Civic 2017 sedan europeu - toda a informação
A décima geração do Honda Civic sedan é um novo modelo desportivo compacto de quatro portas. Tal como a versão hatchback, o sedan representa um passo significativo em frente no segmento C.
Nas palavras de Mitsuru Kariya, engenheiro-chefe e líder global de projeto, "A criação desta décima geração do Honda Civic representa um dos mais ambiciosos programas de desenvolvimento tecnológico para um único modelo em toda a história da empresa. Para além de termos tido um empenho sem precedentes por parte das equipas de pesquisa e desenvolvimento, o próprio processo teve a participação de diversas equipas de vendas e de fabrico em todo o mundo, da América do Norte e Japão, à Europa, América do Sul e Ásia. Este carro, é o Civic mais desportivo de sempre e vem definir novos padrões na classe de veículos compactos, em termos de performances dinâmicas, eficiência de combustível, espaço, segurança e qualidade interior."
Design
A silhueta atlética cheia de atitude marca o carácter desportivo de forma confiante. Mais largo, mais longo e mais baixo do que qualquer um dos seus antecessores, o novo Civic revela distância reduzida entre a extremidade dianteira e o centro do eixo dianteiro e linhas fortes que servem de referência aos elevados níveis de prestação aerodinâmica do modelo. A face afilada e agressiva, as cavas das rodas pronunciadas e as entradas de ar esculpidas à frente e atrás, deixam antever a vertente desportiva deste novo Civic.
O novo Civic sedan é 46 mm mais largo, 20 mm mais baixo e 74 mm mais comprido do que a geração anterior. Estas dimensões sustentam o design distintivo e estilo desportivo, ao mesmo tempo facilitando a dinâmica gratificante e o aumento do espaço interior.
Dependendo do nível de equipamento, os faróis serão de LED ou de halogéneo. Todos os modelos possuem luzes LED diurnas que contornam os faróis.
As suaves linhas de contorno da frente continuam ao longo dos flancos do carro, com uma linha vincada a ligar os puxadores de ambas as portas antes de culminar nos distintivos farolins em forma de "C" com luzes em LED.
A extremidade da tampa da bagageira é adornada com um discreto spoiler para melhorar a aerodinâmica, e os esculpidos vincos e saídas de ar dos para-choques traseiros completam o visual elegante mas desportivo.
O novo Civic sedan estará disponível em 7 cores: Vermelho Rally (sólida), Cinzento Lunar (metalizada), Cinzento Polished Metal (metalizada), Azul Brilliant Sporty (metalizada), Branco Taffeta (perolizada), Preto Crystal (perolizada) e Preto Midnight Burgundy (perolizada).
Espaço interior
A nova plataforma alongada oferece um espaço interior líder da classe. Os interiores totalmente renovados apresentam uma disposição simples, com tecnologias novas e materiais de elevada qualidade.
A posição de
condução é 35 mm mais baixa do que na geração anterior criando uma sensação de maior
segurança e envolvência para condutor e passageiro. Os pilares A
são 15% mais finos reduzindo a obstrução da visão frontal e proporcionando um ângulo de visão de 84,3º para a frente.
À frente, há agora mais 10 mm de espaço para os ombros e 30 mm entre bancos. Atrás, o espaço para os ombros cresceu 20 mm
e os passageiros traseiros usufruem agora de mais 45 mm de espaço para
as pernas e mais 55 mm de espaço para os joelhos. O conforto dos
ocupantes dos bancos traseiros foi substancialmente melhorado
graças à possibilidade de regulação dos assentos dos bancos e as
entradas e saídas dos passageiros estão agora mais facilitadas.
Com uma posição sentada mais rebaixada, para uma maior sensação de ligação com o carro durante a condução, o novo Civic de 4 portas oferece espaço topo-de-gama para ocupantes e carga.
