22.5.20

Honda Civic Type R 2022 apanhado em testes


Aquela que parece ser a próxima geração do Honda Civic foi vista nas estradas alemãs após uma sessão de testes em Nürburgring.

A unidade de ensaios que representará a 11ª geração do Civic foi vista na sua variante Type R e altamente camuflada, facto que dificulta a perceção da existência e localização das entradas e saídas de ar e dos vincos, gerando a dúvida se a agressividade do design radical que carateriza a atual geração se irá manter.


Pelas fotos salta à vista linhas novas da carroçaria, com um visual mais coupé, terminando numa traseira do quase fastback, fazendo lembrar a do atual sedan. Apesar disto, a face traseira semelhante à do hatchback da atual geração parece ter sido "colada" à nova carroçaria, o que leva a crer que o modelo estará ainda numa fase inicial de desenvolvimento da nova carroçaria.

Uma coisa é certa, o carro parece estar mais comprido, baixo e largo. Os pneus parecem ser de maior largura e os faróis frontais e traseiros foram redesenhados. A manter-se estas linhas, o novo Civic e consequentemente, o Civic Type R deixaram de ter o vidro traseiro repartido, dando que o pequeno spoiler criado pela tampa da mala posiciona-se agora mais baixo e junto à tampa eliminando a divisão do vidro.


Apesar do espaço para o escape central no pára-choques se manter, o escape rudimentar posicionado lateralmente leva a pôr a hipótese de uma alteração a este nível, pelo menos em alguma das variantes do modelo. As grelhas frontais surgem com a configuração "favo de mel" largo e nota-se a entrada de ar no capô. As jantes têm um desenho semelhante às do atual Type R, as pinças Brembo mantêm-se mas, pelas fotos, nesta unidade de testes os discos não parecem ser ventilados.

A peça caraterizadora do Civic Type R, a asa traseira, mantêm-se proeminente mas adotando um novo posicionamento e um desenho mais fluído. Ainda no campo da aerodinâmica, os elementos vortex que atualmente se posicionam no fim do tejadilho parecem ter sido eliminados, pelo menos por agora.


No interior é possível ver que o tablier foi redesenhado. E a manter-se o que se pode ver, o ecrã central aparece destacado do tablier, o volante irá crescido em diâmetro (a não ser que este seja apenas o que se destinará à versão normal do modelo). Nesta unidade as backets vermelhas foram mantidas, assim como os lugares traseiros, o que indica que a habitabilidade atual se irá manter.

É expectável que o protótipo da nova geração do Honda Civic seja apresentado no próximo ano. Caso isto se confirme, podemos contar com o lançamento da versão de produção em 2022.
A motorização do Type R deverá contar com a adoção de um sistema híbrido baseado no do NSX, de forma a manter o desempenho e eficiência que caracteriza o hot hatch e de cumprir a promessa da eletrificação de todos os modelos feita pela marca.



Fotos: KGP via CivicX
Back To Top