução que utilizam 6 atuadores oferecendo seis graus de "liberdade", tal como a tecnologia de movimento dos simuladores de voo, o DiM250 usa 9 atuadores para reproduzir com precisão o manuseamento, a aceleração, resposta e circulação do veículo, criando novas variações de movimento, tudo no mesmo simulador único na indústria.
Criado pela VI-grade, produtora de software de
simulação, e projetado e fabricado pela japonesa Saginomiya,
especialista em controladores automáticos, o sistema DiM250 integra aplicações "Software-in-loop" (SIL) e "Hardware-in-loop" (HIL) que permitirá aos designers e engenheiros avaliarem os melhoramentos no desenvolvimento do veículo antes da fase dos protótipos físicos. Também permitirá uma maior precisão de simulação em cenários problemáticos nos testes dos sistemas de segurança e dos controladores.
De acordo com o vice presidente executivo da Honda R&D Europe, Yasunori Oku, esta tecnologia de ponta proporcionará a plataforma comum de desenvolvimento ideal onde todas as equipas envolvidas num projeto poderão trabalhar num único ambiente colaborativo.
O novo simulador será instalado no centro técnico alemão da Honda R&D Europe, em Offenbach, na segunda metade de 2018.
Fonte: Honda