2.10.20

Honda retira-se da Fórmula 1 em 2021


Atualmente na sua 6ª temporada de F1, a Honda Motor Co., Ltd anunciou hoje a decisão de terminar a sua participação no Campeonato Mundial como fornecedor de unidades de potência no fim da época de 2021.

Em 2015, a Honda retomou a participação na F1 com o objetivo de ganhar com as suas próprias tecnologias de gestão de energia. Após um período inicial com várias dificuldades, a Honda conseguiu atingir um elevado nível de competitividade através da força coletiva de vários dos seus departamentos, incluindo do da aeronáutica mediante tecnologias utilizadas nos motores do HondaJet.

Com as parcerias celebradas com a Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri (anterior Toro Rosso), a construtora japonesa conseguiu atingir o seu objetivo, com três vitórias na última temporada e, até à data, duas em 2020.

Entretanto, devido à transformação que a indústria automóvel está atualmente a ser alvo, a Honda decidiu procurar a "realização da neutralidade carbónica" num prazo de 30 anos. Esta meta será perseguida pela construtora como parte das suas iniciativas ambientais, uma das principais prioridades da Honda como fabricante de meios de mobilidade.

"Hoje, a Honda tomou a decisão de acelerar estas iniciativas e procurar 'a realização da neutralidade carbónica até 2050' de forma a conseguir uma sociedade sustentável. Para este fim, o nosso atual objetivo de 'eletrificar dois terços das nossas vendas automóveis globais em 2030', tornar-se-á um ponto de controlo que teremos de passar antes de prosseguirmos para a meta de 2050 e, por isso, teremos de acelerar a introdução das nossas tecnologias livres de carbono", explicou Takahiro Hachigo, presidente, diretor e CEO da Honda Motor Co., Ltd.

Para este propósito, a Honda canalizará os seus recursos corporativos para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de energia e futuras unidades de potência, incluindo tecnologias para veículos a células de combustível (FCV) e 100% elétricos (BEV) que serão o núcleo das tecnologias livres de carbono. Como parte desta trajetória e com o conhecimento adquirido na F1, no desenvolvimento de unidades de potência de FCVs, BEVs e motores de aeronaves, no passado mês de abril, a Honda criou o Innovative Research Excellence, Power Unit & Energy, um novo centro de pesquisa de tecnologias de gestão de energia e combustível.

"... este centro já iniciou a pesquisa e desenvolvimento de novos motores que irão suportar a futura sociedade livre de carbono. Além disso, para conseguirmos a neutralidade carbónica, teremos não só de ter unidades de potência livres de carbono como energia livre de carbono. A Honda já tem vindo a pesquisar várias tecnologias energéticas, mas iremos fazer maiores avanços nesta área também. (...) Como parte desta mudança, decidimos alocar as nossas tecnologias de gestão de energia e combustível, bem como os nossos recursos humanos acumulados nas atividades relacionadas com a F1 na pesquisa e desenvolvimento de avançados motores e tecnologias de energia", adiantou o presidente da Honda.

Na F1, de forma a preencher as expectativas dos seus fãs, a Honda continuará a trabalhar com a Red Bull Racing e a Scuderia AlphaTauri com o máximo esforço e compromisso de forma a conseguir mais vitórias até ao fim da época de 2021.

"Desde a nossa fundação, a Honda tem vindo a inovar as suas tecnologias, a desenvolver os seus engenheiros e a alimentar a sua forte paixão pela vitória através dos desafios que temos assumido no desporto motorizado. A competição está no DNA da Honda e, por isso, irá continuar entusiasmada em assumir desafios e procurar ser a N.º 1 em todas as categorias em que participe.
Ainda temos mais 7 corridas esta temporada e, na próxima época, iremos introduzir uma nova unidade de potência com melhoramentos ao nível da performance", concluiu Takahiro Hachigo.


Fonte: Honda

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