Honda mantém-se na INDYCAR em era híbrida
A INDYCAR anunciou a extensão do contrato de fornecimento de motores com os atuais dois parceiros, Honda e Chevrolet. Com este novo contrato plurianual, a parceria será assim prolongada até ao final da década dando estabilidade à competição norte-americana no período híbrido.
O novo motor de tecnologia híbrida produzirá mais 100 cv do que o atual, elevando a potência total para mais de 900 cv, e também permitirá que os pilotos o consigam reiniciar rapidamente em caso de paragens em pista, reduzindo o número de bandeiras de aviso e melhorando o fluxo e tempos de corrida.
"São tempos excitantes na INDYCAR com as inovações nos carros, o novo motor de 2.4 litros e a tecnologia híbrida" declarou um entusiasmado Jay Frye, presidente da INDYCAR, "rápido, sonoro e autêntico, com uma história de inovação - são essas as nossas raízes de competição e continuará a ser o legado deste desporto."
Apesar do entusiasmo da organização e construtoras, a introdução deste novo motor foi adiada devido à pandemia. O novo motor 2.4 V6 twin-turbo híbrido só deverá entrar em ação em 2023.
Do lado da Honda, o motor está a ser desenvolvido pelo departamento de performance americano, o Honda Performance Development (HPD).
"A Honda dá as boas vindas a este futuro da INDYCAR, uma ação que espelha os esforços da Honda no desenvolvimento e construção de produtos eletrificados de alto desempenho que respondem aos desafios da indústria e satisfazem os nossos consumidores," afirmou Ted Klaus, presidente da HPD, "nós competimos para desenvolver o nosso pessoal, inovar as tecnologias e nos conectarmos com os fãs. Estamos orgulhosos da nossa liderança ininterrupta de 27 anos na INDYCAR e estamos ansiosos por entregar a nova geração do motor Honda."
Embora totalmente independentes da Fórmula 1, não deixa de ser curioso este acordo de extensão e permanência da fabricante japonesa na INDYCAR agora que esta irá entrar numa era eletrificada. Uma decisão que contrasta com a sua saída da F1 para redirecionar recursos humanos para o desenvolvimento de tecnologias híbridas e totalmente eletrificadas destinadas às suas gamas comerciais.
Apesar da INDYCAR Series contar apenas com a Honda e a Chevrolet, esta nova extensão do contrato e o compromisso estabelecido abrem portas para que outros fornecedores se juntem à competição. Esta posição é fortemente apoiada pela construtora japonesa que vê no aumento da concorrência uma forma de melhorar o desporto.
A Honda norte-americana e a HPD são lideres na competição Indy desde 1993, altura da formação da HPD. Sem concorrência ao longo deste anos, a empresa japonesa acumulou 252 vitórias em 457 corridas, 16 títulos de pilotos, 8 campeonatos de construtoras e 13 vitórias na Indianapolis 500.