30.9.20

Patentes revelam próximos Honda Civic sedan e hatchback


Dois pedidos de patente de design, requeridos a 19 de maio e registados a 21 de agosto deste ano, mostram a próxima geração do Honda Civic para os dois segmentos que por cá se comercializam e trará boas notícias para quem acha o atual visual demasiado exagerado.

As patentes registadas no gabinete australiano revelam um design claramente menos agressivo e desportivo, de linhas menos vincadas e sem as atuais "entradas e saídas de ar" falsas nos pára-choques, assim como uma grelha central superior bem mais reduzida em contraposto com a inferior que aumentou de tamanho. As imagens mostram ainda um Civic com um capô mais longo, com um "nariz" mais pronunciado e uma traseira mais simplificada.

Enquanto na frente as duas versões não diferem uma da outra, o mesmo não acontece na traseira. O sedan passa agora a ter uma tampa da bagageira mais assumida perdendo a simulada traseira fastback da atual geração, enquanto no hatchback a linha do tejadilho alonga-se mais para a traseira criando o efeito perdido da versão 4 portas e dando-lhe uma aparência mais coupé. Esta opção permitiu a criação de um vidro entre a porta traseira e o pilar "C", algo mais característico em segmentos superiores, como acontece nas berlinas. Outra alteração à traseira do hatchback é a eliminação do duplo spoiler que atualmente divide o vidro traseiro.


Honda Civic sedan


Existem também alterações ao nível dos elementos de iluminação, com os faróis a aumentarem de tamanho e a adotarem um desenho mais aproximado ao do Accord e do City (modelo comercializado em mercados asiáticos) e com a "luz diurna" a posicionar-se agora no lado superior da ótica. O mesmo se passa com os farolins que rompem completamente com as linhas dos da atual geração, adotando quer no sedan quer no hatchback um desenho influenciado pelo Accord e Insight, embora o do hatch mantenha a tradicional ligação entre os dois farolins. Em ambas as versões, os refletores nos pára-choques posicionam-se horizontalmente e num nível mais elevado.

Depois dos avistamentos realizados de unidades de testes em estradas asiáticas e europeias, e das fotos espias da versão Type R em testes, estas imagens vêm dar mais uma luz sobre o futuro de um dos, se não do modelo mais importante da marca japonesa. A inexistência, até agora, de um pedido de patente para a versão coupé pode ser a confirmação final de que a Honda irá continuar com a decisão da retirada de produção deste formato.

Quanto a motorizações, a esta altura, só podemos especular, mas é muito provável que a 11ª geração do Honda Civic venha equipada com a mesma tecnologia do atualizado sistema híbrido e:HEV presente no novo Jazz.

Com o encerramento da fábrica inglesa, a produção do novo Honda Civic, cuja revelação está prevista para 2021, será transferida para o Japão e EUA.


Honda Civic hatchback



Fonte: IPAustralia

Back To Top