Clarion moderniza NSX de 1991
A Clarion, empresa de equipamentos áudio e multimédia, conduzida pelo seu amor aos carros e desejo de rejuvenescimento de modelos que nos marcaram a todos no passado, através da divisão de marketing da sua subsidiária americana, ClarionBuilds, tem vindo a construir uma reputação de restauradora de clássicos icónicos, primeiro com o restauro de um BMW 2002 de 1974 e agora um Honda (Acura) NSX de 1991 (primeira geração) com nada mais nada menos que 368.540 km.
Mas para projetos destes não basta o mecânico da esquina, são necessários parceiros de peso que saibam o que estão a fazer, por isso, com o espécime de cor preta escolhido, a Clarion tratou de convidar os especialistas em Hondas e Acuras da AutoWave de Mike LaPier. Ao longo dos seus 31 anos de existência, a AutoWave já mexeu em cerca de 700 NSX dos mais de 8700 modelos vendidos nos EUA.
Segundo LaPier, para além das típicas substituições de material de desgaste, pouco há a fazer nos NSX. "Os motores e as suspensões são excelentes. Normalmente, só mexemos nas borrachas, nos elevadores dos vidros, que com o tempo tendem a ficar lentos, e nos sistemas de áudio. Quando olhamos para o NSX, vemos um super-desportivo com a fiabilidade de um Civic. Nada de grave acontece com estes carros. O NSX é, de facto, engenharia japonesa no seu melhor."
- Motor 3.0 V6 de 270 cv original substituído por um 3.2 lt com 9660 km (JDM) proveniente de um NSX de 2002 salvado;
- Adicionados um compressor da CT Engineering, uma transmissão manual de 6 velocidades da Honda, um kit de travões Big Brake de 4 pistões da StopTech e discos de 328 mm x 28 mm;
- Sistema de admissão, filtro de ar e escape personalizados da AEM;
- Radiador em alumínio da Koyorad;
- Para-choques dianteiro e traseiro 5 cm mais largos da Downforce Parts;
- Jantes Volk ZE40 da Rays Engineering e pneus Michelin Pilot Super Sport (225/40ZR18 à frente e 265/30ZR19 atrás);
- Suspensão inox Variant 3 à frente e atrás da KW;
- Pintura Blu Caelum bi-fásica da Basf (a mesma utilizada pela Lamborghini);
- Reestofagem dos interiores pela LeatherSeats;
- Substituição do sistema de áudio original pelo Clarion NX706 com equalizador de 32 bandas e ecrã tátil de 7", assente na consola modificada pela Downforce, adicionado um processador Clarion Z3 com tweeters, colunas Z7 e subwoofer Z25W;
- Volante modificado pela Euro Boutique.
O resultado
Um NSX do passado trazido para o presente com tudo o que o NSX original tem de bom.... mas ainda melhor!
Com apenas 1452 kg de peso, um binário de 515 Nm e uma potência lida pela AutoWave no dinamómetro de 378 cv (à cambota) e 344 cv (às rodas), este NSX é capaz de atingir os 100km/h em apenas 4.3 segundos, uma velocidade máxima de 322 km/h e curvar com forças de 1 g.
Para testar tudo isto, a ClarionBuilds convidou o piloto, Chris Forsberg, campeão de Formula Drift e piloto oficial da ClarionBuilds.
Acompanhe o processo nos vídeos.
Fonte: ClarionBuilds e AutoWave