Em estreia fora da Europa, Honda Civic Type R estabelece mais um recorde
Inspirado pelo desafio "Type R Challenge
2018" que teve lugar em icónicos circuitos europeus, o Honda Civic Type R voltou a estabelecer mais um recorde de volta para um carro de tração dianteira de produção.
Apesar de não ser um recorde oficial, com especificações de fábrica e pneus de estrada, o Civic Type R registou o tempo de 2 minutos e 35.207 segundos numa das 14 voltas realizadas num circuito que, na realidade, é uma estrada pública.
Desta vez o feito foi realizado no circuito australiano Mount Panorama, em Bathurst, pelo piloto e embaixador da marca, Jenson Button, campeão de F1 em 2009 e campeão de Super GT em 2018.
Esta é a primeira vez que o desafio saí da Europa, tendo o circuito australiano sido escolhido pelas suas exigentes caraterísticas quer para os pilotos como para os veículos.
O circuito Mount Panorama, onde se realiza a corrida Bathurst 1000, tem 6.213 k, 23 curvas, subida até aos 174 m de altura e inclinações de mais de 16%. Sendo uma estrada pública, encontra-se encerrado 350 dias ao ano estando apenas aberto para a realização de eventos desportivos.
A escolha de Button não foi à toa, o piloto detém o recorde de volta oficioso neste circuito de 1 minuto e 48.8 segundos estabelecido, em 2011, com um carro de F1 aquando de um evento promocional para o GP da Austrália.
No final do desafio, Button declarou que "tudo o que pilotamos no Mount Panorama é incrível. No topo da montanha, o Type R é muito rápido a cruzá-la, então quando eu entrei no ritmo e me acostumei com a velocidade a que podemos andar, foi extremamente divertido. O Honda Civic Type R é verdadeiramente o carro perfeito para um desafio de cronometragem como este. E sendo um carro 100% legal para a estrada saído das linhas de produção, fazer uma volta de 2 minutos e 35 segundos é fantástico. (...) definitivamente, é um carro emocionante para os entusiastas."
Fonte: Honda