Jazz 2015 europeu - toda a informação
A terceira geração do popular utilitário hatchback da Honda, o Jazz, está destinada a redefinir o segmento B com mais espaço, versatilidade, refinamento e tecnologia.
O novo Jazz continua a forte reputação dos seus bem sucedidos predecessores. Mundialmente, o carro também conhecido como "Fit" noutros mercados, vendeu mais de 5 milhões de unidades desde que a primeira geração foi lançada em 2001 e continua a ser fabricada em sete países. Enquanto o recém-chegado mantém a clássica silhueta Jazz, exibe um estilo distintivamente contemporâneo, incluindo uma arrojada frente e linhas de carácter forte.
Motor
No seu lançamento, o novo Jazz estará disponível com o novo, altamente eficiente e responsivo motor a gasolina 1.3 i-VTEC da série Earth Dreams. Disponibilizando 102 cv às 6.000 rpm, o motor estará acoplado a uma nova caixa manual de 6 velocidades ou a uma nova transmissão automática CVT (como opção).
Um design inteligente assegura que este novo motor i-VTEC, de 4 cilindros, produza uma performance equivalente ao anterior 1.4 lt, em conjunto com uma economia de combustível equivalente à do 1.2 lt. O binário máximo do novo Jazz situa-se nos 123 Nm às 5.000 rpm.
Equipado com a transmissão manual, o Jazz acelera dos 0-100 km/h em 11,2 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 190 km/h. Enquanto que com a transmissão automática CVT, atinge os 100km/h em 12 segundos, e alcança a velocidade máxima de 183 km/h.
A eficiência global é aumentada através do uso de um sistema EGR arrefecido de alto fluxo, reduzindo a fricção, melhorando a tecnologia idle-stop (paragem automática ao ralenti), e o funcionamento eletrónico para a árvore de cames de controle temporal variável (VTC) que otimiza o tempo de admissão das válvulas mesmo com o motor a frio. Para melhorar a eficiência térmica, o rácio da compressão foi elevado para 13.5:1.
O novo motor de 1,318 cc também pesa menos do que o anterior de 1.4, através do uso de veios mais estreitos, uma cambota 27% mais leve e a adoção de um coletor de admissão todo em resina.
O novo motor a gasolina 1.3 cumpre com as regras de emissões Euro6, com emissões de CO2 a começar nuns impressionantes 106 g/km, enquanto o consumo misto começa nos 4,6 lt/100km (ambos os resultados conseguidos com a transmissão CVT).
Tal como o novo HR-V, o Jazz 2015 (com transmissão CVT) vem equipado com o sistema de reconhecimento de
redução de mudança durante a travagem. O Early Downshift During Braking
(EDDB) utiliza o motor para assistir o condutor durante a travagem.
Quando o sistema reconhece uma situação de desaceleração, descida ou
curva iniciada pelo sistema de travagem, o EDDB automaticamente aumenta a
aceleração do motor para providenciar o travamento através deste. Isto
permite uma rápida reaceleração após um abrandamento ou uma rápida
aceleração após uma curva.
Outra das características em comum com o HR-V é o Fast Off. Este sistema mede quão rápido
o condutor larga o pedal do acelerador e mantém as rotações do motor,
permitindo uma travagem através do motor em situações em que o condutor
tenha largado o pedal rapidamente. Este sistema foi amplamente testado
nas estradas europeias, nos seus limites de velocidade. Por exemplo, o
Fast Off reconhece quando o condutor se prepara para ultrapassar um
veículo, mas não é capaz de completar a manobra derivado ao trânsito em
sentido oposto. Quando o condutor larga o acelerador para deixar o outro
veículo passar, o Fast Off mantém uma aceleração alta do motor
preparando-se para completar a ultrapassagem.