Em termos de volume, acesso e versatilidade, o espaço na bagageira conta com 519 litros (20,8% mais que no modelo anterior). A divisão/rebatimento a
60:40 dos bancos traseiros, o bordo de carga de baixa altura e a grande
abertura da mala (20,6% maior) combinam-se com o piso plano e facilitam o
processo de carga de objetos pesados e de grandes dimensões.
A consola central apresenta um acabamento em piano-preto, e foi pensado para seguir o tema de "centro de tecnologia".
Na parte superior da consola central fica o ecrã tátil de 7 polegadas com a segunda geração do Honda Connect, incorporando os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, com funções de
info-entretenimento e controle de temperatura, e visualização das imagens da câmara de marcha-atrás nos níveis de equipamento superiores.
A parte inferior da consola central oferece um espaço de
armazenamento de dois níveis, iluminada por LEDs. O superior fornece acesso instantâneo e seguro a
dispositivos, com um "tapete" de carregamento sem fios para smartphones (disponível em alguns níveis de equipamento), e no nível inferior encontra-se uma área de armazenamento mais
discreta e acesso às portas HDMI e USB, bem como à tomada de 12v.
Na frente do condutor, o novo display TFT-LCD de 7" com a Interface Informativa do Condutor (Driver Information Interface - DII) inclui: o tacómetro digital, com medidor de rotações analógico ou digital, dependendo do nível de equipamento, o velocímetro digital, janelas de info-entretenimento (instruções de navegação, SMS e e-mail) áudio, contactos do smartphone, informação da viagem e da manutenção do veículo. Nas categorias Sport, os condutores podem também seguir o funcionamento do turbo.
Equipamento e Segurança
O novo Civic possui agora um ar-condicionado com um potencial de aquecimento global muito menor e, em alguns níveis de equipamento, estão disponíveis 3 modos de aquecimento dos bancos dianteiros e aquecimento dos bancos traseiros.
Oferece ainda o sistema "Brake Hold" quando temporariamente parado, bem como botão "Start Engine", entrada sem
chave e espelho retrovisor com anti-encadeamento.
Dependendo do nível de equipamento, é possível optar por um sistema áudio de 180 watts e 8 colunas ou um de alta potência
de 452 watts e 10 colunas.
O conjunto de sistemas avançados de segurança e assistência à condução,
denominado Honda Sensing, equipa todas as versões do modelo e assegura
que este está entre os mais seguros da sua classe.
Plataforma totalmente nova
A carroçaria tem baixo peso mas é muito rígida e complementa o baixo
centro de gravidade e as suspensões, novas e sofisticadas, contribuem
para uma experiência de condução envolvente e bastante divertida.
O design da nova plataforma, os materiais selecionados, o processo
de engenharia e as novas técnicas de fabrico foram fundamentais para a
criação de uma estrutura mais leve, mas significativamente mais rígida. A
estrutura resultante é 16 kg mais leve do que a da anterior geração do
Civic, mas tem mais 52 por cento de rigidez à torção.
O depósito de combustível do Civic foi relocalizado e o piso é,
agora, mais baixo do que o do modelo cessante. Em combinação com as
revisões no chassis e na suspensão, estas alterações colocam a posição de
condução mais em baixo, com um ponto-de-anca 20 mm mais baixo, dando ao veículo uma sensação mais desportiva.
À frente, a suspensão MacPherson com braços inferiores oferece toda a
rigidez lateral necessária a uma condução linear e baixa rigidez
longitudinal para melhor suavidade.
A direção assistida, herdada do Civic Type R 2016, de cremalheira de pinhão duplo com relação variável foi especificamente ajustada para o modelo de quatro portas para refletir o seu seguro manuseamento. A transferência de vibrações para o volante é minimizada com o aumento do diâmetro da coluna de direção e localizando o leve motor de direção na cremalheira de pinhão duplo, em vez de na posição convencional na coluna de direção.
