24.9.19

Novas Honda Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports chegam à Europa em 2019


Desde que foi lançada, a versátil Honda Africa Twin oferece capacidades sem precedentes fora e dentro da estrada. Ontem, a Honda apresentou a nova plataforma da CRF1100L Africa Twin, cujas duas versões regressam com mais habilidades para levar os motociclistas a qualquer lugar, ao mesmo tempo que aumentam as opções de como o fazer.

As duas variantes do modelo, a standard e a Adventure Sports, estão mais leves embora tenham recebido um motor de maior capacidade e mais potente. Em simultâneo, beneficiaram também de um mais avançado conjunto de ajudas eletrónicas para o motociclista. As duas versões diferem na sua especialização, enquanto a standard Africa Twin foi aperfeiçoada para uma melhor performance fora-de-estrada, a Adventure Sports beneficiou de tecnologia que favorece o conforto e a confiança em viagens de longa distância.

CRF1100L Africa Twin
Com a sua maior capacidade para enfrentar a condução fora-de-estrada a nova CRF1100L Africa Twin está agora ainda mais afilada, com uma ciclística tipo rali muito pronunciada, um depósito mais estreito e um banco 40 mm mais delgado, com regulação a 850 ou a 870 mm.

O para-brisas é baixo e deixa o condutor mover-se livremente para a frente e para trás, seja sentado ou em pé; as proteções de punho e a proteção de cárter são compactas e contribuem também para a redução geral de 5kg no peso da moto. Os 10% de aumento da relação peso/potência trazem consigo todo um novo nível de performances dinâmicas.


CRF1100L Africa Twin Adventure Sports
Partilhando o mesmo "triângulo de condução" com a sua irmã, a Africa Twin Adventure Sports é um modelo totalmente equipado para as viagens de longa distância.

O depósito é maior e tem agora capacidade para 24,8 litros de combustível, aumentado a autonomia para mais de 500 km; a carenagem frontal está mais larga, o pára-brisas tem 5 níveis de regulação, os punhos são aquecidos e existe uma tomada para carregar acessórios, oferecendo ainda maior funcionalidade e conveniência.

As atualizações tecnológicas são orientadas para o condutor e incluem novas luzes de curva de três fases de funcionamento – criando um feixe luminoso mais amplo à medida que a moto se inclina – e o condutor pode selecionar as suspensões (opcionais) ativas Showa EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment).

Alinhadas com os 4 modos de condução pré-definidos e os 2 modos User, as suspensões Showa EERA oferecem três níveis por defeito de afinação da pré-carga e usam a unidade IMU de seis eixos e a tecnologia de válvula de equilíbrio livre na forquilha dianteira para oferecer as respostas perfeitas, independentemente do terreno.


Quadro e Motor
Prevista para chegar à Europa no decorrer de 2019, a Africa Twin está agora equipada com uma nova unidade bicilíndrica de 1.084 cm³ com homologação Euro5 (antes, a cilindrada era de 998 cm³). As revisões no motor foram muito ao detalhe, incluindo a elevação das válvulas, camisas em alumínio nos cilindros e nova válvula de controlo do escape, com performances ainda mais fortes, tudo em conformidade com a exigente norma de emissões Euro5 para 2020. A potência máxima aumentou 7%, para 75 kW às 7500 rpm e o binário máximo subiu 6%, para 105 Nm às 6250 rpm; o motor retém toda a suavidade que lhe é caraterística na entrega destes valores e continua a ter uma sonoridade fantástica e distinta.

Esta unidade está montada num quadro novo com sub-quadro em alumínio – através de parafusos, em vez de soldada ao quadro principal. O braço oscilante em alumínio também é novo e está agora mais leve, oferecendo uma tração traseira e uma sensibilidade ao condutor ainda melhores.


Eletrónica e Painel de instrumentos
O conjunto de sistemas eletrónicos é compreensivo e é gerido pela nova unidade IMU de 6 eixos; o sistema inclui acelerador eletrónico (Ride-by-Wire) e sistema HSTC de controlo da tração, para além do controlo da velocidade de cruzeiro, ABS com função de curva, controlo anti-cavalinho, controlo anti-levantamento da roda traseira e piscas com função de travagem de emergência. Há 6 modos de condução disponíveis: em quatro deles, os níveis de potência, travagem do motor e ABS são pré-definidos e serão usados de acordo com a situação de condução: Tour, Urban, Gravel e Off-road; os 2 modos User permitem personalizar todos os parâmetros de acordo com as necessidades e estilo de condução.

A CRF1100L Africa Twin está equipada de série com um ecrã multi-informações TFT por toque de 6,5". O nível de informações apresentado é fácil de interpretar e de usar e a própria unidade é elegante e bastante delgada e pode ser personalizada ao nível preferido do condutor; as informações são mostradas de forma clara e concisa, muito fácil de percecionar seja a que altura do dia for. O ecrã TFT de controlo por toque também é compatível com o protocolo Apple Carplay®, permitindo ao condutor obter indicações da direção, fazer e receber chamadas telefónicas e ainda ouvir música através das aplicações instaladas no smartphone ligado.


Transmissão de dupla embraiagem
Desde que o sistema foi apresentado pela primeira vez como opção na VFR1200 em 2009, a Honda já vendeu em toda a Europa mais de 100.000 motos equipadas com DCT, um sistema ainda único na indústria motociclística. Cerca de metade dos clientes da Africa Twin optaram pela versão com este sistema.

O sistema tem sofrido uma evolução constante ao longo da última década. Nesta nova Africa Twin, o sistema DCT tem uma função de deteção das curvas que recebe sinais da unidade IMU, o que oferece mudanças ainda mais naturais nos modos automáticos D ou S.


Cores
A CRF1100L Africa Twin vai estar disponível nas cores Vermelho Grand Prix Red e Preto Ballistic Metalizado Mate, complementadas as duas por um bonito sub-quadro vermelho. A versão Adventure Sports estará disponível em acabamento Tricolor Branco Pérola Glare – a fazer lembrar a clássica XRV650 original – e em Preto Metalizado Darkness.


Desde que o modelo foi lançado em 2016, já foram vendidas mais de 87.000 unidades da Africa Twin. Com este conjunto abrangente de atualizações, cujo desenvolvimento envolveu 21 pedidos de novas patentes, a Honda pretende chegar a milhares de novos clientes, oferecendo-lhes um conjunto de experiências de afirmação de vida que só este modelo verdadeiramente "True Adventure" pode proporcionar.








Fonte: Honda
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