11.12.15

NSX, o original ou a sequela?

Na indústria do cinema, as sequelas de grandes filmes são sempre complicadas. Ou acertam na mouche e sai mais um êxito de bilheteiras, ou estragam tudo e tornam-se no maior flop digno dos prémios "Razzies" (Golden Rasperry Awards).

Após 25 anos, a Honda resolveu, finalmente, produzir a sequela do seu super-desportivo. Mas ao contrário do original, esta sequela está a ter uma fase de acabamentos bastante demorada, testando a paciência dos seus futuros proprietários ao limite (a entrega dos primeiros exemplares está prevista para a primavera de 2016).

Desde 2007, quando o protótipo Honda/Acura Advanced Sports Car foi revelado com um motor V10 (o projeto foi posteriormente cancelado após vários testes), até aos dias de hoje muito foi alterado neste super-desportivo. Em 2011, surgia o NSX Concept com um motor V6 montado transversalmente, tal como o original. Finalmente, no início deste ano, os engenheiros da Acura acharam que faltava alguma coisa, por isso resolveram adicionar dois turbos e colocar o motor em posição longitudinal, o que fez com que se alterasse uma boa parte do carro.

Mas será que no final, esta sequela de design altamente futurista e cheia de alta-tecnologia poderá ser considerada uma sequela?, ou apenas um novo NSX que irá quebrar com a herança deixada pela versão original dos anos 90?
Afinal de contas, o NSX da década de 1990 era um carro com um propósito simples, prático, construído numa base totalmente em alumínio, sem excessos, com a mestria da engenharia Honda, com um design elegante sem pretensões a ser italiano, e que fez muitas marcas desportivas na altura pensar duas vezes no rumo que teriam de tomar no futuro.

A equipa da MotorTrend foi até ao circuito de Sonoma, Califórnia, para descobrir isso mesmo num ensaio de pista com as duas gerações.



Back To Top