Novo Honda CR-V chega no final do ano com mais espaço e conforto
Desde o lançamento do Honda CR-V de primeira geração, em 1995, que o
modelo tem sido uma referência no segmento SUV no que refere à
otimização de espaço. A nova geração do CR-V, que começa a chegar aos concessionários europeus a partir do outono deste ano, foi desenvolvida com base nesta
herança, tornando-o ainda mais prático e confortável.
A quinta geração do CR-V vai ser disponibilizada na Europa com o novo motor a gasolina 1.5 VTEC Turbo associado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou automática CVT. Mais tarde chegará a versão híbrida (uma estreia no modelo) que contará com o motor 2.0 i-VTEC aliado a dois motores elétricos e com o sistema i-MMD (Intelligent
Multi Mode Drive).
De série, ambas as motorizações serão de tração dianteira, no entanto, opcionalmente, serão disponibilizadas também com a tração às 4 rodas "Real Time AWD" da Honda com
Sistema de Controlo Inteligente.
Mas talvez a maior novidade desta nova geração do SUV mais vendido do mundo seja a nova lotação de 7 lugares disponível nas versões a gasolina do novo CR-V.
No desenvolvimento da nova geração do CR-V, toda a plataforma foi alvo de uma
profunda revisão, a altura ao solo foi incrementada
em 4 cm e as
projeções dianteira e traseira foram reduzidas, aumentando também em 4 cm a distância entre eixos.
O ângulo de abertura das portas traseiras do Honda CR-V foi aumentado em
6 graus o que, combinado com o aumento da habitabilidade, proporciona
maior facilidade na entrada e saída do habitáculo por parte dos
ocupantes dos bancos traseiros e melhora também o acesso, especialmente
para colocação de cadeiras para crianças. Outro ponto a referir são as
novas soleiras de porta mais baixas, que diminuem a probabilidade de
sujidade nas roupas dos passageiros durante a entrada e saída do
veículo.
Estas alterações, juntamente com o aumento da largura do
veículo em 35 mm, permitiu obter um maior espaço interior para os
ocupantes, embora mantendo o mesmo comprimento total da geração
anterior. Os passageiros da frente passam a beneficiar de um aumento de 5 mm na altura ao
tecto e 16 mm no espaço de anca. A distância entre os passageiros da
frente e dos lugares traseiros foi aumentada em 5 cm, enquanto que o
depósito de combustível mais estreito foi posicionado junto às rodas
traseiras para beneficiar também o espaço para pernas em 5 cm.
Na versão de 7 lugares, as três filas de bancos são reclináveis para
assegurar uma distância confortável para todos os passageiros. A segunda
fila de bancos desliza para a frente ou para trás em 15 cm para criar
um acesso facilitado aos lugares traseiros e assegurar conforto e espaço
para os passageiros da terceira fila, mesmo que sejam adultos. Quando
não estiver a ser utilizada, a terceira fila de bancos pode ser
totalmente reclinada para proporcionar maior capacidade de bagageira.
A capacidade de bagageira é também líder na classe, com o maior
compartimento de carga na história do Honda CR-V. Os novos bancos
rebatíveis a 60:40 com um único gesto, combinados com um piso de carga
ajustável em duas alturas, possibilitam um acesso mais rápido e prático e
a criação de um piso plano onde podem ser acomodados itens de maiores
dimensões, logo atrás da segunda fila de bancos. Refletindo-se num aumento de mais 25 cm em relação à geração anterior, estas melhorias
possibilitaram a criação de um espaço de carga com o comprimento máximo
de 1,83 m na opção de 5 lugares ou 1,80 m na versão de 7, capaz de transportar uma bicicleta de BTT, por exemplo. Os
utilizadores poderão também ajustar o piso para a posição inferior, o
que possibilita um espaço de carga mais profundo.
No departamento de equipamento e conveniência, os ocupantes do novo CR-V podem aproveitar a maior
capacidade dos espaços de arrumação nas portas, graças ao posicionamento
mais elevado das colunas de som. Estes espaços de arrumação nas portas
têm espaço para acomodar, por exemplo, um tablet de dimensões standard.
Destaque ainda para a nova consola frontal com 3 posições que se adapta a diferentes
requisitos, nomeadamente uma plataforma deslizável para smartphones ou
um espaço para acomodar uma mala de mão pequena.
A partir do nível de equipamento Elegance, estão disponíveis duas
portas USB para os ocupantes da 2ª fila de bancos, possibilitando o
carregamento de dispositivos móveis
eletrónicos. O nível de equipamento Executive inclui também portão
traseiro de abertura automática, além da funcionalidade de abertura em
diferentes alturas, mais adequada para espaços apertados.
As primeiras unidades da quinta geração do Honda CR-V estarão disponíveis na Europa
no final de 2018, inicialmente equipado com o motor a gasolina 1.5 VTEC Turbo e,
posteriormente, com a opção de motorização híbrida e 5 lugares no início
de 2019.
Fonte: Honda