Estrutura e suspensão
A nova plataforma do Jazz representa menos 12% do peso do seu predecessor e beneficia de uma maior rigidez estrutural. As unidades destinadas ao mercado europeu são caracterizadas em exclusivo por uma carroçaria mais endurecida e definições de suspensão especificas. Estas alterações foram desenhadas para maximizar o prazer da condução nas estradas europeias, permitindo à suspensão e direção funcionar de modo mais preciso.
Componentes da suspensão mais leves e aperfeiçoados - MacPherson à frente e barra de torção tipo H atrás - foram combinados com uma distância entre eixos 30mm mais longa para gerar um comportamento mais estável. Um novo sistema de amortecedores também melhoram a qualidade do comportamento e reduzem a transmissão das vibrações para a cabine.
Outras melhorias incluem o inovador sistema de Assistência ágil à Condução e o sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo (em comum com a renovação da gama Civic), para
permitir uma condução empenhada e segura em todas as situações.
Ambos os sistemas funcionam em conjunto, quando necessário e
de maneira imperceptível para os ocupantes, aplica uma ligeira força de
travagem às rodas interiores, quando se vira o volante e às rodas
exteriores quando o volante regressa à posição de condução a direito. Isto maximiza a
tração ao curvar ou durante as acelerações em superfícies
escorregadias. O sistema de Assistência à Estabilidade do Veículo aplica
os travões a uma ou mais rodas e reduz a potência do motor para
garantir que o veículo permanece na sua trajetória. O sistema também
permite melhorar a sensibilidade do pedal dos travões.
Uma travagem estável é assegurada por um sistema de discos ventilados de 262 mm à frente e sólidos de 239 mm nas rodas traseiras. Ajudas eletrónicas que maximizam a travagem e melhoram a estabilidade do veículo incluem: o ABS, EBD, Assistente de travagem (BA), Assistente de estabilidade (VSA) e Assistente de arranque em subida (HSA).
Equipamento e Segurança
Conetividade avançada e info-entertenimento estão disponíveis no novo Jazz através do sistema Honda Connect, inicialmente introduzido na Europa pelo CR-V 2015. Este sistema é equipado de série em todos os modelos de média e alta gama.
Através do Honda Connect estão disponíveis informações sobre o veículo,
câmara traseira de estacionamento com as diretrizes dinâmicas, música,
Bluetooth, acesso à internet, aplicativos pré-instalados, Honda App
Centre, AM/FM/DAB e web-rádio, interface de telefone, comandos no
volante e Mirror Link que espelha o ecrã do dispositivo ao qual está ligado.
Como em todos os novos veículos Honda vendidos na Europa, o Jazz é equipado com uma série de tecnologias de segurança ativas e passivas premium desenhadas para tornar a condução mais fácil e segura.
Todos os Jazz europeus estarão equipados com o sistema de travagem citadina ativa (CTBA). Especialmente desenhado para evitar ou mitigar acidentes a baixa velocidade, o sistema usa tecnologia de radar laser para examinar a estrada, aplicando automaticamente os travões se um risco eminente de colisão for detetado. O sistema está desenhado para funcionar a velocidades abaixo dos 32 km/h.
O completo conjunto de tecnologias de segurança ativa - Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) - está disponível como opção no modelo base e como equipamento de série nos intermédio e topo de gama. O ADAS incluí: Aviso de Colisão Frontal, Aviso de Desvio de Faixa, Mudança Automática
de Faróis Máximos, Limitador de Velocidade Inteligente e
Reconhecimento de Sinais de Trânsito.
Todos os novos Jazz incorporarão também a tecnologia de estrutura corporal de Engenharia Avançada de
Compatibilidade™ (ACE™) que aperfeiçoa a performance dos sistemas de
segurança passiva, melhorando a proteção dos ocupantes em caso de
acidente.
Os novos Jazz estarão equipado com com
um total de 6 airbags (frontais, laterais e de cortina).
A terceira geração do citadino foi desenvolvido e desenhado para conseguir a classificação máxima nos testes de colisão do Euro NCAP.
