NSX promete aceleração instantânea
O novo NSX é um poço de tecnologia de ponta que permite ao super-desportivo responder instantaneamente às exigências do condutor. Pelo menos, são estas as alegações da Honda.
E no centro desta eficiência está o orgulho da construtora, um conjunto composto por um sofisticado sistema híbrido, uma tração integral, uma transmissão DCT de 9 velocidades e um chassi ultra-rígido.
"O NSX é a epítome de uma nova experiência desportiva, oferecendo um desempenho líder no segmento com uma aceleração instantânea e uma dinâmica emocionante e inspiradora de confiança.", afirma o engenheiro-chefe e responsável pelo processo de desenvolvimento do novo NSX, Ted Klaus.
Segundo a Honda, o sistema SH-AWD (Sport Hybrid All-Wheel-Drive), com o seu V6 twin-turbo longitudinal de 3.5 litros, 3 motores elétricos e transmissão de dupla embraiagem de 9
velocidades, é pioneiro num super-desportivo e é, também, o responsável pelo desempenho sem virtualmente nenhum atraso na resposta do NSX.
A nova transmissão DCT permite quase instantaneamente mudar de velocidade, enquanto o conjunto de motores elétricos (TMU) gere a potência transmitida ao eixo frontal de forma a criar uma troca direta sem perdas. Por sua vez, a gestão da aceleração efetuada pela TMU em conjunto com os travões permite ao NSX um comportamento em curva mais eficaz.
Já o terceiro motor elétrico montado junto ao motor de combustão atua diretamente na cambota contribuindo para uma aceleração instantânea e linear, produzindo um desempenho sem igual na sua classe.
Com o Sistema Dinâmico Integrado (IDS), o condutor pode escolher entre 4 modos de condução (Quiet,
Sport, Sport+ and Track), adaptando o comportamento do carro consoante a sua vontade.
O funcionamento simbiótico de todos estes sistemas integrantes do SH-AWD
fazem crer que o carro antecipa as vontades do condutor, transmitindo
assim uma maior sensação de confiança no controlo do veículo.
Mas sem uma plataforma suficientemente rígida capaz de aguentar todas as pressões a que um veículo destes está sujeito, e ao mesmo tempo garantir um excelente desempenho de segurança, durabilidade e fiabilidade, a performance do novo NSX não era possível.
Para produzir valores nunca antes vistos num super-desportivo, foi necessário aos engenheiros da Honda criarem, através de técnicas inovadoras, uma moldura espacial multi-material em alumínio. Segundo a construtora, a carroçaria multi-material do novo NSX é a mais rígida no seu competitivo segmento.
O resultado é uma carroçaria com o dobro da rigidez em torção dinâmica e estática do que a do seu concorrente mais próximo.
A entrega dos primeiros NSX aos clientes europeus decorrerá a partir do próximo Outono.
Para saber mais sobre o novo NSX: Honda revela mais detalhes técnicos sobre o novo NSX e NSX 2016 - dados técnicos oficiais revelados