"Honda e" promete eficiência e desempenho inovadores para a cidade
O Honda e, é o primeiro veículo da marca a ser construído numa plataforma EV dedicada, projetada do zero e que, segundo a fabricante, irá oferecer uma excelente dinâmica de condução, combinando um design único com uma funcionalidade avançada e uma condução desportiva.
Projetado para oferecer uma experiência de condução excecional em ambientes urbanos, o novo elétrico da Honda combina dinâmica, eficiência e desempenho, proporcionando características e manobrabilidade incomparáveis no segmento de elétricos compactos, sendo disso exemplo a excecional rotação com um raio de viragem de 4,3 m.
Para potenciar o caráter desportivo, a potência é fornecida às rodas traseiras, permitindo uma maior articulação de direção para as rodas dianteiras. Equipado com um motor elétrico de alta potência, o Honda e disponibiliza aproximadamente até 150 cv (110 kW) e um binário superior a 300 Nm.
A bateria de 35,5 kWh do Honda e é uma das mais compactas da sua categoria, contribuindo para um equilíbrio entre baixo peso, capacidade de carga rápida de 80% em 30 minutos e uma autonomia de mais de 200 km, perfeita para o dia a dia na cidade. Com a bateria localizada abaixo do piso do veículo, o centro de gravidade do automóvel fica a aproximadamente a 50cm do solo.
Com uma distribuição de peso de 50:50, dimensões amplas e exterior compacto, com saliências curtas na dianteira e traseira, o Honda e oferece um equilíbrio ideal de estabilidade e desempenho para o segmento de automóveis elétricos citadinos.
O baixo centro de gravidade e a estatura firme do Honda e permitem que a carroçaria seja manuseada sem uma suspensão demasiado rígida, proporcionando um excelente desempenho em manobras de mudança rápida de faixa de rodagem. Os engenheiros da Honda compararam a sua qualidade de condução com outros modelos de segmento superior, utilizando uma suspensão McPherson independente entre eixos para garantir uma viagem confortável para os ocupantes.
O Honda e também oferece um sistema de controlo apenas com um pedal, permitindo que o motorista acelere e desacelere o automóvel usando apenas o pedal do acelerador. Quando o pedal do acelerador é
pressionado, o veículo acelera normalmente; quando é libertado, ocorre uma travagem regenerativa automática e o veículo desacelera. O sistema de controlo de pedal único melhora a eficiência da condução em ambientes urbanos e reduz a necessidade de utilizar vários pedais, transformando a condução numa experiência mais envolvente, empolgante e perfeita, com o máximo de controlo para o condutor.
Os materiais de alta resistência utilizados na estrutura contribuíram para a rigidez deste modelo e, ao mesmo tempo, foram essenciais na redução do peso. O seu leve chassis fornece a plataforma ideal para ajustar as configurações de suspensão e direção para uma experiência de condução mais atrativa. As características dinâmicas do Honda e podem ser ainda mais evidenciadas pelo "Modo Desportivo", que aumenta o desempenho através de uma aceleração mais rápida.
Fonte: Honda