18.11.16

Precision Cockpit, o futuro dos cockpits da Acura / Honda


A divisão de luxo da Honda, a Acura, revelou no Salão Automóvel de Los Angeles uma nova abordagem ao tradicional cockpit, ao qual chamou de "Precision Cockpit". O nome não foi escolhido ao calhas, este cockpit trata-se da evolução do interior do protótipo Acura Precision Concept, apresentado no início do ano durante o Salão Internacional Norte Americano (NAIAS).
O Precision Concept foi desenvolvido pelo Estúdio de Design da Acura, na Califórnia, e pretende retratar o espírito de precisão da marca e permitindo vislumbrar o futuro do design dos produtos da Acura.

Este cockpit minimalista conceptual, bastante finalizado, revela uma tecnologia de futuro baseada em três fatores: eletrificação, condução autónoma e conectividade. O "Precision Cockpit" complementa a direção dada pelo design exterior do protótipo Precision, fundindo ergonomia com um sistema operativo moderno e uma interface tátil que ultrapassa o tradicional. Juntos, veículo e cockpit, estabelecem as fundações para o estilo futuro dos veículos da Acura... e, quem sabe, da própria Honda.

O conjunto dos bancos, volante e "joystick", inspirados no NSX, apontam para futuros interiores de caráter mais desportivo. Acabamentos em metal escovado, pele, alcântara e madeira natural, detalhes modernos como a iluminação LED em tons de âmbar acobreado criam um ambiente de qualidade superior, acentuando a estética do habitáculo.
O tablier de dois níveis em pele aloja um ecrã de 12,3" de alta definição, enquanto que na linha de visão do condutor se posiciona um outro ecrã com a informação dedicada à condução no momento real. O ecrã central é operado através de um touchpad, na consola central, que utiliza tecnologia de posicionamento absoluto, tornando-o mais eficiente e menos propenso a erros de leitura dos comandos do utilizador. Este touchpad foi desenhado ergonomicamente para eliminar a necessidade de desviar o olhar para localizar botões ou outros comandos.

O habitáculo do Precision pode ainda ser configurado com cores e animações de acordo com o modo de condução selecionado pelo condutor: branco para modo Neve, azul para Comforto, vermelho para o modo Sport e laranja para o Sport Plus.


O ecrã do condutor
O "Precision Cockpit" foi pensado para integrar os benefícios da conectividade com a tecnologia da condução autónoma ao mesmo tempo que melhora a experiência de condução.
Quando os sistemas autónomos são ativados, o contador digital do ecrã do condutor utiliza um motor 3D em tempo real para mostrar outros veículos ou objetos reconhecidos pelos sensores do Precision, promovendo a comunicação entre veículos de forma a que o sistema distinga visualmente outros carros autónomos.
Um modo de visualização avançado mostra automóveis, pedestres, ciclistas e outros objetos, mesmo que estejam escondidos da visão do condutor, usando a tecnologia de inteligência artificial para prever e delinear os caminhos futuros dos objetos em circulação.


O touchpad
O  "rato sensitivo" proposto para o cockpit do futuro utiliza o mapeamento de posicionamento absoluto pela primeira vez num ambiente de condução, combinando a flexibilidade e usabilidade de um ecrã tátil com o conforto e segurança providenciados pela redução na distração do olhar do condutor.
Apesar do ecrã tátil tradicional ser intuitivo e direto, o seu posicionamento encontra-se comprometido quando o condutor tem de desviar o olhar da estrada para operá-lo. Existem soluções tradicionais, normalmente encontradas nos veículos de luxo, que conseguem resolver este problema mas, ainda assim, a interação entre o "joystick" e o ecrã é muitas vezes indireto e desajeitado.
Com o posicionamento absoluto, a interação com o touchpad alinha com precisão no ecrã as ações efetuadas pelo utilizador. Todo o campo sensitivo do "rato" corresponde a uma função especifica no ecrã, tal como acontece num ecrã tátil.


O Acura Precision Cockpit não vai ficar pela fase de protótipo, a marca pretende evoluir este conceito e as tecnologias nele aplicadas de forma a serem integradas nos interiores dos veículos que serão produzidos já nos próximos dois anos. Algumas das tecnologias podem ser aplicadas na atualização do Acura TLX, que acontecerá já em 2017, e posteriormente uma versão mais desenvolvida e próxima do protótipo aqui apresentado deverá equipar a renovação do crossover RDX.
Por isso, não será de todo impossível que, no futuro, nos deparemos com o "Precision Cockpit" adaptado à próxima geração do NSX e a outros modelos da Honda.



Back To Top