23.3.20

Este Honda S2000 é um colosso de potência e vai ser leiloado


O tempo é de isolamento e de ficar em casa, mas isso não quer dizer que os nossos sonhos fiquem enclausurados.

Vai ser já neste Verão que um Honda S2000 especial será leiloado, um unicórnio se quiserem chamá-lo assim, na verdade é daqueles exemplares em que a maioria dos entusiastas das 4 rodas que iniciam um projeto de tuning se baseiam ou pelo menos tentam.

Trata-se de um Honda S2000 Type RR, mais precisamente um Honda S2000 Time Attack e será leiloado no Japão pela BH Auction durante a temporada do Super GT 2020. O valor estimado ainda está por definir.


O S2000 com o número de chassis AP1-1101332, foi construído pela empresa de tuning japonesa Top Fuel para participar no Tsukuba Time Attack, onde deteve o recorde do mais rápido tração traseira por 3 anos, e competiu durante mais de 10 anos em eventos em vários locais do mundo, como nos circuitos japoneses (maioritariamente) de Fuji, Suzuka, Okayama e Autopolis, onde ainda hoje detém alguns recordes na sua classe, e na Austrália onde participou nos desafios World Time Attack Challenge de 2012 e 2013, terminando em ambos no 5º lugar na classe Pro, e em 4º em 2014.


Como é normal no tuning mas não em carros para Time Attack, o projeto iniciou-se em 2006 com base num S2000 stock do ano 2000, no entanto, ao contrário do que é habitual, Yasuji Hirano da Top Fuel, responsável pelo projeto, optou por manter o motor F20C do roadster. O carro iniciou-se com o motor 2.2 litros turbinado a 700 cv.
Embora a leiloeira anuncie que o turbo GCG Garrett GTX3582R possa vir a ser impulsionado até um pouco mais de 745 kW (1000 cv), neste momento, a Top Fuel alega que o motor se situa nos 2450 cc e produz 597 kW (800 cv), tudo isto numa relação peso/potência de 1,5 kg/cv.

O carro de quase 1.661 kg conta ainda com pistões da CP com compressão a 9:1, cambota BC Brian Crower, 4 injetores Bosch 1000 cc/min, 2 bombas de combustível Bosch 044, sistema de gestão do motor HKS F-CON V Pro, controlador do turbo Blitz SBC, sistema de injeção HKS Twin Power, velas NGK-R, sistema de exaustão completo desenvolvido pela Top Fuel, intercooler frontal e sistema de óleo HKS, sistema de refrigeração K&G e célula de combustível ATL.


Para aguentar toda esta força na tração traseira, ao motor foi acoplada uma transmissão sequencial Holinger RD6S com uma embraiagem de disco duplo em carbono da ATS e diferencial FD3S RX7 LSD, o carro teve ainda o seu chassis original reforçado e a aerodinâmica foi otimizada com kits de carroçaria, asa, spoiler e difusor da Voltex Racing, desenvolvidos por meio de testes em túneis de vento. O capô e tejadilho da Mugen são em fibra de carbono, assim como as portas desenvolvidas pela própria Top Fuel, os pára-choques, pára-lamas, porta-malas, tablier e consola central, e os espelhos retrovisores são da Craft Square.
Todo o sistema de travagem é da Endless contando com pastilhas e travões de 4 pistões forjados e discos de 2 peças flutuantes. Na suspenção, os amortecedores Endless são ajustáveis, os braços são da Ikeya Formula e as molas Eibach. As jantes são umas Advan TCIII 18×11" +15 com pneus Advan A050 295/35R18.





São muitos os vídeos publicados na internet sobre este icónico carro, por isso se quiser ver mais do Honda S2000 RR basta fazer uma pesquisa pelo YouTube ou no canal da empresa japonesa.


Fonte: Top Fuel e BH Auction
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