26.3.20

Tenho um Honda antigo, posso abastecer gasolina E10?


A resposta a esta pergunta é sim e não, ou melhor, depende. Depende do modelo e da idade do carro e em que país abasteço.

Apesar das nomenclaturas e normas europeias terem entrado em vigor há já alguns anos, a introdução dos "novos" combustíveis tem vindo a ser adotada gradualmente nos vários países. O objetivo desta "mudança" é o de reduzir o impacto ambiental dos efeitos das emissões de carbono da indústria e dos transportes.

Um dos maiores entraves à introdução dos combustíveis com maior percentagem de bioetanol (de cultivo não alimentar), como a gasolina E10, é a antiguidade do parque automóvel em vários países europeus. Em Portugal, a média dos veículos ligeiros de passageiros ronda os 13 anos (entre 14 e 15 nos comerciais ligeiros e pesados de passageiros) e em Espanha, os 12 anos.
São precisamente os carros mais antigos, na sua grande maioria anteriores ao ano 2000, que não devem utilizar a gasolina E10 com até 10% de etanol de origem biológica. Estes deverão utilizar a E5 (gasolina 95 e 98 octanas com até 5% de bioetanol).

O que acontece se colocar E10 com bioetanol num carro não compatível?
Se a quantidade abastecida for gasta rapidamente e se não for uma situação recorrente, não deverá ter qualquer tipo de problema. No entanto, se abastecer e o combustível permanecer no depósito durante um período de tempo mais prolongado (meses), o risco de danos subirá e será mais elevado quanto maior for o tempo de repouso ou a frequência do uso deste tipo de combustível. Tudo porque, potencialmente, o etanol pode causar corrosão no tanque de combustível ou em tubagens não desenvolvidas para este carburante.

A corrosão provocada dá-se a longo prazo, por isso, se for colocado num veículo não compatível numa situação de emergência ou por engano, não irá causar danos se for gasto rapidamente. Mas se o utilizar regularmente, pode vir a ter problemas de corrosão interna do depósito ou das tubagens que, nos piores cenários, pode traduzir-se em fugas de combustível e até correr riscos de incêndio.

Em algumas lojas e na internet podem encontrar-se aditivos que, alegadamente, previnem os danos causados pelo uso da E10, no entanto, a sua eficácia a longo prazo não foi ainda comprovada.

Existe diferença em abastecer em Portugal ou noutro país?
É tudo uma questão de legislação local.
Na generalidade, podem existir vários tipos de gasolina consoante o país onde estivermos. As mais conhecidas são a E5, E10 e E85 (Europa e EUA), contudo existem outras menos conhecidas como as E7 (Costa Rica) ou E20 (Brasil).
Na maioria dos casos, como em Espanha por exemplo, as gasolinas 95 e 98 octanas a que sempre estivemos habituados estão incluídas na nomenclatura E5 (até 5% de etanol), mas nem sempre é assim e dependerá da legislação de cada país.

Em Portugal, existem dois tipos de gasolina, a E5 e a E10, e ambas devem cumprir a norma EN 228. Todavia, apesar de não conter bioetanol, a legislação portuguesa requer que a gasolina sem chumbo 98 apresente a nomenclatura E10, isto porque, mesmo assim, esta continua a conter um componente chamado éter (considerado um biocombustível) em percentagens maiores do que 2,7.
Assim sendo, na realidade, em território português continuamos a ter os mesmos combustíveis a que sempre estivemos habituados: E5 = sem chumbo 95 e E10 = sem chumbo 98.

Então não corro riscos em colocar E10 no meu Honda?
De acordo com a BP Portugal, "ao contrário da gasolina que contenha até 10% de bioetanol", a E10 atualmente comercializada não tem problemas de compatibilidade com veículos mais antigos.
Por conseguinte, até a E10 com bioetanol ser inserida no mercado, tudo continua como dantes.

Noutros países porém, há que ter em conta essa diferença, pois provavelmente a gasolina identificada como E10 conterá bioetanol. Neste caso, se o seu carro não for compatível, o recomendado é o abastecimento com o combustível convencional mais apropriado.

Apenas veículos mais recentes desenvolvidos para utilização com E10 bioetanol são compatíveis sem nenhuma restrição, mas existem exceções. De acordo com os relatórios da alemã DAT (Deutsche Automobil Treuhand GmbH) e da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes Automóveis), todos os modelos Honda com sistema eletrónico de injeção (PGM-FI) são compatíveis com E10.
Fora desta compatibilidade estão os seguintes modelos com motores de carburador:

Accord
  • AD 1.8 (84 e 85);
  • CA4 1.6 (86 e 87);
  • CA5 2.0 (86 a 89);
  • CB3 2.0 (90 a 93);
  • SJ 1.6 (77 a 81);
  • SY 1.6 (82 e 83)
Civic
  • AG 1.3 (84 a 87);
  • AH 1.5 (84 a 88);
  • AL 1.2 (84 a 87);
  • EC8 1.3 (88 a 91);
  • EC9 1.4 (88 a 91);
  • ED2 1.4 (88 a 91);
  • EG3 1.3 (92 a 95);
  • SB1 1200 (76 a 78);
  • SL 1.3 (80 a 84);
  • SS 1.3 (80 a 84);
  • WC 1.3 (80 a 84)
Jazz
  • AA (84 a 87)
Prelude
  • AB 1.8 (83 a 86);
  • BA4 2.0 (88 a 92);
  • SN 1.6 (80 a 83)
Quintet
  • SU (81 a 84)
Shuttle
  • AN (84 a 87);
  • AR 4WD (85 a 88)

Se ainda lhe restarem dúvidas sobre se o seu modelo é ou não compatível com a gasolina E10, deverá contactar um representante da marca.

Para consultar a compatibilidade dos motociclos e de outros modelos de outras marcas, consulte o relatório da DAT (em alemão).


Fonte: BP e DAT
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