Design
O novo design exterior do Jazz é caraterizado pela distinta frente com o conceito "solid wing" partilhado pelas restantes novas gamas da Honda. Comparado com a anterior geração, o novo modelo exibe uma forma mais robusta e futurista.
As fortes linhas que emergem da forma em X do pára-choques e grelha frontais elevam-se desde os cantos inferiores dos faróis, passando pelo capot, e ao longo do tejadilho até ao spoiler traseiro, terminando na zona inferior do pára-choques traseiro, de forma a criar uma aparência segura, rebaixada e aderente à estrada.
Linhas profundas rasgadas nas laterais crescem desde o arco das rodas frontais até à traseira para dar um aspeto de inclinação e movimentação. Na traseira, o spoiler e o vidro quase vertical providenciam uma estética forte, enquanto os farolins angulares acentuam o arrojado design.
O novo Jazz estará disponível em três níveis de equipamento. O nível intermédio está equipado com jantes de liga leve de 15" e 5 raios. Os topos de gama estarão montados com jantes de 16" de 5 raios com desenho de alto contraste em prata e cinza escuro metálico.
A terceira geração contará com uma série de cores. Três metálicas (Cinzento Alabaster, Cinzento Matizado e Azul Desportivo Brilhante), três peroladas (Branco Orquídea, Preto Cristal e Amarelo Atração) e duas cores sólidas (Vermelho Milano e Laranja Pôr-do-Sol). O Azul Desportivo Brilhante é uma cor nova para o Jazz, enquanto o Cinza Matizado, o Laranja e o Amarelo são pinturas totalmente novas introduzidas pela primeira vez na gama Honda para o Jazz Europeu.
No interior, o habitáculo oferece aos ocupantes uma sensação de espaço arejado graças ao grande vidro do pára-brisas que encontra o tejadilho numa posição recuada. Isto, em conjunto com os grandes vidros junto dos retrovisores providencia uma excelente visibilidade para o exterior.
Tal como no novo HR-V, o painel central está ligeiramente inclinado para o condutor de forma a oferecer uma boa visibilidade e inspirar confiança. Um habitáculo user-friendly é caraterizado pelas bem posicionadas áreas de arrumação, em conjunto com dois grandes suportes de copos na frente e centro da consola junto ao apoio de braço que é grande o suficiente para acomodar uma tablet.
Materiais de qualidade incluem um tablier preto de toque suave e superfícies de acabamento premium, tecidos contrastantes e aplicações de acabamento cromado polido.
O painel de instrumentos é constituído por 3 mostradores, cada um rodeado por um anel "flutuante" iluminado. A função ECO Assist muda a cor do anel do velocímetro de branco a verde, consoante a eficiência do consumo que regista durante a condução.
Os modelos base estão equipados com ar condicionado como equipamento de série.
Um ecrã LCD de 5" está posicionado no centro da consola e controla o rádio, leitor de CD ou qualquer música transmitida através de dispositivos pessoais, transmitindo-a às 4 colunas de 180 watts.
Um ecrã LCD de 5" está posicionado no centro da consola e controla o rádio, leitor de CD ou qualquer música transmitida através de dispositivos pessoais, transmitindo-a às 4 colunas de 180 watts.
Os modelos intermédios estão equipados com controlos no volante e um ecrã tátil de 7" onde se controla o sistema Honda Connect.
Os modelos de topo beneficiam ainda de volante em pele, abertura sem chave, botão start/stop para ligar o motor, e o um painel tátil para o ar condicionado automático. Os modelos de topo incluirão também um padrão de tecido premium exclusivo para os estofos dos bancos, aplicações extra de materiais de toque suave, e aplicações adicionais cromadas no habitáculo.
Exteriormente maior que o seu predecessor por 95 mm e 30 mm mais largo entre eixos, o Jazz 2015 é dotado com um espaço interior para passageiros líder na sua classe: pernas, ombros e cabeça na frente e traseira. Em comparação com o já espaçoso Jazz da segunda geração, o novo modelo oferece aos passageiros da frente mais 30 mm de espaço para os ombros e 20 mm entre ocupantes. Os passageiros de trás podem desfrutar de um aumento de espaço para as pernas de mais 115 mm, 65 mm para os joelhos e 20 mm para os ombros.
