Surgem mais detalhes sobre a CBR1000RR 2017
Conforme novos detalhes revelados pela MCN sobre a nova super-desportiva japonesa, a CBR1000RR Fireblade será uma moto tecnologicamente mais avançada.
Escusado será dizer que visualmente a próxima CBR1000 não trará grandes revoluções. Os faróis estão mais pequenos e estilizados, provavelmente alojando luzes diurnas em LED, à frente existirá uma entrada de ar central de dimensões algo avantajadas e terá um encosto mais pronunciado, alterações que lhe irão dar um aspeto mais atualizado.
Segundo a MCN, a próxima CBR1000 será mais agressiva e a sua potência suplantará os atuais 180 cv.
A nova Fireblade foi submetida a um regime de perda de peso em cerca de 8 kg. Este emagrecimento deve-se à substituição do atual sistema de ABS, o Honda eC-ABS de 10kg, pelo último da Bosch (9.1 MP) de apenas 3,5 kg. Este sistema da Bosch disponibiliza ajudas como ABS em curva, anti-cavalinho e controlo de tração.
No centro das alterações à CBR está o pacote eletrónico da Bosch que incluí a Unidade de Medição de Inércia (IMU) que, controlando 6 eixos de movimento, decide a melhor forma de manter a moto sob controlo.
As mudanças também se estendem à suspensão e sistema de escape. Quanto à primeira, a próxima Fireblade virá equipada com um conjunto de suspensões mais leves e semi-ativas da Öhlins, oferecendo prestações superiores que as atuais Showa. A suspensão da Öhlins, em conjunto com a IMU, irá trabalhar para manter a moto estável durante a travagem e aceleração, enquanto o amortecedor eletrónico da direção reage à superfície da estrada.
Esta mudança para uma suspensão mais leve também irá compensar o maior peso do novo sistema de escape. Este último é caraterizado por um novo sistema de injeção e admissão de ar, melhorando o fluxo e cumprindo as regras Euro4.
Fonte: MCN