27.2.19

Novo Honda CR-V recebe 5 estrelas nos testes Euro NCAP


O novo Honda CR-V acaba de receber a classificação máxima de 5 estrelas nos testes de segurança Euro NCAP em todas as suas variantes. A classificação nos vários testes baseia-se na atribuição de pontuações e percentagens, refletindo-se depois numa escala descendente de "bom", "adequado", "marginal", "fraco" e "pobre".

Com uma estrutura que lhe confere uma rigidez líder da classe e um conjunto bastante completo de tecnologias ativas de segurança, a nova geração do CR-V conseguiu uma avaliação de 93% no que toca a proteção de adultos, 83% de crianças, 70% na proteção de pedestres e 76% no campo das tecnologias de assistência à segurança.

Incorporando a tecnologia ACE™ (Advanced Compatibility Engineering) na sua estrutura, o CR-V torna-se mais eficiente em cenários de colisão. Esta tecnologia exclusiva da Honda conta com uma série de elementos estruturais interligados que garantem uma melhor distribuição das energias presentes no momento dos embates, reduzindo a força transferida para o habitáculo em impactos frontais, laterais e traseiros.



Na proteção dos ocupantes adultos o destaque vai para a proteção geral dos ocupantes e para o sistema de assistência à travagem em cidade, com a proteção a ser classificada como "boa" (máximo) e "adequada". Nesta avaliação, apenas a proteção do tronco do condutor aquando do embate lateral em poste viu a classificação baixar para "marginal" e, em caso de embate traseiro, a proteção contra o efeito chicote do pescoço dos ocupantes traseiros a ser classificado como "pobre" (a única situação onde o CR-V se saiu pior).

Quanto aos ocupantes mais pequenos, a classificação encontra-se entre o "bom" e o "adequando" no impacto frontal, com chamada de atenção apenas para o pescoço de crianças de cerca de 10 anos de idade que foi classificada de "moderada". Em impactos laterais, a proteção encontra-se no campo da classificação máxima de "boa", tanto para crianças com cerca de 10 anos como para crianças de cerca de 6 anos de idade.
Chamada de atenção para a colocação das cadeirinhas baseadas em sistema i-Size CRS e ISOFIX CRS que, segundo o Euro NCAP, não podem ser instaladas no banco frontal do passageiro, banco central traseiro da segunda fila e nos dois bancos traseiros da terceira fila na versão de 7 lugares, sendo que a instalação nos dois bancos laterais traseiros da segunda fila é efetuada sem problemas.


As características de segurança passiva do novo CR-V são complementadas pelo pacote de assistência Honda Sensing™, um dos mais completos conjuntos de segurança da sua classe, sendo uma das tecnologias a assistência à travagem em cidade efetuada por leituras do espaço em frente do veículo através de radar e câmaras.
Quando passamos para o exterior, no geral, o sistema de assistência à travagem do CR-V obteve um "bom" comportamento na deteção de pedestres tanto de dia como de noite, mas sendo menos eficiente na deteção de crianças ou animais que surjam por detrás de veículos estacionados, e revelando um comportamento "moderado" quando deparado com ciclistas, principalmente quando estes se atravessam na frente do SUV (em circulação no mesmo sentido que o veículo a deteção ocorreu sem problemas).

Outros sistemas de assistência à segurança avaliados foram a assistência à velocidade, aviso do uso do cinto de segurança e a assistência à travagem em percursos interurbanos, todos com classificação de "bom". O sistema de suporte de faixa de rodagem foi considerado "adequado", com uma "boa" performance na monitorização da permanência na faixa e uma "adequada" interface máquina/humano.

O novo Honda CR-V junta-se assim ao resto da família Honda testada e classificada pelo Euro NCAP com 5 estrelas: Jazz, HR-V e Civic.





Fonte: Honda e EuroNCAP
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