25.10.17

Novos modelos, protótipos, EV e híbridos fazem as honras da casa Honda no Salão de Tóquio

Na edição deste ano do Salão de Tóquio, a marca japonesa foca-se em promover tecnologias e meios de enriquecimento dos estilos de vida das pessoas e possibilidades de mobilidade, através do desenvolvimento de tecnologias e produtos que contribuam para a criação de uma sociedade sem a dependência do carbono e de veículos a gasolina cada vez mais limpos e eficientes.

A participação da marca japonesa ficou marcada por, entre outras, 6 estreias mundiais de destaque, três delas de veículos eletrificados e tecnologicamente pensados para facilitar a vida das pessoas, tais como o aguardado Sports EV Concept e a Honda Riding Assist-e.

O protótipo Sports EV é um automóvel que combina a performance de um veículo elétrico e inteligência artificial numa carroçaria compacta, baseado numa nova plataforma exclusiva para os EV da fabricante. 

O Sports EV vem na sequência do tão apreciado Urban EV Concept, apresentado em Frankfurt e cuja comercialização iniciar-se-á em 2019 na Europa, mas, ao contrário deste, não parece ter conseguido captar a atenção ou o desejo do público da mesma forma, apesar de partilhar muitos dos traços visuais do Urban EV.

Os amantes da Honda e saudosistas do S2000 estavam ansiosos por este Sports EV ser a base para uma nova geração do icónico roadster, mas as previsões que foram feitas depois de revelada, em setembro, a imagem de parte da traseira e lateral sairão goradas, muito por culpa do design da frente do veículo que, apesar de funcionar no Urban EV, parece "amigável" demais para um veículo que todos esperavam ter um visual um pouco mais desportivo. A silhueta baixa, atraente e fluída, a zona central do capô em preto rebaixada, juntamente com as grandes jantes de 5 raios e a traseira retro e minimalista, adotada do Urban EV, com apenas o necessário a ser emoldurado pela barra preta funcionam bastante bem no pequeno coupé, evidenciando o lado mais desportivo do elétrico, mas à algo no desenho da "cara" do Sports EV que não nos parece encaixar tão bem no conjunto.
Claro que, como qualquer protótipo, a versão de produção será ainda desenvolvida e com ela alguns ajustes e modificações no design final serão feitos. A ver vamos como sairá este Sports EV quando chegar a altura da comercialização.
Quanto ao interior, nada foi revelado e continua no segredo da fabricante, mas é expectável a familiaridade com o do Urban EV, embora adotando um ambiente e uma disposição mais desportiva.

O segundo veículo pertence ao sector das 2 rodas, e trata-se de uma moto experimental desenvolvida pela aplicação de tecnologias proprietárias de equilíbrio que a Honda obteve graças à sua investigação no campo da robótica.

Tal como o protótipo previamente apresentado no último CES, a Honda Riding Assist-e apresenta-se como a evolução desse mesmo sistema mas agora aplicado à mobilidade elétrica. O sistema permite à moto auto equilibrar-se a baixas velocidades reduzindo o esforço e providenciando aos motociclistas uma condução mais tranquila, segura e divertida, reduzindo o risco de quedas.
Sendo alimentado por um motor elétrico, o Riding Assist-e integra-se na visão da Honda de uma "sociedade livre de carbono".


Ainda no sector das 2 rodas, as outras duas estreias que marcaram o primeiro dia do certame foram a apresentação da Neo Sports Café Concept e da nova geração da Honda GL1800 Goldwing.

Depois de aguçar a curiosidade dos seus fãs durante quase duas semanas, a Honda finalmente revelou o protótipo Neo Sports Café, um protótipo de um modelo naked que segundo a marca "combina a diversão e a beleza de uma moto desportiva com um pacote de características das motos de nova geração".
A moto é equipada com garfos robustos, luzes LED, painel de instrumentos digital, transmissão de 6 velocidades e um motor de quatro cilindros refrigerado a líquido com injeção de combustível.
O seu estilo naked, composto apenas com os elementos essenciais, sublinhado pelos detalhes de elevada qualidade nos componentes metálicos e de outros materiais, bem como as linhas sedutoras do tanque de combustível tornam a moto elegante. O seu motor e suspensão de proporções robustas e condensadas transmitem uma condução ao mesmo tempo entusiasmante e regular.
Para a Honda, este a Neo Sports Café destina-se a condutores maduros e experientes em motos desportivas que procuram associar elegância ao prazer fundamental da condução em 2 rodas.


A Honda apresentou ainda a nova geração do modelo turístico Honda Goldwing com novas tecnologias e duas variantes, a Goldwing (manual e sem encosto) e a Tour (transmissão DCT e com encosto). 
A nova geração carateriza-se pelo novo motor SOHC de seis cilindros horizontalmente opostos, a 4 tempos e 24 válvulas (4 por cilindro), e refrigerado a líquido, 127 cv de potência, transmissão manual de 6 velocidades e DCT de 7 velocidades, quatro modos de condução, consumo anunciado de 5,6 lt/100km e a suspensão original de duplos braços sobrepostos da Honda.


De destacar ainda a revelação mundial de duas novas versões da Honda PCX, a híbrida e a elétrica.
A PCX Hybrid é equipada com o sistema híbrido da Honda, onde uma bateria de alta potência e um alternador ajudam o motor de combustão de forma a providenciar mais binário, isto num pacote compacto de tamanho semelhante à PCX convencional. Esteticamente o modelo caracteriza-se pelas carenagens em dois tons, azul escuro e cinza escuro, complementados por apontamentos em azul vivo no emblema "Hybrid", faróis e banco.
A PCX Hybrid é, segundo a marca e pelo menos até outubro passado, a primeira moto híbrida do mundo.


A versão elétrica, a PCX Eletric, é equipada com o exclusivo motor elétrico de alta potência da fabricante e pela bateria amovível Honda Mobile Power Pack. Partilhando o mesmo design que a irmã híbrida, a Eletric enfatiza ainda mais os componentes EV e com o guarda-lamas traseiro dedicado agarrado ao motor, o modelo apresenta um visual mais limpo e futurista. A cor predominante é o branco acentuado por apontamentos em azul e preto, em coordenação com as cores da Honda Mobile Power Pack.

Ambas as novas versões da PCX iniciam as suas vendas no mercado asiático em 2018, por agora não foi revelada intenção de comercialização noutros mercados mundiais.


Veja a galeria de fotos aqui: Álbum Salão de Tóquio 2017










Fonte: Honda
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