Novo Honda Jazz 2020 apresentado em Tóquio
A Honda acaba de apresentar hoje, oficialmente, a quarta geração do citadino Honda Jazz.
A nova geração do Jazz será o primeiro dos modelos da construtora japonesa na Europa a
utilizar a marca "e:HEV".
Design
A nova geração do hatchback de segmento B da Honda apresenta uma
evolução da silhueta tipo monovolume, facilmente reconhecível do Honda
Jazz. A filosofia de design minimalista, que definirá os futuros modelos
Honda, segue os principais conceitos de funcionalidade e estética
apresentados pela primeira vez no Honda e.
Linhas naturais e nítidas percorrem horizontalmente as laterais da
viatura, com uma nova simplicidade. As linhas mais nítidas e verticais
enfatizam o pára-choques traseiro e as jantes, reforçando a postura
ampla da viatura bem como a estabilidade da mesma. A traseira do novo
Jazz salienta as linhas mais limpas da frente, com uma nova disposição
horizontal das luzes e um spoiler de tecto discreto.
Graças às novas tecnologias estruturais, o pilar A tem metade da
largura da do modelo anterior, melhorando substancialmente a visibilidade horizontal
para todos os passageiros, com a abundância de luz natural, através do
amplo para-brisas e dos faróis dianteiros, servindo para aperfeiçoar a
sensação de espaço dentro da cabine..
O
desenho do pilar A carateriza-se ainda por uma rigidez torsional melhorada e
por uma nova tecnologia estrutural, que movem a tensão do impacto em
direção aos pilares da carroçaria.
Segundo a marca, a qualidade interior da nova geração do citadino oferecerá níveis de conforto e espaço incomparáveis no segmento B.
Também aqui, a aparência minimalista do exterior é refletida na disposição contemporânea dos elementos, complementado com um painel de instrumentos
organizado e fácil de utilizar. A ampla consola central reflete as
caraterísticas de interior de viaturas de segmento superior.
Os novos bancos da frente são maiores, oferecendo melhor suporte e estabilização do
corpo, para evitar a fadiga do condutor em viagens de longa duração. O banco traseiro também foi melhorado, proporcionando agora um maior
conforto aos passageiros.
O novo Honda Jazz mantém os níveis líderes da classe em espaço interior, através de um
acondicionamento inteligente dos componentes híbridos do sistema de
transmissão no chassis e no compartimento do motor. Para maximizar o
espaço interior, o depósito de combustível está posicionado no centro do
chassis, por baixo dos bancos da frente, algo único nesta versão. Isto
permite ao Honda Jazz manter os bancos mágicos traseiros.
A tecnologia intuitiva de entretenimento com conectividade sem fios na
viatura e um ponto de acesso wi-fi garantem que todos os passageiros
possam permanecer sempre conectados. O novo interface tátil LED
apresenta uma utilização semelhante à de um smartphone, permitindo uma
navegação por aplicações utilizadas recentemente. O abrangente conjunto
de aplicações integradas pode ser complementado pelos componentes dos
smartphones, via Android Auto e Apple CarPlay.
Sistema Híbrido e:HEV
Sem avançar com detalhes relativos às especificações técnicas, o Honda Jazz estará disponível apenas com
motorização híbrida com dois motores, idêntica à do novo CR-V, que proporciona uma combinação
excecional de desempenho de condução sem esforço e de economia de
combustível impressionante. O sistema foi desenvolvido recentemente para
o Honda Jazz e, segundo a marca, oferece uma sensação de condução suave, responsiva e bem
direta.
Segurança
Para completar o pacote com que o novo Jazz vem equipado, a marca
fornece um conjunto mais abrangente de tecnologias avançadas de
segurança e de ajuda ao condutor.
A tecnologia Sensing da Honda foi aperfeiçoada com a instalação de
uma nova câmara, mais ampla e de elevada definição, substituindo assim a
configuração anterior da câmara e do radar. Isto permite uma maior
perceção do ambiente da viatura, incluindo o reconhecimento das faixas
de rodagem.
O Collision Mitigation Brake System (CMBS) está aperfeiçoado para a
operação noturna para detetar peões e ciclistas quando não há iluminação
e trava quando as viaturas se cruzam ou se aproximam do veículo. O novo
sistema de câmara permite também que o Adaptive Cruise Control (ACC)
acompanhe o trânsito em baixas velocidades e aplica o Lane Keep Assist
em estradas urbanas e rurais.
Nova variante
Outra novidade do renovado Honda Jazz é a versão "Crosstar", projetada
para atrair os clientes que procuram um automóvel de estilo crossover.
Disponível com a mesma motorização híbrida e com o mesmo interior, o novo Jazz Crosstar apresenta uma maior altura de condução, um
design exclusivo na grelha frontal, estofos impermeáveis e barras de
tejadilho integradas.
As vendas da nova geração do Honda Jazz na Europa iniciar-se-ão no final do primeiro semestre de 2020.
Durante a apresentação, Tom Gardner, vice presidente da Honda Motor Europe, anunciou ainda o lançamento de 6 modelos eletrificados nos próximos 3 anos (o Honda e e o Jazz em 2020, outros 2 em 2021 e mais 2 em 2022), entre eles um SUV, mais um veículo elétrico e uma variedade de modelos com tecnologia e:HEV.
Durante a apresentação, Tom Gardner, vice presidente da Honda Motor Europe, anunciou ainda o lançamento de 6 modelos eletrificados nos próximos 3 anos (o Honda e e o Jazz em 2020, outros 2 em 2021 e mais 2 em 2022), entre eles um SUV, mais um veículo elétrico e uma variedade de modelos com tecnologia e:HEV.
Fonte: Honda