Honda regista tecnologia tátil de escurecimento de vidros
A Honda submeteu, em finais de junho deste ano, uma patente que poderá indicar uma nova geração de vidros escurecidos.
Entretanto publicada, a patente revela um sistema de escurecimento automático dos vidros consoante as necessidades dos passageiros.
A tecnologia que permite os vidros alterarem autonomamente o seu grau de opacidade de mais escuro para mais claro e vice-versa consoante a incidência do sol não é novidade, esta tecnologia vem sendo aplicada nas lentes de óculos à décadas, assim como nos vidros das janelas e fachadas de edifícios ou em modelos automóveis topo de gama de luxo.
A novidade está na forma como este processo de escurecimento é iniciado. Segundo a patente, a Honda parece ter inserido uma tecnologia tátil nos vidros, do tipo touch-screen dos smartphones, permitindo ao passageiro controlar o escurecimento com apenas um deslizar do dedo. Aparentemente, para além do escurecimento geral, o utilizador poderá também ajustar a altura da "cortina", escurecendo apenas a área que necessitar.
De acordo com a patente, a tecnologia poderá ser aplicada a qualquer superfície vidrada, substituindo as cortinas dos vidros laterais e traseiro ou mesmo as, por vezes ineficazes, palas solares do pára-brisas.
Aquilo que até à poucas décadas atrás nos parecia ficção científica, coisa de filmes e séries televisivas, é cada vez mais realidade.
Fonte: USTPO