A direção assistida, herdada do Civic Type R 2016, de cremalheira de pinhão duplo com relação variável foi especificamente ajustada para o modelo de quatro portas para refletir o seu seguro manuseamento. A transferência de vibrações para o volante é minimizada com o aumento do diâmetro da coluna de direção e localizando o leve motor de direção na cremalheira de pinhão duplo, em vez de na posição convencional na coluna de direção.
A suspensão traseira, um novo sistema de braços múltiplos e nova
subestrutura rígida oferecem grande estabilidade, conforto de condução
superior e enorme estabilidade.
À frente e atrás, a utilização de casquilhos elásticos preenchidos por líquido, resultam num isolamento superior dos ruídos da estrada e demais vibrações impostas no chassis durante a condução.
O avançado desenho do pilar A e dos para-choques dianteiros e traseiros minimizam a perturbação da passagem do ar e a grelha dianteira foi moldada para reduzir as perdas de ar do arrefecimento do motor. As coberturas inferiores debaixo do motor e do piso fornecem uma superfície praticamente plana, enquanto painéis laterais localizados à frente de cada cava da roda ajuda a deflectir o fluxo de ar em torno dos pneus. Estas medidas contribuem para a eficiência do fluxo de ar e reduzem o arrasto aerodinâmico em 15%, enquanto o desenho das rodas resulta numa redução de mais 4%.
À frente e atrás, a utilização de casquilhos elásticos preenchidos por líquido, resultam num isolamento superior dos ruídos da estrada e demais vibrações impostas no chassis durante a condução.
O avançado desenho do pilar A e dos para-choques dianteiros e traseiros minimizam a perturbação da passagem do ar e a grelha dianteira foi moldada para reduzir as perdas de ar do arrefecimento do motor. As coberturas inferiores debaixo do motor e do piso fornecem uma superfície praticamente plana, enquanto painéis laterais localizados à frente de cada cava da roda ajuda a deflectir o fluxo de ar em torno dos pneus. Estas medidas contribuem para a eficiência do fluxo de ar e reduzem o arrasto aerodinâmico em 15%, enquanto o desenho das rodas resulta numa redução de mais 4%.
A nova engenharia da plataforma do Civic e o design exterior proporcionam um isolamento sonoro e um refinamento interior líder de classe graças à gestão otimizada do ruído e da vibração.
A minimização do ruído do motor na sua origem resulta de uma variedade de estratégias diferentes. Por
exemplo, as nervuras no bloco de cilindros reduzem a propagação do ruído e
da vibração do cilindro, enquanto o bloco mais rígido também gera menos
ruído e vibração.
Para lidar com os ruídos provenientes do exterior do veículo, os painéis maiores da carroçaria foram modelados e esculpidos de forma a reduzir a amplificação do som, enquanto a
combinação de materiais entre os pilares A e B e o piso reduz a vibração quando o veículo está parado.
O para-brisas
acústico de 4,5 mm usa uma camada externa de vidro de segurança de 2 mm, uma
camada média de poliuretano acrílico (PVB) de 0,7 mm e uma
camada interna de vidro de segurança de 1,8 mm.
As portas do Civic integram selos de camada tripla para reduzir a intrusão do barulho aerodinâmico e outros ruídos exteriores. E para minimizar a intrusão do ruído da estrada, o compartimento do motor e as coberturas do piso do novo Civic contêm materiais de isolamento acústico, assim como as cavas das rodas traseiras.
As portas do Civic integram selos de camada tripla para reduzir a intrusão do barulho aerodinâmico e outros ruídos exteriores. E para minimizar a intrusão do ruído da estrada, o compartimento do motor e as coberturas do piso do novo Civic contêm materiais de isolamento acústico, assim como as cavas das rodas traseiras.
Motor
Este novo Civic vai estrear a mais recente motorização VTEC Turbo a gasolina, inicialmente com a motorização de 1.5 litros, nas opções de transmissão manual de 6 velocidades ou automática CVT.
A motorização diesel 1.6 i-DTEC chegará mais tarde, ainda em 2018, com a
novidade da opcional transmissão automática de 9 velocidades.
