Honda RC213V-S vai competir na Isle of Man TT
A RC213V-S, variante da Repsol Honda MotoGP, foi apresentada no ano passado durante o Salão de Frankfurt e é a experiência mais fiel que se pode ter de uma moto de competição legal para circular na via pública.
Parceira de longa data da Honda, a equipa da Valvoline Racing da Padgett’s irá levar a RC213V-S à Isle of Man TT deste ano. A moto irá participar nas corridas RST Superbike e PokerStars Senior TT.
Clive Padgett, chefe da equipa, revelou que a ideia de levar a réplica da Honda Moto GP à Isle of Man TT partiu de um cliente durante uma conversa de bar.
"Estava a beber uma Guinness com um cliente que nos tinha acabado de comprar uma RCV quando ele sugeriu o que seria ver uma em Bray Hill.", comentou Padgett, e foi o que bastou para o processo se iniciar.
"A Isle of Man TT é tudo acerca de inovação e pioneirismo e eu queria mesmo fazer algo diferente. Vejo isto em linha com o espírito que o Sr. Honda tinha quando veio participar pela primeira vez na TT com as suas motos de competição em 1959.", adiantou.
Para além dos preparativos necessários a equipa da Padgett's terá como responsabilidade tornar a RC213V-S numa moto capaz de aguentar as dificuldades da competição.
Dada a exclusividade do modelo, o maior desafio para a Padgett's é a falta de peças para as modificações necessárias. Essa falta tem sido colmatada com o fabrico por encomenda.
"Tem sido um projeto bastante difícil de concretizar.", "Coisas como as rodas, os garfos K-Tech, os amortecedores traseiros, os travões e os guardas do radiador tiveram todos de ser feitos especialmente para o efeito", comentou Clive Padgett.
Com estes desafios em mente a Padgett's preparou uma montagem especial para a RC213V-S. A aplicação de um kit de competição OEM, que incluí um escape em titânio e uma ECU especial, a preparadora conseguiu que o motor de 159 cv produza agora mais de 200 cv.
A pilotar esta versão de competição da RC213V-S, na Isle of Man TT, estará o neozelandês Bruce Anstey, vencedor do SuperBike TT 2015.
Segundo o piloto, o comportamento da moto é idêntico ao de uma 600cc, mas os 5 cm a mais de comprimento, relativamente à sua anterior Fireblade, deverão ajudar na estabilidade.
A Isle of Man TT decorrerá de 4 a 10 de junho.
Fonte: iomtt