143 mil Hondas recolhidos por defeito em airbag
A Honda Motor Co. está a chamar às oficinas cerca de 143.000 veículos, no Japão, devido a um defeito no insuflador dos airbags.
Na origem deste recall está a falha de ativação de um insuflador da Daicel Corp. que, após uma colisão, resultou em ferimentos para o condutor.
Depois da análise ao equipamento e segundo declarações do porta-voz da Honda, Misato Fukushima, o propulsor usado nos insufladores do airbag não era o adequado e funcionou com uma velocidade inapropriada.
Este recolher abrange apenas veículos vendidos no Japão e não tem qualquer ligação com o defeito dos airbags Takata, responsável pela recolha mundial de milhões de veículos de várias marcas e que recentemente viu o número de mortes aumentar para 11, quando os airbags de um Civic 2002 dispararam após colisão com a traseira de um CR-V que estava parado num semáforo.
Os insufladores da Daicel, que estão agora abrangidos por este recolher, estão montados em airbags da Nihon Plast Co. e, de acordo com Fukushima, não são ou foram usados como substitutos para resolver o defeito dos Takata.
Entretanto, segundo declarações do porta-voz da Daicel, a companhia interrompeu a produção do insuflador em causa e está a cooperar com a Honda.
Fonte: Bloomberg