Com injeção direta, um turbocompressor mono compacto e de baixa inércia, válvula de descarga eletrónica, i-VTEC e Dual-VTC da Honda, o turbo do Civic foi projetado para desenvolver a potência e o binário de motores de maior capacidade, enquanto fornece um desempenho ambiental compatível com a norma Euro 6b que está entre os líderes da classe.
Em comparação com outros motores turbo de pequena cilindrada no mercado, o turbo do Civic carateriza-se por ser mais compacto e ter uma turbina de menor diâmetro. Um grande intercooler de ar de baixa restrição foi posicionado inferiormente na frente do carro, onde recebe um fluxo de ar desobstruído quando o veículo está em movimento. Para reduzir o peso, o sistema do turbo utiliza rígidos e leves tubos de entrada em compósito de resina para transportar o ar de admissão de e para o intercooler.
Um bloco de cilindros leve em alumínio fundido sob pressão com capas de mancais individuais reforçadas minimiza o peso, enquanto as "camisas" dos cilindros em ferro fundido garantem durabilidade. Cada pino da cambota de aço leve forjado foi micro-polido para reduzir o atrito interno.
A leve cabeça de cilindro DOHC é feita de liga de alumínio fundida à pressão. Com os orifícios de escape moldados diretamente na cabeça do cilindro, é eliminada a necessidade de um tradicional coletor de escape separado. A cabeça do cilindro inclui velas M12 mais pequenas, em oposição às mais comuns M14, para economizar espaço e peso.
A unidade de cames não tem necessidade de manutenção durante todo a vida do motor. Para ajudar a reduzir ainda mais o peso, são utilizadas novas hastes de paredes fina e ocas.
Os pistões são
arrefecidos por jatos de óleo idênticos direcionados para a parte inferior
de cada coroa do pistão, enquanto os anéis ionizados ajudam a
reduzir o atrito para maior eficiência operacional. As bielas de aço leve e de alta resistência são forjadas a quente em uma
peça e depois "separadas por quebra" para criar uma biela mais leve e
mais forte com uma tampa de mancal otimamente ajustada.
O óleo de baixa
viscosidade (0W-20), uma bomba de óleo especial de
dois estágios para alívio de válvulas, selos de óleo de baixa fricção, anel
de pistão de baixo atrito especialmente desenhado, uma corrente de cames de baixa fricção e
uma cambota leve também contribuem para uma excelente eficiência
operacional geral.
A caixa manual de seis velocidades redesenhada foi concebida
especificamente para maximizar a eficácia da entrega de potência às
rodas desta nova motorização a gasolina plenas de caráter desportivo. A
caixa possui cárteres novos e mais resistentes para conseguir lidar com a
maior potência do motor VTEC TURBO.
Segundo a marca, os anéis sincronizadores foram otimizados para oferecer mudanças de
caixa mais suaves e precisas, reduzindo em 40 por cento a força necessária para as engrenar, em comparação com a anterior geração do Civic.
As relações de transmissão são largas e permitem melhor eficiência
ambiental em velocidade de cruzeiro, mas sem comprometer a resposta
da aceleração. De acordo com a Honda, os testes internos demonstraram que
as acelerações dos 0 aos 100 km/h e dos 80 aos 120 km/h são mais rápidas do que as dos atuais modelos concorrentes do Civic com
motorizações da mesma cilindrada.
Resultante de um desenvolvimento de dois anos que incorporou uma série de cenários e situações de condução,
incluindo trânsito urbano congestionado, estradas secundárias sem
tráfego e as autoestradas de alta velocidade na Alemanha, a caixa automática CVT foi redesenhada para se integrar na perfeição no
novo motor VTEC TURBO.
Para se conseguir obter uma condução envolvente, a
característica mais significativa é o conversor de binário de
turbina de duplo amortecimento, uma unidade exclusivamente empregue
nesta nova aplicação do motor VTEC TURBO.
