Honda lança "HR-V" elétrico na China
Apresentado em 2018, o SUV 100% elétrico VE-1 é praticamente a cópia do Honda HR-V (Vezel no mercado asiático), para além da grelha superior (ou ausência desta) que aloja a portinhola de acesso à tomada para o carregamento das baterias e do design do pára-choques frontal que se destaca pela massiva grelha central ladeada por luzes diurnas verticais em cada um dos cantos, são difíceis de encontrar outras diferenças entre o VE-1 Sports EV e o HR-V.
O SUV é desenvolvido e construído pela joint venture Honda Motor China Technology Co., Ltd. e pela GAC Motor Co., Ltd. (criadoras da marca Everus), e será comercializado sob a marca Everus.
Segundo a Honda, o VE-1 destina-se a um mercado mais jovem e tem a capacidade de percorrer 401 quilómetros com uma única carga, sendo disponibilizado em 3 níveis de equipamento e com a opção bicolor (tejadilho em preto), para além das 4 cores Vermelho Ruili, Azul Céu, Branco Taffi e Preto Rosa. Adicionalmente, vem equipado com jantes de liga-leve de 17" e estribos laterais.
A marca avança ainda o motor disponibiliza uma potência de 120 kW e um binário de 280 Nm, dando ao VE-1 capacidade de acelerar dos 0-50 km/h em menos de 4 segundos. O irmão gémeo elétrico do HR-V vem ainda equipado com 4 modos de condução: N (conforto), S (desportivo), B+N (modo de regeneração forte + conforto) e B+S (modo de regeneração forte + desportivo).
A bateria que alimenta o VE-1é constituída por 622 núcleos estáveis alojados num módulo exterior em liga de alumínio de alta resistência de grau aeronáutico, para além desta "caixa forte", a bateria inclui ainda outras medidas de segurança tais como proteção de desligamento automático em casos de colisão e sistema inteligente de alta-precisão do controlo da temperatura. As medidas de segurança implementadas no sistema elétrico do VE-1 permitiram-lhe passar com distinção em 17 exigentes testes de bateria.
Para além da garantia básica, a Honda oferece uma garantia de 8 anos ou 150.000 km aos principais componentes do sistema elétrico, incluindo baterias, motores e unidades de controlo.
Com os preços a arrancarem nos 20.351,52 euros (após subsídios do estado), o VE-1 é o primeiro veículo EV que a Honda lança no mercado chinês.
Apesar da prolongada desaceleração do mercado automóvel chinês, a Honda é das poucas marcas globais que vem contrariando esta tendência registando um crescimento de 16% nos três primeiros trimestres do ano.
Fonte: Honda
Apesar da prolongada desaceleração do mercado automóvel chinês, a Honda é das poucas marcas globais que vem contrariando esta tendência registando um crescimento de 16% nos três primeiros trimestres do ano.
Fonte: Honda