21.5.16

Novo S2000 em 2018?

Desde a sua descontinuação em 2009, o roadster S2000 tem vindo a ser alvo de rumores atrás de rumores. Tantos que já lhes perdemos a conta.

Em 2013, surgia o rumor de que a Honda estaria a ponderar num sucessor e que o seu lançamento estaria previsto para 2015/2016. Hoje chegamos à conclusão de que se tratava do pequeno S660.
Em maio de 2014 voltou à baila o seu renascimento, agora parte de um trio desportivo constituído também pelos NSX e S660. Eram avançados alguns detalhes acerca do motor e tração, e a data da sua chegada era prevista para 2017.
Em agosto do mesmo ano foi anunciada a luz verde para o desenvolvimento do próximo S2000. Era então referido que o local da sua produção e desenvolvimento seria nos EUA, onde o sucessor do NSX estava a nascer. E claro, começaram a surgir as típicas simulações com sugestões de como será o próximo roadster.
Em 2015, após ter aparecido uma imagem num revista japonesa de um roadster semelhante a um NSX de pequenas dimensões, o seu retorno volta a ser tema de conversa mantendo as informações não oficiais avançadas em 2014.

Agora que o ex-líbris dos desportivos da marca, o NSX, está terminado e com a aproximação do 70º aniversário da marca em 2018, novo rumor surge, desta vez com uma mistura das informações anteriores e mais algumas novidades.

Segundo as informações avançadas pelo site Car and Driver, o sucessor do S2000 terá dimensões idênticas às do seu rival Mazda MX-5, mas com bastante mais potência.
A teoria da tração traseira mantêm-se, o que indica que poderá vir a ser desenvolvida uma plataforma dedicada. Embora a Honda não tenha atualmente nenhuma plataforma para um desportivo compacto, lembramos que tal foi previsto para o protótipo Acura Precision apresentado este ano no Salão de Detroit.


Especula-se ainda que o próximo desportivo da marca seja equipado com uma versão mais aligeirada do 2.0 turbo do Civic Type R, e que este será montado à frente. Uma versão híbrida, baseada na tecnologia do NSX, é ainda uma possibilidade.
Tendo em conta que a versão mais potente do MX-5 conta com 160 cv e, a confirmar-se a integração do 2.0 turbo, o novo S2000 deverá disponibilizar uma potência entre os 250 e os 300 cv.
Um rumor do ano passado adiantava ainda a possibilidade da existência de uma versão equipada com um 1.5 turbo de 180 cv.
É esperado que o peso do novo roadster não ultrapasse os 1315kg.

Segundo a fonte destas informações, a equipa de desenvolvimento do centro em Ohio terá sido reforçada por uma equipa vinda do Japão e estará já a trabalhar no carro. Tudo indica que o novo S2000 será construído na mesma fábrica do NSX, nos EUA.

A mesma fonte avançou ainda, que uma edição comemorativa de uma moto baseada na MotoGP poderá estar a ser desenvolvida. A moto será uma versão de estrada da RC213V-S, mas menos potente.


Fonte: Car and Driver
Back To Top