Quando comparada com os sistemas CVT tradicionais, que exibem uma
sensação de "elástico" nas acelerações mais exigentes, esta nova unidade
entrega toda a rotação do motor de forma mais direta, originando respostas mais lineares. As
suas características são semelhantes às das caixas automáticas atuais
com dupla embraiagem.
A caixa CVT oferece características de condução mais naturais e com uma
sensibilidade de “mudanças múltiplas" graças ao software de controlo,
exclusivo para os modelos destinados ao mercado europeu, "simulando" sete velocidades espalhadas por toda a
faixa de rotação do motor.
Preços e Níveis de Equipamento
O Civic sedan será disponibilizado em Portugal a partir dos 28.300€ para o nível de entrada Comfort. Saiba os restantes valores aqui: Honda Civic Sedan desde 28.300 euros em Portugal
Motor
1.5 litros VTEC TURBO
Quatro cilindros, a gasolina
|
||
6MT | CVT | |
Tipo | 4 válvulas por cilindro | |
Cilindrada (cc) | 1.498 | |
Potência | 182 CV (134 kW) às 5.500 rpm | 182 CV (134 kW) às 6.000 rpm |
Binário | 240 Nm entre as 1.900 e as 5.500 rpm | 220 Nm entre as 1.700 e 5.500 rpm |
Transmissão
1.5 litros VTEC (gasolina)
|
|
Manual | 6 velocidades |
CVT | Variável, com 7 "mudanças" simuladas |
Relações de transmissão
1.5 litros VTEC TURBO 6MT | 1.5 litros VTEC TURBO CVT (simuladas) | |
1ª | 3,642 | 0,405-2,645 |
2ª | 2,08 | - |
3ª | 1,362 | - |
4ª | 1,023 | - |
5ª | 0,829 | - |
6ª | 0,686 | - |
Marcha-atrás | 3,673 | 1,264-1,858 |
Final | 4,105 | 4,81 |
Suspensão e amortecimento
Dianteira | Unidades MacPherson |
Traseira | Braços múltiplos |
Direção
Tipo | Assistida de pinhão e cremalheira | |
Voltas de direção (extremo a extremo) | 2,22 | |
Diâmetro de viragem (às rodas) | 10,6 | |
Diâmetro de viragem (ao corpo) | 11,3 |
Travões
Frente | 16” discos ventilados |
Atrás | 15” discos ventilados |
Jantes e Pneus
Jantes | Pneus frontais | Pneus traseiros |
16" | 215/55 R16 | 215/55 R16 |
17" | 215/50 R17 | 215/50 R17 |
Dimensões (mm)
Exterior | |
Comprimento total | 4.648 |
Largura total | 1.799 (espelhos excl.) |
Altura total | 1.416 |
Capacidades (litros)
Bagageira | 519 (com bancos na posição normal |
Tanque de combustível | 46 litros |
Pesos (kg)
Motor |
1.5 litros VTEC TURBO
6MT
|
1.5 litros VTEC TURBO
CVT
|
Peso em ordem de marcha (incluindo depósito cheio a 100%) | 1.279 – 1.321 | 1.307 – 1.348 |
Desempenho e consumos
1.5 litros i-VTEC TURBO 6MT |
1.5 litros i-VTEC TURBO CVT |
|
Velocidade máxima (km/h) | 210 | 200 |
0-100 km/h (segundos) | 8,4 | 8,1 |
Consumo de combustível urbano (l/100 km) |
7,4 | 7,7 |
Consumo de combustível extra urbano (l/100 km) | 4,7 | 5,8 |
Consumo de combustível combinado (l/100 km) | 5,7 | 5,8 |
Emissões CO2 combinado (g/km) | 130 | 131 |
Notas: Toda a informação técnica é preliminar e pode ser alterada, os dados referentes a consumos e emissões estão sujeitas a homologação final.
Fonte: Honda