Honda cria fundação científica para a preservação marinha
A Honda estabeleceu recentemente uma nova iniciativa dedicada à restauração do ecossistema marinho, minimização do impacto das alterações climáticas e humanas nos oceanos e zonas intermareais.
Comprometida com a conservação marinha, a Fundação de Ciências Marinhas da Honda (HMSF) tem por inspiração o conceito japonês sato-umi, convergência da terra com o mar onde a vida marinha e humana coexistem harmoniosamente. A iniciativa irá apoiar programas científicos que se foquem na preservação e melhoramento das áreas costeiras para as futuras gerações.
O conselho da fundação é composto por representantes da Honda e especialistas em ciências marinhas, incluindo a Heal the Bay, a Escola de Ciência Ambiental e Gestão Bren da Universidade da Califórnia (UCSB) e o Aquário do Pacífico, em Long Beach. O conselho ajudará a identificar projetos que apoiam a missão da fundação e fornecerá orientação para esses projetos.
Desde 2015, a Honda tem vindo a pesquisar os impactos no meio aquático das rápidas alterações climáticas, acidificação dos oceanos e do aumento do nível do mar. A par disto, também se propôs a abordar os impactos humanos nos ambientes marinhos, incluindo a poluição da água e a pesca excessiva.
"Como empresa dedicada à sustentabilidade, estamos orgulhosos de lançar a Honda Marine Science Foundation e focar-nos na consciência ambiental costeira", declarou Steven Center, presidente da Fundação, "a Honda determinou que a fundação fomentará uma colaboração intersectorial significativa para ajudar a restaurar os nossos ecossistemas marinhos."
A primeira iniciativa da fundação é o Projeto para a Restauração da Ostra Nativa do Sul da Califórnia, cuja direção é partilhada com a Escola de Ciência e Gestão Ambiental Bren, da Universidade da Califórnia. Os objetivos do projeto incluem a pesquisa pioneira para educar o público sobre os benefícios da restauração de ostras nativas para a estabilização do litoral.
"Colaborar com a HMSF vai expandir os nossos esforços de pesquisa e ajudará a educar as pessoas sobre o impacto positivo que a restauração de ostra nativa terá na costa sul da Califórnia", afirmou Hunter Lenihan, professor na UCSB e membro do conselho da HMSF.
A HMSF junta-se assim a uma série de iniciativas ambientais da Honda nas quais se inserem o Programa de Liderança Ambiental da Honda, que encoraja os concessionários de automóveis da marca a reduzir de forma significativa o seu consumo de energia e impacto ambiental, e a Honda Smart Home US, que exibe a visão da fabricante de uma vida sem carbono.
Estas iniciativas fazem parte do compromisso da Honda para com o meio ambiente e as futuras gerações, tendo por base o lema "Blue Skies for our Children". A Honda pretende alcançar uma redução de 50% das suas emissões totais de CO2 globalmente até 2050, comparativamente com os níveis do ano 2000. A fabricante automóvel comprometeu-se ainda em eletrificar dois terços de todos os seus veículos até 2030.
Fonte: Honda