Honda patenteia sistema de cilindrada variável
De acordo com uma patente registada pela marca nipónica no departamento de patentes japonês, tudo leva a crer que a construtora está a trabalhar numa nova geração de motores que irá quebrar com a tradicional regra de que a capacidade de um cilindro é igual à capacidade total do motor dividido pelo seu número de cilindros.
Segundo a patente, os novos motores serão baseados na premissa de que a capacidade distribuída pelos vários cilindros poderá ser diferente entre eles. Ou seja, a solução permitirá variar o curso de cada um dos cilindros no motor, permitindo a cada cilindro ter uma capacidade diferente.
Esta tecnologia permitirá uma variedade de combinações de capacidade total a trabalhar ao mesmo tempo, proporcionando assim, incrementos mais pequenos do que num motor com cilindros de capacidade iguais.
Por exemplo, imaginando um motor de 1.600 cc com 4 cilindros, se cada cilindro tiver respetivamente 200, 500, 350 e 550 cc, permitirá ao motor 15 variações de capacidade e a diferença entre cada um será menor que os 400 cc do sistema tradicional.
Como resultado, face ao sistema convencional, teremos um maior equilíbrio entre potência e eficiência.
Segundo a patente, os cilindros terão diâmetro idêntico, sendo que a variação da capacidade de cada cilindro se baseará na dimensão dos ciclos atribuídos pela cambota. De maneira a limitar a vibração produzida pelos diferentes impulsos, os cilindros (de tamanhos diferentes) terão de ser ordenados de forma a distribuir a carga na cambota.
A patente revela ainda que este novo conceito terá como destino motores V6 e multi-cilíndricos em linha.
Apesar da patente ter sido registada em 2014 e publicada em janeiro deste ano, a Honda ainda não se pronunciou sobre o futuro ou propósito desta inovação.
Fonte: JPO e AutoGuide