Honda cessa parceria com Takata
A Honda Motor Co. anunciou esta semana que irá deixar de utilizar os insufladores de airbag fabricados pela Takata, cujos produtos levaram à recolha de milhões de veículos em todo o mundo.
Em comunicado, a Honda afirma que "Temos conhecimento de provas que surgiram e que indicam que a Takata deturpou e manipulou os dados das provas de insufladores dos airbags".
Perante esta situação, a companhia assegura que mundialmente "nenhum modelo novo da Honda ou Acura atualmente em desenvolvimento será equipado com um dispositivo de airbag do condutor e passageiro da empresa Takata".
A marca não especificou quais as alternativas que estão sobre a mesa, mas está já a comprar os dispositivos de outras concorrentes da Takata, Autoliv, TRW Automotive Inc e Daicel Corp.
A decisão da marca nipónica chegou no mesmo dia em que a Administração Nacional para a Segurança Viária Americana (NHTSA) decidiu multar a Takata, em 70 milhões de dólares, pela sua negligência em informar as falhas e ordenou a suspensão da utilização dos dispositivos.
A verdadeira causa do defeito ainda não foi descoberta, mas especialistas acreditam que o nitrato de amónio usado como propulsor nos insufladores pode, ao longo do tempo, tornar-se instável em contacto com graus elevados de humidade. Outros sugerem ainda que, o facto de os carros de hoje terem o seu habitáculo mais hermético contra a humidade também poderá ser um fator contribuinte.
Fonte: Nikkei