Honda e GM desenvolvem primeiro sistema Fuel Cell de produção em massa
A General Motors (GM) e a Honda anunciaram hoje o primeiro empreendimento conjunto na industria automóvel que permitirá a produção em massa de sistemas avançados de células de combustível (FC) de hidrogénio. Estes sistemas serão futuramente utilizados em produtos de ambas as companhias.
A Fuel Cell System Manufacturing (FCSM) irá operar nas instalações da GM situadas no Michigan, onde são atualmente fabricadas outras baterias da General Motors. O investimento total de 85 milhões de dólares será repartido igualmente pelas duas empresas.
O início da produção em massa dos sistemas de FC está previsto para 2020 e é esperada a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho.
Para além do aperfeiçoamento do desempenho dos sistemas, a Honda e a GM estão também a colaborar de forma a reduzir o custo do seu desenvolvimento e fabrico através de economias de escala e abastecimento comum. A colaboração estende-se também a governos e outros acionistas para impulsionar a constituição de infraestruturas de reabastecimento, críticas para a viabilidade a longo prazo do combustível alternativo e aceitação por parte do consumidor.
A parceria entre a GM e a Honda não é nova. Em 1999, as duas empresas colaboraram no fornecimento conjunto de motores, quando a Honda fabricou 50 mil motores V6 para os modelos Saturn da GM e esta forneceu à japonesa motores diesel da GM Isuzu para os seus modelos europeus.
Em 2013, as duas empresas voltaram a juntar-se para o co-desenvolvimento de sistemas de células de combustível de próxima geração e tecnologias de armazenamento de hidrogénio, com o objetivo de encontrar uma solução comercial economicamente mais acessível.
Com mais de 2.220 patentes entre as duas, a Honda e a GM são reconhecidos líderes nas tecnologias de células de combustível. Segundo o Clean Energy Patent
Growth Index, a GM posiciona-se em 1º lugar e a Honda em 3º, no total de patentes que deram entrada de 2002 até 2015.
Depois do seu lançamento no Japão durante a primavera de 2016, a Honda lançou o novo Clarity Fuel Cell na Europa em novembro de 2016, e iniciou as entregas do veículo a hidrogénio aos clientes norte-americanos em dezembro de 2016.
A GM está atualmente a demonstrar as capacidades das células de combustível através de aplicações terrestres, aéreas e marítimas. A empresa já acumulou milhões de milhas percorridos em veículos FC.
Fonte: Honda