2.2.17

Euro NCAP escolhe Honda Jazz para celebrar os seus 20 anos

Para celebrar o seu 20º aniversário, a avaliadora de segurança automóvel europeia, decidiu fazer uma comparação entre dois carros do mesmo segmento com 20 anos de diferença.

Para o exemplar mais antigo, a Euro NCAP escolheu um dos carros mais populares de 1997, o Rover 100, e para o mais recente, o atual Honda Jazz.

À 20 anos atrás, o Rover 100 posicionava-se no segmento dos super-minis juntamente com o Ford Fiesta, o Renault Clio e o Fiat Punto. Dos quatro, o Rover era o perfeito exemplo de um carro com muito má segurança para os passageiros, tendo obtido apenas 1 estrela, enquanto o Punto e o Clio eram classificados com 2 estrelas e o Fiesta com 3.
Em 2000, no mesmo ano em que o Fiat Punto aumentava a sua classificação para 3 estrelas e o Clio para 4, surgia o Honda Logo (antecessor do Jazz) que se classificava com 3.
Em 2004, o Jazz sucedia ao Logo, obtendo uma classificação de 4 estrelas. Atualmente, com 5 estrelas, a última geração do Honda Jazz é um dos automóveis mais seguros da sua classe, tendo sido premiado pela organização como "Melhor da Classe 2015".

Tanto na imagem (clique para aumentar) como no vídeo da comparação entre o Rover 100 e o Honda Jazz, é clara a significativa evolução da segurança oferecida nos carros de hoje.

Segundo estimativa do ETSC (Conselho Europeu para a Segurança do Transporte), os exigentes testes e avaliações da Euro NCAP ajudaram a salvar mais de 78 mil vidas entre 1998 e 2015. 
Vinte anos depois, de acordo com a avaliadora, mais de 630 classificações foram atribuídas, cerca de 1800 carros testados e 160 milhões de euros foram gastos por esta para tornar os automóveis mais seguros. Hoje, 9 em cada 10 carros vendidos na Europa foram classificados pela Euro NCAP.



Back To Top