Modelos Honda e as novas designações dos combustíveis
Desde o passado dia 12 de outubro, os combustíveis que até agora conhecíamos como "sem chumbo 95" ou "gasóleo simples" por exemplo, passaram a ter novas nomenclaturas padronizadas para a Europa de forma a uniformizar a sua representação e facilitar a vida a quem viaja e abastece no estrangeiro.
Esta nomenclatura ficou definida pela diretiva 2014/94/UE e abrange os ligeiros e pesados de passageiros (híbridos incluídos), motos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e comerciais ligeiros e pesados.
Os novos símbolos estarão visíveis nas máquinas ou respetivas mangueiras de abastecimento dos postos de combustível, nas tampas do depósito de combustível e manuais dos proprietários dos veículos.
Depois de décadas a reconhecer os combustíveis pelas suas extensas designações, mudar e criar novos hábitos nunca é fácil. No início, as novas representações podem parecer algo confusas mas uma vez compreendidas e criada uma mnemónica será fácil não cometer erros.
Para facilitar a sua compreensão e como diferenciar os diferentes combustíveis, explicamos o que muda e o que utilizar em cada modelo Honda:
Para facilitar a sua compreensão e como diferenciar os diferentes combustíveis, explicamos o que muda e o que utilizar em cada modelo Honda:
Gasolina
- toda a gasolina passa a ser representada com um circulo e a letra "E";
- o número indica a percentagem de etanol existente na gasolina.
Gasóleo
- todo o gasóleo passa a ser representado com um quadrado;
- existiram dois tipos de gasóleo os "B" (biodiesel) e o "XTL" (parafínico, gasóleo sintético não derivado do petróleo);
- no gasóleo "B", o número indica a percentagem de biodiesel.
Gasosos
- todos os gasosos passam a ser representados por um losango;
- a designação representa o tipo de gás: "H2" - hidrogénio, "CNG" - gás natural comprimido, "LPG" - gás pressurizado líquido (GPL) e o "LNG" - gás natural liquefeito.
Todos os modelos Honda matriculados após 12 de outubro deverão incluir a nova identificação dos combustíveis a utilizar em cada modelo na tampa do combustível e no manual. Assim, os modelos a gasolina Jazz 1.3 e 1.5, Civic 1.0 e 1.5, Civic Type R, HR-V 1.5 e CR-V 1.5, terão a identificação mínima de E5 e E10, e os modelos equipados com o motor a diesel 1.6 i-DTEC terão a etiqueta com a identificação mínima B7.
Para os modelos matriculados antes da entrada em vigor da nova diretiva, a informação acerca da quantidade máxima de etanol ou biodiesel que cada modelo poderá utilizar pode ser encontrada no respetivo manual, na secção "Combustível".
Em Portugal, numa relação simplista, a gasolina sem chumbo 95 passará a ser conhecida como E5, a sem chumbo 98 como E10 e o gasóleo como B7. Tenha em atenção que se o seu veículo indicar, por exemplo, um combustível mínimo E10, não deve utilizar o E5. Mas se indicar como mínimo o E5, então poderá utilizar também o E10.
A nova simbologia será utilizada nos 28 países da União Europeia e na Islândia, Noruega, Suíça,
Liechtenstein, Macedónia, Sérvia e Turquia.
Fonte: Honda