O tanque de combustível de baixo perfil está montado por debaixo dos
bancos da frente, libertando espaço debaixo dos bancos traseiros por
forma a acomodar o sistema de bancos "mágicos". Este sistema consegue adotar 4 modos de configuração por forma a maximizar o espaço interior necessário em qualquer situação.
O Jazz 2015 também proporciona aos seus proprietários um espaço de carga líder de classe. A bagageira do novo Jazz oferece uma capacidade de 354 lt (modo normal), um aumento de 17 litros em comparação com a geração anterior, e 1.314 lt de capacidade máxima (com os bancos rebatidos).
O acesso à bagageira torna-se fácil através de um portão com uma largura de 1.090 mm e uma altura de acesso de apenas 605 mm.
Especificações técnicas
1.3 litros i-VTEC (gasolina) | |
Tipo | 4 válvulas por cilindro |
Capacidade (cc) | 1.318 |
Diâmetro x curso (mm) | 73,0 x 78,7 |
Taxa de compressão | 13,5 |
Potência | 102 PS às 6.000 rpm |
Binário | 123 Nm às 5.000 rpm |
Transmissão
1.3 litros i-VTEC | |
Manual – velocidades | 6 |
CVT – velocidades | Variável com 7 velocidades simuladas |
Relações de transmissão
1.3 litros i-VTEC Manual de 6 veloc. |
1.3 litros i-VTEC CVT |
|
1ª | 3.461 | 2.526 ~ 0.408 |
2ª | 1.869 | - |
3ª | 1.235 | - |
4ª | 0.948 | - |
5ª | 0.809 | - |
6ª | 0.688 | - |
7ª | - | - |
M-atrás | 3.307 | 2.706 ~ 1.382 |
Final | 4.625 | 4.992 |
Suspensão e amortecimento
Frente | Escora MacPherson |
Traseira | Barra de torção tipo-H |
Direção
Tipo | Pinhão e cremalheira |
Voltas de direção (extremo a extremo) |
2.67 / 2.52 |
Diâmetro de viragem (em rodas) |
4,9 m / 5,2 m |
Diâmetro de viragem (no corpo) |
10,8 m |
Freios
Frente | Discos ventilados |
Traseira | Discos |
Jantes e pneus
Tamanho da roda | Pneus |
15 polegadas | 185/60 R15 84H |
16 polegadas | 185/55 R16 83H/V |
Dimensões (mm)
Exterior | |
Comprimento total | 3.995 |
Largura total | 1.694 (incluindo espelhos retrovisores) |
Altura total | 1.550 (sem carga) |
Distância entre eixos | 2.530 |
Capacidades (litros)
Bagageira | 354 (bancos para cima) 1.314 (bancos rebatidos, cheio até à linha do teto) |
Tanque de combustível | 40 |
Pesos (kg)
1.3 litros i-VTEC Manual de 6 veloc. |
1.3 litros i-VTEC CVT |
|
Tara | 1.066 | 1.092 |
Desempenho e consumo de combustível
1.3 litros i-VTEC Manual de 6 veloc. |
1.3 litros i-VTEC CVT |
|
Velocidade máxima (km/h) |
190 | 183 |
0-100 km/h (segundos) | 11.2 | 12.0 |
Consumo de combustível urbano (l/100 km) |
6,1 (15") 6,2 (16") |
5,3 (15") 5,5 (16") |
Consumo de combustível extra urbano (l/100 km) |
4,3 (15") 4,5 (16") |
4,1 (15") 4,5 (16") |
Consumo de combustível combinado (l/100 km) |
5,0 (15") 5,1 (16") |
4,6 (15") 4,9 (16") |
CO2 combinado (g/km) | 116 (15") 120 (16") |
106 (15") 114 (16") |
Fonte: Honda