5.2.16

Civic Type R nas mãos de 2 preparadoras de tuning

A entrada da Honda nos motores turbinados abriu um novo mundo de oportunidades para as empresas de afinações.
Se antes o trabalho de afinar um motor naturalmente aspirado requeria muito mais do que apenas eletrónica, agora tudo se tornou mais simples e basta o acesso a um computador.

Desde o lançamento do Civic Type R que se imaginava quanto mais se pode espremer do radical hot hatch. Pois, foi isso mesmo que duas empresas decidiram saber, colocando o Civic Type R num dinamómetro após a sua atualização da ECU.

Com a sua programação, a francesa ShifTec conseguiu aumentar a potência do Civic dos 310.86 cv às 6777 rpm (226 km/h) para 349.11 cv às 6153 rpm (205 km/h). E se o binário original de 409 Nm às 3634 rpm já é notável, os 487 Nm às 3646 rpm que são agora produzidos após a modificação serão certamente sensacionais, principalmente quando se está a falar de um veículo de tração frontal.
Esta programação está disponível por um preço que varia entre os 790€ e os promocionais 632€.

Para além do Civic Type R e outros, a ShifTec tem reprogramações para:
  • HR-V 1.6 i-DTEC, que eleva a potência e binário originais para os 160 cv e os 360 Nm
  • CR-V 1.6 i-DTEC 120 cv, disponibilizando mais 40 cv e 60 Nm
  • CR-V 1.6 i-DTEC 160 cv, com aumento de mais 30 cv e mais 60 Nm
  • CR-V 2.2 i-DTEC 150 cv, adicionando mais 40 cv e 70 Nm
  • e Civic 1.6 i-DTEC 120cv, com mais 40 cv e 60 Nm do que o original

Disponibilizando dois níveis de reprogramação, a belga BR-Performance não varia muito dos valores da ShifTec.


No Nível 1, que consiste apenas na reprogramação sem modificação de qualquer parte mecânica, o Civic Type R chega aos 350 cv de potência e 500 Nm de binário máximo.
Mas é no Nível 2 que a programação da BR-Performance se destaca, oferecendo um aumento de mais 60 cv, ficando o Type R a disponibilizar uma potência máxima de 370 cv e um binário de 520 Nm. Para além da reprogramação, este nível consiste na modificação da parte mecânica, como a admissão, sistema de exaustão e embraiagem. Intercooler e dump valve da Forge Motorsport, filtro de ar da BMC e escape completo com catalisador desportivo da Miltek são alguns dos equipamentos adicionados.
A preparadora belga não divulga o valor do Nível 2, mas o nível inicial está disponível por 890€.

Para quem está preocupado com questões ambientais e económicas, a BR-Performance disponibiliza ainda a ECO, que consiste na reprogramação individual do sistema de gestão do motor. Regulando os seus parâmetros de ignição e injeção, entre outros, visa a diminuição do consumo de combustível.
No caso do Civic Type R, com modificação de nível 1, a economia chega a aproximadamente 13%.
Esta reprogramação ECO tem um valor de 790€.

À semelhança da sua colega francesa, a BR-Performance também disponibiliza reprogramações para outros modelos da marca nipónica, exemplo disso é o novo HR-V 1.6 i-DTEC que vê a sua potência aumentada para os 165 cv e 380 Nm de binário máximo, e uma redução de aproximadamente 14% no consumo de combustível.



Fonte: ShifTec e BR-Performance
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