HMEL, o centro nevrálgico da Honda na Europa
Quando compra um carro, uma mota ou encomenda uma peça ou acessório, já imaginou o percurso desse produto até lhe ser entregue?
Independentemente da origem desse produto, parte do seu percurso antes de chegar às sua mãos é feito em território europeu e quem gere toda essa logística é o Centro de Logística Europeu da Honda Motor (HMEL) em Ghent, Bélgica.
O HMEL iniciou a sua atividade em 1978 como subsidiária da Honda Motor Co. japonesa. Localizada no porto de Ghent, o HMEL tem sido o centro logístico da Honda na Europa à mais de 30 anos. Este centro lida com a logística de praticamente todos os produtos Honda comercializados na Europa, desde carros, motas, equipamentos de força, peças e acessórios, a motores industriais e desenvolvimento de sistemas de comunicação informação. Na maior parte dos casos, é também no HMEL que os extras, que julgamos vir montados de fábrica quando encomendamos um veículo, são montados.
O HMEL conta com 816 associados, um espaço de armazenamento de 285 mil m² e uma zona de parqueamento para 17 mil carros, entre outras instalações. Em 2015, produziu 350 carros por dia, distribuiu 153 mil motos e 400 mil equipamentos de força durante todo o ano.
No decorrer de 2015, o HMEL foi ainda responsável por gerar um volume de negócios de 511 milhões de euros.
Assista ao vídeo e conheça o centro que gere toda a logística da marca nipónica no continente europeu.
Fonte: Honda