6.1.17

Honda estreia protótipo NeuV no CES 2017

A Honda revelou ontem no âmbito do CES 2017, em Las Vegas, o seu Ecossistema de Mobilidade Cooperativa, onde inteligência artificial, robótica, conexão e intercâmbio de dados se unem para transformar a mobilidade futura e melhorar a qualidade de vida dos seus utilizadores.

No meio de uma série de protótipos e tecnologia conceptual apresentados, a Honda exibiu pela primeira vez o NeuV, New eletric urban Vehicle, que permitirá aos seus proprietários criar novas possibilidades de utilização para além da respetiva deslocação.
Segundo a marca japonesa, a maioria dos veículos particulares ficam parados 96% do tempo, com base neste propósito, surgiu o conceito para o NeuV. Este explora a ideia da partilha de veículos de condução autónoma, criando um novo rendimento aos seus proprietários enquanto estes não o utilizam. Outra característica interessante deste protótipo é que, durante os períodos de maior necessidade e quando não está a ser utilizado, pode vender de volta à rede de eletricidade a energia acumulada.

Mas, provavelmente, a particularidade mais interessante no NeuV é a sua inteligência artificial (IA). Como já tinha sido divulgado pela Honda, o NeuV integra aquilo a que a empresa chamou de "motor emotivo", um género de assistente atencioso desenvolvido pela SoftBank (cocoro SB Corp.) e pela Honda.
Denominada HANA (Honda Automated Network Assistant), esta tecnologia emergente irá aprender, ao longo do tempo, as emoções que estão por detrás das decisões do condutor e, posteriormente, fazer novas escolhas e recomendações. Verificará o bem estar emocional do condutor, recomendará músicas baseando-se no seu estado de espírito e ajudá-lo-á na sua rotina diária ao volante.


O NeuV permite o transporte de 2 pessoas mais bagagem ou de 4 pessoas, está equipado com um painel completamente tátil que abrange todo o tablier, permitindo o acesso tanto do condutor como do passageiro, e contém uma trotinete elétrica, denominada Kick 'n' Go, para uma deslocação rápida e curta até ao destino final.
O NeuV caracteriza-se ainda por uma excelente visibilidade dada pela extensa área envidraçada e linhas fortemente inclinadas que facilitam as manobras.
Embora incorpore tecnologia que lhe permite uma condução autónoma, o NeuV não é 100% autónomo. Fiel à sua posição quanto à total automatização dos veículos, a fabricante japonesa não quer retirar o prazer de condução aos proprietários do NeuV e mantém a possibilidade do condutor tomar controlo do veículo, mantendo o volante e os pedais físicos.
Com motores de 55 kW e bateria de 20 kWh, a Honda prevê que este mini veículo elétrico autónomo, destinado principalmente a uma utilização urbana, tenha uma autonomia de 160 a 321 km.

Este protótipo não deverá ver a luz do dia tal e qual como se apresenta, mas as tecnologias nele aplicadas são um importante avanço e representam a visão dos futuros veículos da marca. Um futuro onde os veículos comunicarão entre si, o condutor e as infraestruturas viárias de forma a minimizar as congestões de tráfego e eliminar os acidentes fatais, ao mesmo tempo que se tornam meios para aumentar a produtividade dos seus proprietários e melhorar a sua experiência de condução.




Fonte: Honda
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