17.2.17

Honda patenteia Projeto 2&4

A setembro de 2015, a Honda revelava o Projeto 2&4, um protótipo de veículo desportivo, semelhante a um kart, que junta as capacidades de mobilidade de duas e de quatro rodas, equipado com o motor da moto super-desportiva RC213V e carroçaria inspirada no lendário Honda RA272 de 1965.

Na altura, o protótipo gerou grande curiosidade durante o Salão de Frankfurt e muitos aficionados da marca desejaram que o mesmo visse os interiores de uma fábrica e fosse produzido. A marca nunca chegou a confirmar essa possibilidade, e o protótipo foi considerado como mais um estudo de conceito.
Até agora...

Embora ainda não tenha havido qualquer declaração sobre a viabilidade do projeto, a fabricante japonesa entrou com um pedido de patente, em agosto de 2016, para um chassi em alumínio com uma estrutura semelhante, senão mesmo idêntica, à do Projeto 2&4.

De acordo com os desenhos e respetiva descrição da patente publicada ontem, o chassi será em alumínio fundido, bastante leve e rígido, proporcionando uma resposta bastante rápida, e todos os outros componentes, tais como bancos, volante e direção, painel de instrumentos e pedais, estarão conectados à estrutura. O motor está localizado por detrás dos bancos e a tração será traseira.


O primeiro desenho confirma a possibilidade de configuração para um ou dois ocupantes, assim como a possibilidade do chassi ser facilmente adaptado para condução à esquerda ou direita. É também visível o sistema de suspensão de triângulo duplo e, embora no desenho o veículo apresente 4 rodas, a patente indica a possibilidade do quadro suportar uma configuração de 3 rodas, ou até mais de 4.

A "espinha" central da estrutura é oca, podendo aí alojar o tanque de combustível, e a restante estrutura desenvolve-se na zona traseira de forma a proporcionar o arrefecimento do motor, que tanto poderá ser de combustão como elétrico. A patente não é clara relativamente ao motor utilizado, mas o protótipo foi pensado para alojar o V4 de 999 cm³ de 215 cv da RC213V associado a uma transmissão DCT de 6 velocidades.

Outro fator curioso é o cuidado com a segurança. Segundo a patente, são previstos alguns sistemas de proteção insuflável, tipo airbag, no caso de capotamento.

O peso total do veículo deverá ser diminuto (405 kg na versão protótipo), visto que a carroçaria será apenas composta por uma quantidade mínima de painéis tal como foi apresentada no protótipo. Um peso pluma associado ao motor da RC213V, à estrutura leve e à tração traseira, não pode oferecer nada mais do que pura diversão e muita adrenalina.



Fonte: USPTO
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