Honda Ridgeline com LED é a pickup com a melhor iluminação
Quando falamos em condução noturna, a iluminação oferecida pelo veículo que conduzimos desempenha um importante papel na nossa segurança.
Uma boa iluminação torna o caminho à nossa frente percetível, fazendo-nos evitar buracos inoportunos, pessoas ou animais que se atravessam no caminho, ramos caídos ou outros obstáculos, carros parados nas bermas e ajuda-nos a avaliar o estado do piso onde circulamos. Por isso, na altura de adquirir um veículo, a iluminação é um aspeto que não deve ser menosprezado.
O Instituto de Seguradoras para a Segurança Rodoviária americano (IIHS - Insurance Institute for Highway Safety) avaliou a iluminação de 11 pickups (com as 23 combinações disponíveis), dos segmentos grandes e pequenas, e apenas 1 foi classificada como "Boa".
Desta lista fizeram parte:
- a GMC Sierra, a Chevrolet Silverado, a Ford F-150, a Toyota Tundra e a Toyota Tacoma, todas de 2016-2017;
- a Nissan Titan e a Honda Ridgeline, ambas de 2017;
- a Ram 1500, a Chevrolet Colorado, a GMC Canyon e Nissan Frontier, todas de 2016
Devido a encadeamentos excessivos, 14 combinações foram empurradas para a classificação "Marginal" (a segunda pior).
A Honda Ridgeline foi a única a receber uma avaliação de "Boa", mas
apenas com a configuração LED, presente nos níveis RTL-E e Black Edition. Quando equipada com os faróis base, a
classificação desceu drasticamente para "Pobre".
Os faróis da GMC Sierra obtiveram uma classificação de "Aceitável", os da Nissan Titan e da Ram 1500 foram classificados como "Marginal", e os das restantes obtiveram "Pobre", a pior classificação.
O IIHS declarou ainda que a iluminação da Ford F-150 foi a mais dececionante, tanto com os faróis de halogéneo como com os opcionais de LED. E que a Chevrolet Colorado foi a pior de todas, isto porque os seus faróis base apenas conseguem iluminar 37,50 m à sua frente.
Em comparação, a Honda Ridgeline ilumina a estrada à sua frente até 109 m. Os projetores médios de LED fornecem uma iluminação entre o bom e o satisfatório na maioria dos casos, apresentando uma visibilidade que o IIHS considerou como inadequada apenas quando a curvar à esquerda. A assistência à iluminação (máximos automáticos) compensou algumas das deficiências apresentadas pelos faróis médios.
Para determinar as classificações, o IIHS testou as pickups em linha reta e em curvas, medindo a distância que cada uma conseguia iluminar eficientemente. Os modelos com assistência à iluminação receberam um louvor extra.
"Estes últimos resultados seguem o mesmo padrão dececionante dos restantes grupos (crossovers e sedans)", refere Matthew Brumbelow, engenheiro do IIHS. Adiantando ainda que "à medida que a segurança dos veículos vem melhorando nos últimos anos, este importante equipamento tem sido negligenciado."
"Estes últimos resultados seguem o mesmo padrão dececionante dos restantes grupos (crossovers e sedans)", refere Matthew Brumbelow, engenheiro do IIHS. Adiantando ainda que "à medida que a segurança dos veículos vem melhorando nos últimos anos, este importante equipamento tem sido negligenciado."
A intenção do IIHS é que os fabricantes automóveis melhorem cada vez mais a iluminação oferecida nos seus veículos, tornando-a um fator diferenciador quando chega a altura das classificações atribuídas pelos vários institutos de avaliação de segurança automóvel. Para isso, modelos a partir de 2017 terão de obter uma classificação de "Boa" ou "Aceitável" para o veículo ser considerado para o galardão Top Safety Pick+.