Honda CBR600RR oficialmente descontinuada
Estão confirmadas as suspeitas de que a CBR600RR estaria com os dias contados.
Os elevados custos de adaptação da moto às regulamentações Euro4 e o baixo volume de vendas dos últimos tempos ditaram o fim da icónica 600cc.
Em entrevista à imprensa francesa, o diretor de relações públicas da Honda França, Bruno Chemin, afirmou oficialmente que a produção da CBR600 vai ser cancelada e não será retomada num futuro próximo.
"Descontinuámos a CBR600 principalmente por duas razões. A primeira é que o mercado das super-desportivas 600 tem vindo a regredir nos últimos anos. Já não é o sucesso de vendas anuais para a Honda. E depois há a legislação Euro4.
Colocar a CBR600 em cumprimento com a classe Euro4 era possível tecnicamente. Mas esta atualização teria custos e a operação de desenvolvimento necessária não seria lucrativa. É por isso que a Honda decidiu parar o desenvolvimento do modelo.", declarou Chemin.
Segundo o diretor francês, a CBR600RR ainda será comercializada enquanto existir stock, o que deverá durar até durante o próximo ano tendo em conta o ritmo lento de vendas.
Graças a uma exceção regulamentar especialmente implementada, após 1 de janeiro de 2017 apenas um máximo de 10% do volume de vendas dos últimos 2 anos de modelos Euro3 poderá ser comercializado, garantindo assim que os stocks possam ser escoados.
Outra vítima da regulamentação Euro4 foi a Hornet 600, que partilhava características com a CBR600.
Quanto ao rumor de dois anos sobre uma Hornet 800, Chemin afirma que, tanto quanto sabe, atualmente não existem planos para o seu regresso.
Fonte: MotoRevue